Pedro Ramos - jul 24, 2019

Qual a diferença entre os cursos de Medicina e de Biomedicina

Um é mais conhecido que o outro, mas os dois possuem um papel fundamental na saúde e no bem estar das pessoas. Você sabe quais são as diferenças entre os cursos de Biomedicina e Medicina? 

Muitos acreditam que essas graduações são similares ou até mesmo concorrentes. Na verdade, as duas fazem parte da mesma área, embora as atividades de um médico e de um biomédico tenham focos distintos. 

Os dois cursos preparam seus alunos para atuarem na promoção da saúde, no entanto, o diferencial está no fato de que o curso de Medicina prepara seus alunos para realizarem o diagnóstico clínico, enquanto o curso de Biomedicina prepara seus alunos para pesquisa e diagnóstico laboratorial auxiliando assim os médicos ao diagnóstico final do paciente, ou seja, enquanto um profissional atua no "fronte", em unidades de saúde, o outro atua em laboratórios, no "backstage".  

Vamos nos aprofundar um pouco mais nessas diferenças:

O que faz um médico?

As responsabilidades de um médico são grandes. Em muitos casos, ele literalmente salva vidas. Um de seus papéis é identificar males e doenças a partir dos sintomas que os pacientes demonstram para, com isso, determinar o tratamento correto. Uma pequena falha pode interferir drasticamente no dia a dia e na saúde de uma pessoa. O médico também pode se especializar em exames diagnósticos, como os imagenologistas ou os parasitologistas; pode também ser gestor em serviços de saúde, como em clínicas e hospitais, entre outros papéis profissionais.

Como é o curso de Medicina?

Já que as responsabilidades de um médico devem ser encaradas com muita seriedade, a faculdade de Medicina exige bastante de seus alunos. Você terá que ler e pesquisar muito, devorar livros para se desenvolver nas disciplinas teóricas e ter muito foco e atenção nas disciplinas práticas. 

Você aprenderá sobre biologia celular, fisiologia, anatomia, sistemas orgânicos, entre outros conteúdos. Ao final do curso (que dura pelo menos 6 anos). Caso tenha interesse em se especializar em uma área específica, poderá cursar uma especialização, residência médica ou estagiar na especialidade escolhida e, posteriormente realizar o exame de certificação na sociedade médica específica daquela especialidade. O médico, assim como qualquer outro graduando, também pode realizar especialização strictu senso ou seja, mestrado ou doutorado. 

biomedicina-medicina-afya

O que faz um Biomédico?

A profissão de biomédico permite atuar em clínicas médicas, laboratórios de análises clínicas, clínicas estéticas e hospitais. Além disso, esses profissionais também podem trabalhar junto a indústrias médicas e alimentícias, docência do ensino superior e como perito criminal da Polícia Federal ou Civil.

No primeiro cenário, os biomédicos são responsáveis por realizar exames que possibilitam o diagnóstico por imagem, exames de biologia molecular e exames laboratoriais para ajudar na prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias humanas. 

Na indústria, pesquisam e desenvolvem produtos obtidos por biotecnologias, e fazem a manipulação de microrganismos para que possam ser industrializados como medicamentos. Na docência, auxiliam na formação de novos profissionais da área da saúde. Junto à Polícia Federal e Civil, contribuem para elucidar crimes a partir da análise de amostras biológicas. 

VEJA TAMBÉM

Conheça quais carreiras são possíveis na área de saúde

Como a tecnologia pode ajudar a Medicina?

Como é o curso de Biomedicina?

Durante a graduação em Biomedicina, você será instigado a desenvolver seu poder analítico. Por exemplo, você aprenderá a:

  • Coletar materiais para testes e exames;
  • Auxiliar especialistas em cálculos estatísticos;
  • Interpretar informações técnicas;
  • Elaborar relatórios;
  • Auxiliar no diagnóstico de doenças, realizando exames laboratoriais e emitindo laudos técnicos. 

Talvez, uma das maiores vantagens do curso de Biomedicina é que você ingressará no mercado de trabalho muito mais rápido. Este curso dentro das instituições AFYA de ensino pode ser finalizado em quatro anos, enquanto toda graduação em Medicina requer, no mínimo, seis anos de dedicação integral.

Escolha o centro universitário mais próximo de você:

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05