Redação Afya - mai 6, 2022

8 profissões que podem ajudar a conter os danos da crise climática

O clima está mudando de forma rápida, principalmente devido às atividades humanas. Sabia que apenas 12% das cidades têm níveis de qualidade do ar compatíveis aos padrões de qualidade da Organização Mundial da Saúde (OMS)? Por causa das mudanças climáticas e suas consequências, muitas pessoas têm se preocupado cada vez mais com o meio ambiente e a sustentabilidade, e jovens têm buscado profissões que podem ajudar a conter os danos da crise climática.

De acordo com a OMS, o aumento da temperatura e nível do mar, mudanças na distribuição das precipitações e fenômenos extremos, entre outros problemas da crise climática, podem levar a desastres e têm um grande impacto na segurança e saúde da população.

Mas existem já algumas medidas e avanços que estão sendo realizados em busca de conter os danos da crise climática. Por exemplo, a transição para veículos elétricos e o uso de energia renovável são formas de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e controlar os danos climáticos. E, por trás destas ações, há profissionais de diversas áreas.

Veremos, a seguir, algumas profissões que podem ajudar a conter os danos da crise climática e, por isso, também são carreiras que estão em alta.

1.      Biólogo

Ao estudar e trabalhar com a biodiversidade e o meio ambiente, os biólogos são necessários para gerenciar projetos de gerenciamento de recursos e proteção de espécies e para participarem de pesquisas relacionadas com processos biológicos, por exemplo.

Outras frentes que o biólogo pode atuar são em ações de educação ambiental, análises clínicas, vigilância sanitária e políticas de saúde e biossegurança.

2.      Engenheiro

O engenheiro pode ser especializado em engenharia ambiental, civil ou florestal, que são áreas que podem ajudar na preservação do meio ambiente. Nesse cenário, o engenheiro pode colaborar com cidades inteligentes, ações contra desmatamento, gestão de resíduos sólidos e energia limpa.

Leia também: Cursos de Engenharia: 12 tipos com os quais você pode se identificar

3.      Sociólogo

Muitos não sabem, mas as ciências humanas também têm espaço entre as profissões que podem ajudar a conter os danos da crise climática. O sociólogo pode atuar em avaliações dos impactos ambientais de obras para a comunidade ao entorno. Por exemplo, trânsito, ruído e poluição do ar são algumas das possíveis consequências de algumas obras de empreendimentos. E o sociólogo pode propor medidas para minimizar os impactos.

4.      Geólogo

O geólogo é quem estuda a composição, origem e estrutura da crosta terrestre, fósseis, minerais e topografia. Ao analisar e se especializar nesta área, o geólogo pode participar de estudos do impacto ambiental de obras, como de hidrelétricas, linhas de metrô, pontes etc. Além disso, quem estuda geologia também pode atuar na recuperação de solos contaminados por produtos químicos.

5.      Arquiteto

Muitos não imaginam a relação da arquitetura com o meio ambiente. Mas, o arquiteto tem um papel essencial na criação de projetos urbanísticos que causem menos impacto no ambiente. Portanto, ele pode desenvolver projetos com aproveitamento da energia solar e eólica, por exemplo. De acordo com o WRI Brasil, o planejamento das cidades pode fazer muito no combate à crise climática.

Leia também: Arquitetura: conheça as possíveis áreas de atuação

6.      Agrônomo

Para que haja maior preservação do meio ambiente, a formação de profissionais que entendam e conheçam as necessidades, não somente dos solos brasileiros e recursos naturais, mas também das necessidades de nosso planeta, é necessária. Por isso, o agrônomo estuda e pode trabalhar com práticas sobre diferentes técnicas agrícolas para otimizar a produção de alimentos.

Leia também: Como é o curso de Agronegócio?

7.      Oceanógrafo

Ao ter muito contato com mares, oceanos e zonas costeiras, o oceanógrafo pode atuar com projetos de preservação e pesquisas sobre recuperação ambiental. Em muitos casos, o especialista em oceanografia precisa trabalhar a partir de coletas em regiões específicas para estudar sobre o local e fazer análises para conseguir conclusões sobre a qualidade do ambiente estudado.

8.      Ecólogo

Quem estuda ecologia, é capaz de entender como os ecossistemas funcionam. Portanto, ele pode analisar o impacto das ações dos seres vivos no meio ambiente e buscar soluções que ajudem a conter os danos climáticos. Pode trabalhar fazendo pesquisas para instituições privadas e em projetos públicos avaliando impactos ambientais.

Embora as perspectivas de cada carreira variem, no geral, profissões que podem ajudar a conter os danos da crise climática estão tendo forte crescimento e o mercado de trabalho está em expansão.

Leia mais conteúdos sobre profissões, carreiras e cursos de graduação aqui no Blogvest! 

Vestibular online e gratuito ou nota do Enem: clique aqui para saber mais

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05