Redação Afya - mai 10, 2022

Resolução de exercícios: saiba como inserir na rotina e conheça os benefícios da prática

Desde que iniciamos a vida escolar somos estimulados a aprender por meio da resolução de exercícios. Isso ocorre porque, segundo especialistas, a capacidade de enfrentar desafios com confiança é fundamental para o desenvolvimento humano desde a infância. Sendo assim, abordaremos, neste artigo, de que modo isso pode ser feito e quais os benefícios da prática.

Organizando os estudos e inserindo a resolução de exercícios na rotina

Primeiramente, é válido dizer que tão importante quanto adotar a abordagem de resolução de exercícios para melhorar a qualidade do aprendizado é organizar o estudo em si. Isso porque, manter a constância pode ser um grande obstáculo quando medidas como consciência da disponibilidade do tempo para estudar e elaboração de um cronograma semanal não são adotadas. Feito isso, em um segundo momento, pode-se inserir o método de resolução de exercícios na rotina. Ele pode ser aplicado após o estudo de cada disciplina/conteúdo do seu interesse, o que visa facilitar a assimilação do material visto. Para isso, separe um tempo do total que você reservou para estudar para solucionar questões referentes ao que viu. Assim, não correrá o risco de adotar a prática por falta de tempo. De modo prático, a inserção pode ser feita da seguinte maneira:

  • Escolha provas e simulados antigos a respeito do conteúdo estudado;
  • Determine um tempo de resolução para os exercícios – não é preciso fazer todos;
  • Anote as questões que errou para avaliá-las com calma;
  • Faça anotações posteriores sobre a resposta correta de exercícios que tenha errado;
  • Teste seu conhecimento novamente algum tempo depois.

Leia também: Plano de estudos: descubra 9 passos para construir o seu

Por que resolver exercícios é importante?

Além do estudo de materiais por escrito (seja por meio de livros, e-books, apostilas), videoaulas e aulas presenciais, testar os conhecimentos é parte fundamental do processo de aprendizado. É por isso que a resolução de exercícios deve ser inserida na rotina. Além disso, adotar esse hábito pode contribuir de outras formas com o estudante. Veja algumas delas.

  • Coloca o estudante em contato aquilo que a prova exigirá, de fato;
  • Favorece a memorização do conteúdo;
  • Ajuda a identificar falhas no processo de estudo;
  • Permite que o estudante identifique quanto tempo precisa para cada questão e melhore.

Conheça diferentes técnicas na aplicação de resolução de exercícios

Você já deve ter participado de alguma seleção em que teve a sensação de que jamais tinha visto antes os assuntos presentes nas questões apresentadas. Quando isso ocorre, muitos candidatos utilizam a técnica do foco nas alternativas corretas. Vamos saber mais sobre ela?

Foco nas alternativas corretas – consiste, como o próprio nome diz, em priorizar só a resposta certa da pergunta feita. Por meio desse método, o aluno absorve a informação correta e passa a compreender como a banca aborda aquele assunto específico em suas provas.

Análise de pegadinhas – não é incomum que, ao elaborarem provas, os responsáveis insiram pegadinhas no meio dos conteúdos. Neste sentido, os simulados têm papel importante porque ajudam a identificar o tipo de pegadinha aplicada. Com essa ferramenta em mãos, você, estudante, pode avaliar o que ali fez com que o que parecia certo estivesse errado e, assim, não caia nessa cilada.

É possível elevar o índice de acerto na resolução de exercícios?

A tendência é que, quanto mais bem preparado você estiver, maior será seu índice de acerto. Mas, algumas vezes, mesmo sabendo o conteúdo, você pode ser levado ao erro. Por isso, seguir essas dicas pode ser importante. Veja:

  • Avalie bem o que foi perguntado e identifique o centro da questão;
  • Pense nos assuntos relacionados ao tema que você tenha visto e que deixam seguro;
  • Avalie se a pergunta não pode esconder nenhum tipo de pegadinha;
  • Escolha a resposta sentindo-se seguro de que fez o melhor que pode com as informações que tinha.

Lembre-se: o nervosismo e a insegurança podem ser prejudiciais ao longo da prova. Por isso, avaliar as questões com tranquilidade também é importante para se sair bem, mesmo na fase de estudos.

Leia também: Interpretação de texto: 9 dicas para melhorar a sua

Quer mais dicas? Baixe agora mesmo nosso e-book completo sobre roteiro de organização de estudos

Vestibular online e gratuito ou nota do ENEM - inscreva-se

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05