Redação Afya - set 22, 2021

4 profissões para quem quer trabalhar de casa

Tem muita gente por ai que não vê a hora de voltar para o escritório da firma, à convivência com os colegas e à rotina no ambiente de trabalho compartilhado. Se você não faz parte desse grupo e deseja gastar seu tempo de deslocamento com algo mais produtivo em um futuro próximo, este artigo vai iluminar suas possibilidades. A pandemia impôs o home office como medida de segurança, mas a liberdade de poder trabalhar de qualquer lugar, até mesmo viajando para países distantes, sempre fez parte da fantasia de algumas pessoas. As profissões que listamos abaixo estão entre as opções de quem quer transformar esse sonho em realidade.

Engenheiro de Software

Começamos com a profissão mais próspera e vasta quando o assunto é trabalho remoto. Análise de dados, programação de sistemas e desenvolvimento de aplicativos. Tudo isso é feito por engenheiros de software, a depender do interesse de cada profissional após a sua formação. Isto é, nem todo desenvolvedor de site é capaz de trabalhar lecionando em cursos técnicos e vice-versa.

A alta demanda por esse tipo de mão de obra especializada é o principal fator que favorece a negociação do home office. Afinal, as atividades de muitas outras carreiras também podem ser facilmente exercidas fora do ambiente corporativo. Mas a abundância de pessoas qualificadas e dispostas a se deslocar para o local de trabalho faz com que muitos abram mão de suas prioridades para vencer a concorrência. Nesse sentido, formar-se em engenharia da computação ou em cursos correlatos e encontrar a área que mais gosta logo cedo são vantagens para quem almeja levar uma vida nômade.

Escolha a instituição de Ensino Superior mais próxima de você:

Nutricionista

Alinhado às tendências de mercado, mas deixando as graduações de Exatas para trás, o curso de Nutrição também é uma opção para quem gostou de estudar na comodidade de casa. Desde a publicação da Resolução nº 646, de 18 de março de 2020 pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), os profissionais formados foram autorizados a atender seus clientes de forma remota.

Hoje, demonstrando proximidade e oferecendo um leque flexível de horários, a maioria das pessoas dá preferência ao atendimento virtual, tanto pela segurança quanto pela praticidade. Outro ponto a ser considerado para garantir o seu sucesso em home office é contar com uma estrutura de qualidade. Ou seja, com uma internet que não vai te deixar na mão no meio da consulta e sem vizinhos barulhentos.

Prestar consultoria para restaurantes que oferecem cardápios saudáveis também é um trabalho que todo nutricionista pode exercer sem sair de casa. Além de diversificar sua rotina, tal experiência pode ser o pontapé inicial para uma nova carreira.

Veja qual IES oferece o curso de Nutrição mais perto de você:

Gerente de Projetos

Esta sugestão é para aqueles que ainda não sabem qual curso vão fazer após concluírem o Ensino Médio ou como segunda formação. Embora esse cargo pareça estritamente relacionada à Administração, apenas 18% dos profissionais exercendo-a passaram por tal graduação. No entanto, é importante ressaltar que, por se tratar de uma posição elevada na hierarquia das empresas, tornar-se Gerente de Projetos deve ser sempre um objetivo de médio a longo prazo. Levando isso em conta, fica mais fácil aceitar os primeiros passos rumos ao seu futuro.

Gerente de projetos é uma profissão que está em alta e tem bastante potencial para ser mantida em home office. Via de regra, os interessados precisam ser pessoas acostumadas a lidar com rotinas metódicas; a planejar a execução de projetos do início ao fim; assim como a acompanhar a execução de todas as etapas propostas, sendo responsável pelo desempenho geral.

Além de bom relacionamento interpessoal, o Gerente de Projetos deve ser organizado, pois boa parte do seu trabalho diário envolve o cumprimento de metas, respeitando prazos e custos pré-estabelecidos. Quanto a quais tipos de projetos ficarão sob sua responsabilidade, isto dependerá da empresa em que você for contratado, podendo ser uma siderúrgica, um grupo de telecomunicações ou uma construtora, por exemplo.

Contador

Este é o braço direito de todo pequeno, médio ou grande negócio. Além de lidar com as burocracias envolvidas no processo de abertura e regulamentação de empresas, o contador é o profissional que acompanha todos os números e aconselha o dono quanto ao que precisa ser feito para não fechar as portas. No Brasil, 1 em cada 5 empreendimentos fecham após o primeiro ano de funcionamento. E entre as principais causas está a falta de um controle contábil. Inclusive, a crise econômica causada pela COVID-19 expôs ainda mais a relevância dos profissionais que prestam esse serviço.

Outras áreas que costumam ser exploradas pelos contadores são: mercado de seguros, perícia e auditoria. Nestes casos, é provável que a contratação do serviço aconteça por uma firma empregadora, mas isso não significa que o home office esteja fora de questão. Na verdade, muitos escritórios estão experimentando um sistema híbrido, no qual há uma rotatividade no local físico de trabalho, principalmente visando o treinamento de recém-contratados. Assim, a mudança definitiva para casa pode ser negociada depois de certo tempo, enquanto você ainda não tem uma carteira de clientes própria.

Matricule-se no curso de Ciências Contábeis mais próximo de você:

A carreira em que você será melhor

É claro que nem todas as profissões têm a possibilidade de adaptar-se para atendimentos virtuais. Mestre de obras, massagista e dentista são apenas três exemplos, mas a lista é longa. Por outro lado, se passar mais tempo em casa é prioridade para você, talvez seja interessante escolher uma graduação ou pós que te ofereça essa possibilidade quando estiver apto a ingressar no mercado de trabalho.

Nesta lista, nós citamos apenas quatro carreiras que se destacaram durante o período pandêmico, mas existem mais opções por aí. E, dependendo do que decidir, você precisará somente de um pouco de criatividade e jogo de cintura para ter a vida que sempre sonhou.

Ainda não sabe qual profissão escolher? Clique aqui para ler o nosso artigo, recheado de dicas.

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05