Redação Afya - fev 9, 2022

Mandou mal no Sisu? Saiba quais são as suas opções

Você já deve saber que muitas vagas nas faculdades – públicas e privadas - estão reservadas para os aprovados no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Mas, não conseguir a pontuação adequada para ingressar no curso dos seus sonhos por meio dessa seleção não significa que você mandou bem ou mal na prova. Muitos candidatos não conseguem aprovação por pouquíssimos pontos ou até mesmo décimos.

Outros, porém, acertam menos questões do que o esperado e há diversas razões para isso, como algum mal-estar físico ou mesmo nervosismo. Portanto, o mais importante nesse momento é lembrar-se de que uma prova não define o quão inteligente você é, mas apenas a sua colocação final no SISU - Sistema de Seleção Unificada. Vale que ressaltar que este é o sistema informatizado do MEC - Ministério da Educação, onde ficam disponíveis as vagas das instituições de ensino superior para os candidatos do Enem.

Quando esta visão estiver clara em sua mente, ficará mais fácil abraçar o sentimento de decepção momentâneo e, depois, deixá-lo ir para seguir em frente de cabeça erguida. E foi para guiá-lo nesta direção que nós escrevemos o artigo de hoje, elencando algumas opções caso você esteja determinado a iniciar seus estudos ainda em 2022.

Se você nunca imaginou que estudar em uma faculdade particular poderia um dia fazer parte da sua realidade, nas próximas linhas você descobrirá que isso é sim possível. Então, pegue logo uma caneta e comece a anotar!

FIES

Por meio de parcerias entre o governo federal e instituições financeiras, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) concede linhas de crédito exclusivas para que o estudante comece a pagar pelos seus estudos somente depois da formatura.

Ponto negativo: Há um custo de manutenção a ser pago durante o curso no valor de 150 reais a cada trimestre.

Ponto positivo: As parcelas a serem pagas após a conclusão do curso não podem exceder 10% da renda do ex-aluno.

Caso tenha interesse por este programa, é preciso avaliar em qual categoria do FIES você se encaixa. Isso porque a incidência de juros varia de acordo com a renda familiar presente do estudante. Veja os detalhes abaixo:

  • FIES 1: taxa zero de juros, destinado a estudantes de todo o país com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.
  • FIES 2: taxa de juros de 3% ao ano, destinado a estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país com renda familiar de 3 a 5 salários mínimos por pessoa.
  • P-FIES: taxa de juros de 6,5% ao ano, destinado a estudantes de todo o país com renda familiar de 3 a 5 salários mínimos por pessoa.

Além das exigências financeiras listadas acima, que incluem a necessidade de um fiador, o candidato só pode se inscrever caso tenha realizado alguma edição do Enem a partir de 2010; tenha feito mais de 450 pontos nas provas; e não tenha zerado a redação.

Passo a passo

1º Entre no site fiesselecaoaluno.mec.gov.br. Crie uma conta, clicando em “Primeiro Acesso”. Ou, se já for cadastrado, faça login.

2º Preencha os dados solicitados, incluindo o questionário socioeconômico e de perfil familiar. Escolha também a cidade, o estado, o curso, a instituição e o turno em que você deseja estudar.

3º Envie a sua inscrição e aguarde para ver se foi pré-selecionado.

4º Vá à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua faculdade para validar as informações em até 5 dias úteis.

5º Procure o banco responsável pela linha de crédito para levar toda a documentação exigida: identificação do candidato e do fiador; comprovante de residência e comprovantes de renda.

Fique atento ao calendário!

Inscrição: de 8 a 11 de março.

Resultado: 15 de março.

Complementação de informações para pré-selecionados: de 16 a 18 de março

Lista de espera: de 16 de março até 28 de abril.

A complementação dos dados deve ser concluída no prazo de três dias úteis, a partir do dia da divulgação de sua pré-seleção no site.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um política do Ministério da Educação, por meio do qual o Estado oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

  • Parciais (50%): para estudantes com a renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
  • Integrais (100%): para estudantes com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Outras exigências são: não possuir diploma de curso superior; ter feito mais do que 450 pontos no Enem mais recente; e não ter zerado a redação da prova. A inscrição acontece em etapa única, de forma totalmente online e gratuita. Saiba como participar abaixo.

Passo a passo

1º Crie uma conta no site www.gov.br/pt-br, clicando em "Login Único".

2º Preencha seus dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar.

3º Selecione, em ordem de preferência, até 2 (duas) opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis.

Nenhum estudante interessado no programa ficará de fora da seleção por falta de internet. Para tanto, todas as instituições participantes são obrigadas a oferecer acesso gratuito durante o período de inscrição.

Fique atento ao calendário!

Inscrição: de 22 a 25 de fevereiro de 2022.

Resultado da 1° chamada: 2 de março de 2022.

Comprovação das informações: de 3 a 14 de março de 2022.

Resultado da 2° chamada: 21 de março de 2022.

Comprovação das informações da 2° chamada: de 21 a 29 de março de 2022.

Inscrição na lista de espera: de 4 a 5 de abril de 2022.

Divulgação da lista de espera às instituições de ensino: 7 de abril de 2022.

Comprovação das informações: de 8 a 13 de abril de 2022.

Faça AFYA com descontos

Diversas unidades da Afya, de Norte a Sul do país, oferecem condições especiais para que você obtenha descontos em suas mensalidades. Ao contrário das bolsas de estudo, estes descontos variam de semestre a semestre, podendo ou não cobrir o curso inteiro. Na prática, o melhor é acessar o edital da faculdade ou do centro universitário onde você deseja estudar e escolher a opção que se encaixa melhor no seu momento de vida atual.

Então, faça de 2022 o primeiro ano da sua graduação. Inscrições abertas até março nas instituições abaixo:

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05