Pedro Ramos - ago 9, 2019

Dúvidas sobre como escolher a profissão?

Chegada a época de concluir os estudos no Ensino Médio, a pergunta “sobre o que você quer estudar?”  tem mais importância e aí começam as dúvidas. Qual é a profissão ideal?

A resposta não é simples, e muitas vezes um simples teste vocacional não vai lhe ajudar a achar a sua resposta, por isso é importante pensar com calma, considerar todas as opções possíveis e pesquisar muito.

Neste artigo queremos dar uma ajuda para aquelas pessoas que têm dúvidas sobre como escolher a profissão, começando pelas grandes áreas de atuação. Conheça mais!

como-escolher-a-profissão-afya

Consulte com seus pais, familiares e amigos

Seus pais, responsáveis e familiares próximos com certeza são as pessoas que mais conhecem você e é com eles que  deve dialogar para tentar chegar a algum consenso sobre o seu futuro. 

Eles provavelmente serão o apoio financeiro para custear seus gastos com faculdade. Logo, se este for o seu caso, é com eles que você tem que conversar sobre como vai ser o financiamento do curso, se vai precisar de uma bolsa, solicitar ao banco ou procurar um emprego.

Pesquise sobre as principais áreas de atuação

Para começar a pesquisar é importante tentar encontrar, primeiro, uma área de atuação em que suas aptidões pessoais pareçam se encaixar melhor. 

Se você gosta de ajudar as pessoas, atuar como professor pode ser uma boa alternativa. Mas, talvez a Medicina também seja uma opção. Isto é, a depender do seu perfil, você poderá ter diversas opções. Entenda mais sobre cada área de atuação:

Ciências Humanas

As ciências humanas focam no estudo do ser humano desde o aspecto social, por isso, cursos ou disciplinas como Pedagogia, Arquitetura, Design de Interiores e qualquer outros que precisem de entendimento  com relação às pessoas se encontram nesta categoria.

Os profissionais das ciências humanas normalmente trabalham em pesquisas ou em escolas ou universidades, dando aulas, mas há também possibilidade de se inserir em indústrias e empresas. 

Ciências Exatas

Quando falamos de Exatas, referimos-nos àquelas ciências que têm um forte conhecimento técnico, para as quais é necessário estudo mais detalhado e profundo em Engenharia.

Destacam-se comumente os profissionais que trabalham nas Engenharias, Arquitetura ou com números e cálculos.

VEJA TAMBÉM

Por que cursar o ensino superior?

Bacharelado ou Licenciatura: o que escolher?

Qual o perfil de cada uma das áreas: Humanas, Exatas ou Biológicas

Ciências Biológicas

Nas Ciências Biológicas, as profissões que mais se destacam são Medicina e Enfermagem, que  focam no estudo do ser humano, em seu aspecto biológico. É preciso, claro, ter aptidão quanto ao tratamento pessoal, já que o profissional lidará com pessoas, como pacientes e colaboradores. Outras profissões que se inserem  nesta ciência e têm destaque são Biologia, Fisioterapia, além daquelas que têm por escopo melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Visite as faculdades e institutos dos cursos de interesse

Antes de pensar em como vai ser seu trabalho, você deverá passar vários anos dentro da faculdade. Assim, você pode aproveitar quando instituições de ensino organizam as chamados “Portas Abertas”, oportunidade em que  poderá conhecer professores e alunos, saber como funcionam os cursos, as áreas de atuação, mercado de trabalho e muito mais. 

Conclusão

A escolha da profissão é uma decisão que não precisa  ser rápida. É preciso que você reflita, dialogue com as pessoas importantes para você e realmente pesquise a fundo a respeito da sua área de interesse. Para que você obtenha mais ferramentas para fazer a escolha certa, criamos um ebook para você saber qual é sua profissão ideal. Baixe agora!

Nova call to action

Escrito por Pedro Ramos