Pedro Ramos - jul 22, 2019

Odontologia: as principais áreas de atuação

Dor dentária, gengiva inflamada, cáries e muitos outros problemas semelhantes, são tratados por cirurgiões-dentistas, que buscam melhorar a saúde bucal das pessoas.

Na hora de estudar um curso de Odontologia, é comum que as pessoas pensem que somente esses tipos de problemas de saúde serão tratados pelo profissional, mas estão enganadas, pois o campo de atuação é muito maior.

Os locais de trabalho podem ser em um consultório próprio, em uma clínica, como professor de faculdade, pesquisador ou em hospital da rede pública, o que fará com que trabalhe com diferentes tipos de pacientes e situações, existindo assim um universo rico de atuações deste profissional.

Confira as principais áreas de atuação de um dentista e como o campo de trabalho é mais amplo do que você imaginava!

Clínica Geral

Não podemos começar essa lista sem falar da mais comum das áreas de atendimento, que é a da clínica geral, onde o profissional vai trabalhar principalmente com os primeiros cuidados ou tratamentos curativos da boca.

O clínico atua na limpeza, no tratamento de cáries, observa a língua e bochechas e outros problemas mais comuns que são possíveis de solucionar em uma única consulta, na maioria das vezes. Além disso, também tem que ter a visão de diagnóstico de lesões bucais e da oclusão do paciente.

areas-dentista-afya

Implantodontia

É uma das áreas com maior crescimento dentro da Odontologia, mas é necessário fazer pós-graduação para alcançar o nível de especialização.

O cirurgião-dentista que trabalha com implantes, deve realizar a colocação de próteses dentárias, restaurar partes de dentes quebradas ou que apresentam muita dor.

Os implantes podem ser totais, chegando a substituir toda a dentição, ou só de alguns dentes específicos.

Odontologia legal (forense)

O avanço das tecnologias permite que seja possível reconhecer traumas que pessoas falecidas sofreram antes da morte, e uma das melhores formas de fazer essa identificação é por meio dos dentes.

Em muitos países, onde houve genocídios ou desaparecimentos de pessoas, a arcada dentária foi utilizada por equipes forenses para reconhecer os corpos, fazendo com que o trabalho do odontologista seja essencial.

O uso de raios-x e outras tecnologias mais modernas de reconhecimento permitem que essa área da Odontologia esteja em crescimento. 

VEJA TAMBÉM

Como a tecnologia mudou os consultórios odontológicos

Conheça quais carreiras são possíveis na área da saúde

Odontologia estética

Até agora falamos na lista de áreas de atuação do cirurgião-dentista onde trabalhava com problemas ou traumas que o paciente sofria, mas também existem aqueles pacientes que não têm problemas, mas querem melhorar sua imagem pessoal.

Assim como as operações estéticas estão em crescimento no Brasil e em outros lugares do mundo, os tratamentos dentários, como clareamentos, restaurações e até recomposições de lábios são parte do trabalho do dentista. A Harmonização orofacial é reconhecida como especialidade do cirurgião-dentista, pelo Conselho Federal de Odontologia.

O principal fato do crescimento dessa área não é só a vaidade de alguns pacientes, mas também envolve a autoestima deles, que muitas vezes, por algum trauma ou insatisfação, decidem fazer uma operação.

Odontopediatria

Para encerrar a lista, incluímos a especialidade que trabalha especificamente com as crianças, normalmente até entre 14 ou 15 anos, mas que foca principalmente nos primeiros estágios de idade, ajudando com os dentes decíduos (dentes de leite), as primeiras limpezas e cuidados à criança.

O atuação requer também muita paciência, pois são nos primeiros anos de vida que muitos pacientes começam a desenvolver medo dos dentistas e não realizam um bom cuidado da higiene bucal, fazendo com que o trabalho do dentista seja essencial para o resto da vida do paciente.

Aqui mostramos apenas algumas áreas de atuação. Pelo Conselho Federal de Odontologia, são mais de 20 especializações possíveis na área.

Crescimento da Odontologia

A área de Odontologia é uma das maiores  dentro da saúde. A profissão dá condições ao futuro odontólogo ser autônomo, gerir seu próprio negócio e transformar a vida das pessoas.

Um belo sorriso conquista vagas de emprego e insere o indivíduo na sociedade.  O avanço de muitas tecnologias, e o aperfeiçoamento dos profissionais, fez com que a forma em que se trabalha nos consultórios odontológicos tenha mudado radicalmente nos últimos anos, com condições de oferecer o melhor tratamento a diversos públicos. 

Veja também o conteúdo sobre:Como a tecnologia mudou os consultórios odontológicos 

 

Escrito por Pedro Ramos