Pedro Ramos - ago 2, 2019

Qual o perfil de cada uma das áreas: Humanas, Exatas ou Biológicas

As áreas das Exatas, de Humanas e Biológicas englobam a diferentes cursos, disciplinas e modalidades que são destinadas a perfis profissionais distintos.

Conhecer o perfil de cada uma dessas áreas pode ajudar as pessoas que se encontram em dúvidas sobre o que estudar e como tomar decisão certa, pois tudo isso irá definir o futuro profissional durante muitos anos.

Ficou curioso sobre qual o perfil de cada uma das áreas? Acompanhe a leitura!

Ciências Humanas

A área de Ciências Humanas se dedica ao estudo das pessoas e sua relação com a sociedade, seu entorno, seu passado e principalmente o aspecto social.

Alguns dos cursos, ou disciplinas mais comuns dentro desta área são História, Sociologia, Filosofia, Geografia Política, Direito, Psicologia, dentre outros. Os profissionais que trabalham com Ciências Humanas normalmente são pessoas que têm uma forte consciência crítica sobre a realidade, postura política definida e gostam de debates e entender como funciona o mundo que as rodeia a partir do ponto de vista do outro.

Uma das primeiras ciências da humanidade foi justamente a Filosofia, que até agora influencia muitas correntes de pensamentos e deu origem a muitas outras áreas.

exatas-humanas-biologicas-afya

Ciências Exatas

Quando falamos da área de Ciências Exatas, referimos-nos àquelas ciências nas quais a razão e o estudo do comportamento das coisas precisa se dar consoante o racionalismo científico.

Entre os principais cursos que encontramos nas Ciências Exatas se destacam Matemática, Química, Física, e alguns que combinam várias disciplinas, como Engenharia, Arquitetura, ou até Aeronáutica.

Normalmente, nesta área se encontram pessoas que têm uma forte paixão por números, cálculos matemáticos, problemas físicos não resolvidos, ou trabalham em laboratórios, procurando respostas a muitas das incógnitas da natureza.

As Engenharias são cursos muito procurados no Brasil e têm diferentes carreiras, que focam na construção de edifícios, resolução de problemas das indústrias e outros que implicam alto conhecimento técnico.

Ciências Biológicas

Por último, nos encontramos com a área de Ciências Biológicas, que normalmente é a mais impactada pelo avanço da tecnologia e, em poucas palavras, procura melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

A Saúde tem como principal curso a Medicina, mas também se encontram outros como Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Odontologia e Educação Física.

Fazer bons tratamentos médicos ou atividade física pode gerar impacto na qualidade de vida das pessoas, razão pela qual essa área teve muitas mudanças importantes nos últimos anos, no mundo todo

O Brasil vem se destacando nessas inovações, principalmente pelos altos  investimentos na questão tecnológica, que contribui para o rápido descobrimento de soluções para os problemas que  afetam as pessoas. 

VEJA TAMBÉM

Bacharelado ou Licenciatura: o que escolher?

Por que cursar o Ensino Superior?

Conheça as principais carreiras na área de Engenharia Civil 

Conheça quais carreiras são possíveis na área da Saúde

Conclusão

Tanto as áreas Humanas, como Exatas e Biológicas têm campos de atuação muito amplos, que permitem que o profissional trabalhe com diferentes profissões, mas é importante que você conheça quais são seus interesses e se está procurando estudar alguma dessas orientações.

Se quer conhecer mais sobre o tema, baixe o nosso ebook Humanas, Exatas ou Biológicas: o que você precisa saber para escolher qual área seguir? para saber mais sobre o tema!

Nova call to action

Escrito por Pedro Ramos