Pedro Ramos - ago 5, 2019

Quais materiais são usados na faculdade de Engenharia Civil

As Faculdades de Engenharia Civil demandam o uso de diferentes materiais de estudo, comuns em cursos com forte orientação técnica, portanto é necessário investimento em suas aquisições.Apesar de que, como dizia o grandioso Oscar Niemeyer, só são necessários um lápis e papel, a realidade é que o avanço das tecnologias facilitaram e modernizaram o trabalho, tornando-se obrigatórias na faculdade e na carreira profissional.

Conheça os principais materiais usados na faculdade de engenharia civil!

Calculadora científica

A calculadora, sem dúvida será parte do dia a dia do estudante e do profissional de engenharia - e a calculadora do celular talvez não seja a melhor opção nesse caso.

A calculadora científica permite que você possa realizar os complexos cálculos que serão necessários em várias disciplinas.

Calculadoras clássicas como a Casio ou até algumas que superam valores de R$800, mas são munidas  de cartão de memória, telas, tendo interfaces maiores e mais atrativas.

É importante analisar seu orçamento e decidir qual será sua aquisição, mas com certeza vale a pena o investimento, pois o uso será recorrente, inclusive na futura vida profissional. 

materiais-faculdade-engenharia-civil-afya

Prancheta de desenho

Você tem a opção de comprar uma prancheta portátil para utilizar na mesa de casa, na escrivaninha ou onde achar mais confortável, mas também pode adquirir uma mesa dobrável, que será mais confortável, mas não será portátil.

O engenheiro deverá passar muitas horas desenhando, fazendo rascunhos e criando trabalhos de apresentação, que necessitarão que o mínimo detalhe esteja idealizado e desenhado.

O apoio da prancheta é essencial para utilizar as réguas, compassos e esquadros, todos  necessários para a perfeição dos desenhos, que também deverão fazer parte do acervo do aluno.

Cadernos, canetas e destacadores

O egresso de engenharia irá executar muitos relatórios em sua vida profissional, com isso deve se acostumar a escrever muito durante o curso, bem como aproveitar para aprender a executar uma escrita técnica e gramaticalmente correta. Isso faz parte da rotina do estudante e, com certeza, irá ocupar muitos cadernos e canetas. Além disso, a utilização de destacadores para aqueles trechos mais importantes será útil.

Para melhor qualidade do trabalho, os alunos poderão utilizar lapiseiras especiais para desenho, facilmente adquiridas em papelarias ou em lojas especializadas.

Os cadernos poderão ser personalizados com diferentes temas. Alguns alunos preferem agendas, com os dias da semana para se organizar melhor. Uma opção mais econômica e prática é utilizar a agenda do Google.

As lapiseiras possivelmente sejam os materiais mais baratos desta lista, mas você irá usar bastante todos os que listamos. 

VEJA TAMBÉM

Conheça as principais carreiras na área da Engenharia Civil

Conclusão

A essa lista de materiais, deve-se acrescentar a enorme lista de cópias e xerox que necessárias em todos os semestres. Professores irão disponibilizar conteúdos complementares e apostilas para seus estudos. O aluno também poderá optar em organizar tudo em uma pasta ou na nuvem.

A Engenharia Civil é uma graduação que está sempre em crescimento, com oferta de novas tecnologias sempre. Tem ampla oferta de vagas de trabalho, devido às várias áreas de atuação, oferecendo boa remuneração. Para que se possa ter uma carreira de sucesso, além da excelência no aprendizado,  o investimento em materiais é fundamental para o estudante.

Pensando em cursar Engenharia Civil? Conheça nossas faculdades!

Conheça a AFYA

 

Escrito por Pedro Ramos