Pedro Ramos - mar 31, 2020

Quais são os desafios da escolha profissional na sua vida?

Você já parou para pensar na importância que tem a escolha profissional para a sua vida? Essa é uma decisão difícil que é tomada muito cedo (normalmente no final da adolescência, aos 16 ou 17 anos) e acaba definindo bons anos da sua vida, já que é isso que te orienta sobre qual curso superior fazer e por quais vagas de emprego procurar.

Mas a escolha da carreira não precisa ser tão sofrida. Você pode conhecer a história de outras pessoas e entender quais são os verdadeiros desafios dessa decisão. Assim, dá para entender que nem sempre acertamos na primeira escolha, e que às vezes é preciso insistir um pouco mais.

Gostou dessa proposta? Então, continue a leitura e conheça os desafios da escolha na vida profissional de grandes nomes da história!

 

Abraham Lincoln

Abraham Lincoln, no início da sua carreira, se dedicou a vida militar e alcançou o cargo de capitão. Entretanto, sua trajetória terminou nesse ponto e depois de algum tempo ele foi rebaixado.

Terminada essa empreitada, Abraham Lincoln então se dedicou à vida empreendedora. Ele abriu várias empresas, mas todas fecharam suas portas.

No meio de tantas dúvidas e falhas, Lincoln conseguiu construir seu nome na advocacia e ser reconhecido pelo próprio trabalho. Alguns anos depois, ele veio a ser tornar um dos presidentes mais importantes que os Estados Unidos já elegeu.

Arianna Huffington

Seguindo a ordem inversa à de Lincoln, temos Arianna Huffington. Apesar de já ser uma escritora reconhecida desde os anos de 1973, Huffigton decidiu mudar seu foco para a política. Entretanto, seus esforços a levaram a uma amarga derrota em 2003, quando disputou o governo da Califórnia e ficou em quinto lugar, com apenas 0,55% dos votos.

Desde então, Arianna Huffington dedicou-se a fazer o que realmente gosta: escrever e empreender. Hoje ela é a presidente e editora-chefe de um dos maiores veículos de informação norte americanos, o The Huffington Post.

Soichiro Honda

Soichiro Honda, diferentemente dos dois exemplos citados até agora, era uma pessoa que já sabia, desde seus 16 anos, com o que gostaria de trabalhar. Ele iniciou sua carreira como aprendiz em uma oficina em Tóquio.

Após adquirir experiência, ele abriu sua empresa na própria garagem para produzir scooters. Com o tempo, Honda foi ganhando conhecimento e experiência, e passou a se dedicar à produção de peças e fez da Toyota sua principal cliente.

Hoje, a marca Honda é reconhecida ao redor de todo o mundo, mas ela só existe porque um jovem, com seus 16 anos, decidiu dedicar sua vida a trabalhar em oficinas e produzir peças para revender.

Como você pôde ver, cada pessoa tem suas influências na escolha profissional. Algumas acertam na primeira escolha o que querem fazer, outras precisam de um pouco mais de tempo; e algumas têm a necessidade de conhecer novas áreas para ter certeza da decisão que tomaram. O importante é entender que a escolha da profissão não é algo definitivo, mas não deixa de afetar sua vida.

Entretanto, trocar de profissão é uma tarefa difícil. Por isso, o melhor é acertar na hora de se decidir. Para te ajudar nesse processo, faça o download do nosso e-book que explica como saber qual é a sua profissão ideal.

CTA LP AFYA E-book Profissão Ideal

Escrito por Pedro Ramos