Redação Afya - dez 11, 2020

Simulados: como ajudam a passar nos vestibulares e no Enem?

São vários os passos necessários no caminho da preparação para os vestibulares e o ENEM. Realizar simulados é um deles. Seja presencial ou virtualmente, a sua execução é acompanhada de inúmeros benefícios para o estudante. Continue a leitura e conheça alguns deles, bem como dicas para executar essas provas da melhor forma possível.


Quais os benefícios dos simulados?
Por ser um compilado de atividades que simulam uma prova oficial, os simulados são importantes formas de treinamento para os vestibulares e para o ENEM. Isso acontece por diferentes motivos. Alguns deles são:

  • É um aliado na fixação de conteúdos
    Ao realizar os exercícios dos simulados, você estará praticando e, consequentemente, fixando em sua mente os conteúdos e ideias que estudou previamente nas aulas, bem como em livros e materiais didáticos.
  • É uma forma de aplicar todas as áreas do conhecimento
    Diferentemente das avaliações normais (que costumam ser separadas por matéria), os simulados fazem com que você tenha contato com diferentes conteúdos em um mesmo momento, assim como acontece nos vestibulares e no ENEM. Dessa forma, contribuem para a sua adaptação ao modelo dessas provas importantes.

  • Favorece o controle sobre o tempo e elaboração de estratégias
    Durante a realização dos simulados, você poderá ter noção de quanto tempo precisa para fazer cada tipo de atividade. Dessa forma, quando a prova for para valer, terá maior controle sobre esse aspecto e poderá se programar para executar cada questão com calma e concentração.

    Os simulados também permitem que você observe em quais áreas ou tipos de questões possui facilidade. Assim, é possível traçar estratégias que facilitem a otimização do seu tempo de prova. Exemplo: optar por começar o teste pelas áreas que possui maior facilidade.

  • Auxilia na identificação de conteúdos que você domina
    Realizando as atividades, você será capaz de perceber sobre quais conteúdos possui maior domínio e quais ainda precisam do seu aprofundamento. Dessa forma, poderá organizar melhor o seu tempo para se dedicar ao estudo das disciplinas que forem necessárias.

  • Ajuda a se familiarizar com os tipos de questões
    Realizando as questões de determinada banca, você poderá entender na prática qual o estilo das atividades, bem como o nível de dificuldade delas. Assim fica mais fácil direcionar seus estudos para exercícios da mesma natureza.

    Da mesma forma funciona com as questões do ENEM: realizando simulados que as contém, você entenderá melhor quais aspectos abordam e como fazem isso. Dessa maneira, poderá estudá-las e se familiarizar melhor com essas atividades.

  • Contribui para a adaptação à pressão
    Realizando os simulados, você poderá se acostumar mais facilmente com a pressão envolvida nos vestibulares e no ENEM. Dessa forma, quando for realizá-los, já estará mais habituado(a) às características da prova e, provavelmente, mais preparado(a) para lidar com os sentimentos e sensações despertados pelo contexto, como o nervosismo.

Como posso estudar por meio de simulados?

Algumas dicas podem te ajudar a aproveitar ao máximo o momento de estudo por meio dos simulados. São elas:

  • Se alimente bem
    Manter uma alimentação balanceada é fundamental para uma rotina de estudos. A ingestão de alimentos saudáveis fornecerá a energia que você precisa para conseguir se concentrar na absorção dos conteúdos. Essa dica vale principalmente para o dia da prova e os anteriores a ele.

  • Cronometre o seu tempo
    Se estiver realizando o simulado em casa, procure cronometrar o seu tempo de resolução das questões. Dessa forma, você terá maior noção sobre quantos minutos/horas tem usado para cada área ou atividade. Caso esteja executando a prova na sua escola ou cursinho, ajuda tomar nota do tempo total de prova gasto.

  • Selecione um ambiente apropriado
    Para que a sua concentração seja favorecida, opte por um ambiente silencioso, arejado e confortável. Isso vale para os simulados que forem realizados de forma independente, em casa. Lembre-se: quanto menos distrações houverem ao seu redor, mais chances você terá de conseguir focar na experiência de aprendizagem;

  • Anote suas dúvidas
    Após a resolução da sua avaliação, anote as suas dúvidas e em quais pontos você teve dificuldade. Assim, você poderá sanar os seus questionamentos posteriormente com educadores capacitados para respondê-los.

  • Se atente às resoluções comentadas
    Algumas vezes, após os simulados, os professores fazem, em sala de aula, uma correção comentada das questões. Se assim acontecer na sua escola ou cursinho, fique atento(a). Além de ajudar na reabsorção de conteúdos, esse momento te auxiliará a sanar dúvidas, já que muitas vezes contém detalhes sobre as atividades. Também permitirá que você visualize formas mais rápidas e práticas de realizar as questões.

    Se isso não acontece na sua instituição de ensino, vale à pena procurar pelas correções comentadas na internet ou em plataformas de vídeo, como o YouTube.

  • Refaça as questões
    Depois de finalizar a avaliação, procure refazer as questões que você errou e até mesmo as que acertou. Isso te ajudará a dominar atividades com as quais normalmente teria dificuldade. Te auxiliará também a saber se as suas respostas foram desenvolvidas da melhor forma possível.

  • Tenha os materiais permitidos em mãos
    No caso dos simulados que não forem virtuais, lembre-se sempre de separar para uso apenas os materiais que são comumente autorizados em provas oficiais. Essa prática te ajudará a se habituar melhor com as regras de equipamentos permitidos nos vestibulares e no ENEM.

Entendeu os motivos pelos quais os simulados são tão importantes para passar no vestibular e no ENEM?  Então não pare por aí: conheça sites para estudar para o vestibular e intensifique também os seus estudos autônomos!

Escrito por Redação Afya

    Banner_InfoEnem

    Categorias

    Veja todos