Redação Afya - dez 17, 2020

Vestibular on-line: saiba como se preparar

Com a pandemia do novo coronavírus, as medidas de isolamento social tornaram-se uma forma de proteção necessária. Somando esse fator às evoluções tecnológicas e digitais, muitas faculdades encontraram no vestibular on-line uma solução prática e inovadora para aplicar essa tão esperada prova aos estudantes.

Se engana quem pensa que esse tipo de vestibular é menos seguro ou confiável. Sua execução vem acompanhada de inúmeras regras para garantir que tudo ocorra como planejado pela instituição. Logo, se você é estudante e pretende realizar esse tipo de processo, é fundamental, desde já, estudar essas normas e começar a se preparar. Dessa forma, ampliará as chances de que, no dia decisivo, tudo ocorra certo.

Que tal se adiantar e solucionar algumas dúvidas que podem surgir durante o processo de preparação para o vestibular remoto? Vamos lá!


Tenho que executar testes?

Sim! Para que tudo aconteça corretamente na realização da prova, ela deve ser precedida de passo a passo para preparação. Entre eles está a realização de testes.

Antes da avaliação, você receberá por e-mail um endereço eletrônico para fazer o download e a instalação do software. Tendo acesso a esse link, é essencial que você faça testes de compatibilidade do programa com o seu computador ou notebook.

Também é necessário realizar uma simulação da prova. Esse treino será fundamental para o seu processo de adaptação ao formato do teste, bem como para a certificação de que está tudo funcionando adequadamente.

Além disso, é importante lembrar que todas as ferramentas que você utilizar durante a execução da prova são de única e exclusiva responsabilidade sua, logo, é imprescindível testá-las horas antes de começar a avaliação. Garanta que todos os equipamentos (como mouse, teclado, câmera e microfone) estejam funcionando corretamente. Aproveite também para checar a qualidade da sua conexão com a internet. A estabilidade da energia elétrica também deve ser conferida, ok?

Por que preciso checar meu e-mail?

É por meio dessa ferramenta, cadastrada durante o ato da inscrição, que você receberá dados como URL do site, login e senha. Essas informações permitirão o acesso ao portal no qual a prova será realizada. Para o seu correio eletrônico, também serão enviadas instruções importantes, como informações sobre os softwares obrigatórios. Por isso, não deixe de checar os seus e-mails com frequência.


O que preciso para realizar prova?

O vestibular on-line também requer cuidados do aluno com a preparação dos materiais. Se você irá realizar essa prova, é essencial se programar com antecedência para configurar o seu equipamento e deixá-lo completamente preparado para a execução da prova. Para isso, aqui vai uma lista com alguns itens necessários e especificações importantes. Pronto(a) para o check-list?

  • Equipamento
    Para realizar a prova, a primeira coisa que precisa ter em mãos é um computador desktop ou notebook. Eles devem operar com sistema operacional Windows 7 ou superior (o sistema da prova não funciona em ambiente MAC). É necessário também que o aparelho tenha um espaço mínimo de 500mb de armazenamento para que o programa possa ser executado com segurança.

  • Conexão
    Para a realização da avaliação, o seu dispositivo também precisa estar conectado à internet, de preferência via cabo, garantindo maior estabilidade na conexão.

  • Aparatos
    A presença de câmera e microfone de boa qualidade também são indispensáveis. Lembrando que esses dois itens devem estar descobertos, de forma que seja possível captar com clareza a sua imagem e o som ambiente durante a realização da prova.
  • Configurações
    O seu teclado precisa estar configurado como Português (ABNT ou ABNT 2). Além disso, o sistema da avaliação aceita o uso de navegador FIREFOX versão 52 ou posterior, bem como CHROME versão 63 ou superior. Antes de realizar a prova, lembre-se também de desativar antivírus e ou firewalls que possam impedir o acesso do navegador ao seu computador.

  • Ambiente
    Para realizar a avaliação da melhor forma possível, é fundamental selecionar um ambiente tranquilo, bem iluminado, arejado e confortável. Além disso, momentos antes da prova, não se esqueça de comunicar aos seus familiares, ou quem estiver no local em que o teste será realizado, que você estará indisponível durante a execução da avaliação. Essa medida de precaução pode evitar interrupções capazes de tirar a sua atenção ou até mesmo de te desclassificar.

  • Serei monitorado(a)?
    Além de preparar a estrutura para a realização da prova, vale mencionar a importância de manter a postura e a atenção durante a execução do exame, afinal, você será monitorado(a) durante todo o tempo. Esse acompanhamento será feito por um fiscal e por um software de inteligência artificial de monitoramento (proctoring) de vídeo e áudio. Essa última ferramenta contém, inclusive, sistema de reconhecimento facial.

Sobre os estudos: como posso me preparar?
Agora que você já está dominando as exigências técnicas necessárias para realizar a prova, é hora de refletir sobre os seus hábitos de estudo. Se ainda acredita que precisa aprimorá-los, confira algumas dicas que podem te ajudar a alcançar um bom desempenho:

Mantenha hábitos saudáveis: isso inclui sono, alimentação, cuidados com a saúde mental e a prática de exercícios físicos;
Cronometre o seu tempo ao fazer provas: esse hábito te ajudará a ter maior controle sobre o tempo que você gasta para realizar as questões. Assim fica mais fácil administrar o prazo para a realização da prova quando ela for para valer;

Tenha hábito de leitura: além de ampliar o seu conhecimento sobre os mais diversos assuntos, esse costume ajuda a desenvolver sua habilidade de escrita, aumentando as suas chances de alcançar uma nota satisfatória na redação;

Faça exercícios sobre os conteúdos: essa é uma excelente forma de colocar os seus conhecimentos em prática e detectar em quais matérias você possui dúvidas. Entendendo suas dificuldades, fica mais fácil procurar ajuda para solucioná-las;

Estude por meio de provas antigas: faça isso selecionando provas e atividades antigas dos vestibulares que você almeja. Essa é uma forma de se habituar com a cobrança e com o estilo de questões da instituição.

Confira também o tutorial completo. Acesse: www.facamedicina.afya.com.br/vestibular_online

Escrito por Redação Afya

    Banner_InfoEnem

    Categorias

    Veja todos