Redação Afya - jan 31, 2022

Redação para o vestibular de medicina: veja 10 dicas!

Preparar-se para o vestibular é uma tarefa que exige de qualquer estudante, mas requer ainda mais esforços dos candidatos à vaga no curso de medicina em razão das altíssimas notas de corte. Pensando nisso, preparamos 10 dicas de redação para o vestibular que podem fazer a diferença no desempenho de quem vai concorrer ao curso. Confira!

Conheça a importância da redação para o vestibular de medicina

Estar apto a ter um bom desempenho na redação do vestibular é extremamente importante, principalmente para quem tenta o ingresso na universidade pela prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Isso porque a redação costuma ter tanto caráter eliminatório quanto de desempate, visto que as notas mais altas contam como diferencial para conquistar a vaga. Sendo assim, é recomendável que os candidatos se atentem tanto ao conteúdo da redação para o vestibular quanto à gramática.

Pode te interessar: Como estudar sozinho para o Enem sem perder a motivação

Confira 10 dicas de redação que podem fazer diferença!

  1. Conheça bem a instituição para qual está se candidatando. Isso é importante porque cada uma tem uma característica. Por exemplo, enquanto o Enem não exige um título do texto, a Fuvest avalia o título no momento da correção. Outro exemplo: entidades como Unesp costumam variar o modelo de redação, solicitando que eles sejam ora argumentativos, ora resumo e assim por diante.

  2. Use o conhecimento sobre os formatos a seu favor. Sabendo quais são os principais formatos exigidos na redação para o vestibular, treine-os sempre com o objetivo de melhorar as técnicas de escrita.

  3. Esteja atento aos temas mais trabalhados pelas principais provas/universidades. As instituições costumam trabalhar suas provas por temas. Por exemplo: Enem (social/atual/ regional), PUC (atual, filosófico, literário), UERJ (atual, literário), Fuvest (abstrato/concreto), Unesp (atual, gêneros variados).

  4. Acompanhe os temas de atualidade. Como se vê, quase todas as grandes universidades contemplam temas atuais, portanto, acompanhá-los é uma necessidade. Sendo assim, dedique tempo à leitura de periódicos e revistas que abordem os contextos social, político, econômico e cultural da sociedade.

  5. Baseie seus estudos em redações de nota máxima. Para isso, vale entender quais características do texto fizeram o candidato obter nota máxima no conteúdo apresentado.

  6. Certifique-se de que compreendeu o tema da redação. Esse é um fator importante para que seja possível manter o foco naquilo que foi solicitado e evitar ir muito a fundo no tema ou dispersar do assunto principal desenvolvendo demais as ideias.

  7. Antes de iniciar a redação para o vestibular, faça um roteiro do texto. Isso é importante para garantir que os principais pontos estarão contemplados na sua escrita da redação para o vestibular e para tornar o material apresentado mais coeso e compreensível.

Veja também: 7 lições de português para não errar na hora da redação

  1. Fique alerta aos elementos técnicos da escrita. Nesse sentido, vale evitar: repetição de palavras, orações ou períodos muito grandes/ complexos e clichês. Além disso, é importante manter-se alerta ao emprego de vírgulas, crases, concordância e coerência e, ainda, grafia das palavras.

  2. Use o tempo a seu favor. Embora grande parte dos vestibulares exijam que o candidato faça as provas de múltipla escolha e de redação no mesmo dia, é importante não acelerar demais (nem de menos), a produção do texto. Para alcançar esse equilíbrio do uso do tempo, recomenda-se praticar com um relógio ao lado.

  3. Cuidado com pontos de vista. Argumentar utilizando ponto de vista pode acarretar perda de pontos em situações em que a elaboração da crítica envolve questões sociais amplas. O mesmo cuidado vale para opiniões que possam ferir os Direitos Humanos.

Gostou deste artigo? Leia mais conteúdos relacionados com vestibular aqui!

 

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05