Redação Afya - out 25, 2021

Como se preparar para ser um profissional do futuro ainda na graduação

Já ouviu aquela expressão de que apenas podemos colher amanhã aquilo que plantamos hoje? Tal premissa serve para quase tudo em nossas vidas, inclusive, para os nossos planos da vida adulta. A renda que você deseja ter depende da sua ocupação, que por sua vez está diretamente ligada ao seu empenho nos estudos. Em razão disso, cultivar as habilidades que as empresas buscarão no futuro desde o seu primeiro estágio é essencial para aumentar a sua empregabilidade; ou sequer viabilizar a sua existência no mercado de trabalho.

Dizemos isso porque o mundo tem se transformado a uma velocidade jamais vista. Enquanto a revolução agrícola durou séculos, da passagem do modo nômade ao sedentário, as duas revoluções industriais juntas levaram poucas gerações e a digital precisou de décadas para acontecer. Então, encare estas palavras como um alerta e não como um desincentivo. E, claro, continue a leitura até o fim para saber exatamente como se tornar um profissional do futuro!

Aprenda a se comunicar e a construir argumentos

Palavras servem para compartilhar ideias. Mas, sem articulação, estas soam quase como um dialeto desconhecido aos ouvintes. Por esse motivo, a forma como expressamos nossos pensamentos é tão importante para que os outros compreendam exatamente o que nós quisemos dizer.

“Visto que se trata de uma habilidade desenvolvida há séculos, por que então será tão relevante no futuro?” você pode estar se perguntando. E a resposta é simples. Devido à globalização e à ampliação do acesso à educação, as vozes de muitas pessoas antes abafadas têm sido ouvidas e isso aumentou e muito o nível de competitividade no mercado.

Neste mesmo período que entrará para a História, a vida se tornou mais ágil; as pessoas, mais apressadas em suas atividades cotidianas; e o tempo, mais escasso. Isto significa que ir direto ao ponto e desenvolver argumentos envolventes são habilidades essenciais para que a sua ideia destaque-se das demais ou ao menos seja ouvida.

Por melhor que seja a sua proposta, se você não souber como comunicá-la de maneira eficaz, ninguém investirá nela. E isto pode significar uma perda enorme tanto para você, custando uma contratação na empresa dos seus sonhos, quanto para a humanidade. Afinal, e se a sua ideia fosse revolucionar o mundo?

Além disso, um bom líder é sempre um mestre em comunicar ideias, delegar tarefas e engajar seus colaboradores. Todo mundo que brincou de telefone sem fio quando criança sabe a bagunça que sai ao final quando não dizemos as coisas de forma clara. Bom, em muitas empresas, esta é basicamente a estrutura oficial de comunicação e o resultado, claro, são clientes insatisfeitos, equipe sobrecarregada e bastante retrabalho.

Se o seu objetivo de carreira é tornar-se um gestor renomado ou então abrir o seu próprio negócio, já comece a desenvolver suas habilidades de comunicação agora. Garantimos que lá na frente você se lembrará desta dica e verá quantos problemas podem ser evitados com um briefing bem feito.

Adquira conhecimento em tecnologia e sustentabilidade

Uma das características mais fascinantes do ser humano é a sua adaptabilidade a condições adversas de vida. Cada bioma do mundo (florestas tropicais e temperadas, mangues, savanas, tundras e desertos, para citar alguns) possui fauna e flora específicas, sendo o homo sapiens a única espécie animal presente em todos eles.

Hoje nós sabemos, porém, que boa parte desse processo de adaptação veio a um preço muito alto: a saúde do planeta Terra. Incêndios generalizados e inundações estão sendo noticiadas em volume cada vez maior. Ambos são consequências do aquecimento global, assim como a desertificação e a redução da biodiversidade global. Insistir em técnicas retrógradas, ignorando seus impactos ambientais, claramente, não trouxe bons resultados.

Na prática, a sobrevivência do ser humano dependerá da sua capacidade de escutar o apelo da natureza a fim de reverter os erros cometidos pelas gerações anteriores. Muitos empregos desaparecerão nas próximas décadas. E os profissionais do futuro, aqueles que hoje são jovens estudantes iguais a você, estão cientes do que deve ser feito para garantir bem-estar e renda às pessoas.

Economia circular, reciclagem, agricultura regenerativa, aproveitamento integral dos alimentos são apenas quatro dos vários conceitos que já têm sido implementados rumo à construção de sociedades sustentáveis. Mesmo que sua área de atuação pareça desconectada desta realidade sustentável, esta percepção não passa de um engano.

Na prática, todos os setores geram algum tipo de impacto no meio ambiente. Seja reduzindo as entregas por motoboy e a quantidade de papel utilizada no escritório; escolhendo fornecedores que utilizam energia limpa ou matérias-primas orgânicas; a empresa em que você trabalhar no futuro terá o seu quinhão a fazer em prol da manutenção da vida no planeta. E ser a pessoa que vai propor esta mudança pode ser o diferencial que marcará a sua carreira.

Invista em um curso superior

Atualmente, nós estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial que, como todas as suas antecessoras, também impactará a humanidade com aspectos negativos e positivos. Neste contexto, três outras habilidades serão fundamentais no mercado de trabalho do futuro.

A primeira se refere à capacidade de pensar criticamente, questionar os métodos tidos como “certos”, porque “funcionam” há muito tempo, e colocar à prova argumentos ultrapassados. Junto desta, a segunda envolve análise, observação e elaboração de estratégias para inovar os meios de produção que foram questionados antes.

Para finalizar o processo, temos a terceira aptidão que está relacionada ao caráter multidisciplinar das coisas. Ou seja, a enxergar como conhecimentos de diferentes ramos se complementam no mundo real.

Estas três características fazem parte do desenvolvimento pessoal da juventude à fase adulta. E, em muitos aspectos, deve-se à imersão proporcionada pelo Ensino Superior. Não apenas pelo conteúdo, mas pelas relações construídas ao longo da graduação entre alunos e professores e às trocas que são feitas diariamente entre colegas de curso.

Portanto, não deixe o seu “Eu” do futuro de mãos abanando. Bora que dá!  Descubra qual é a área que você deseja seguir com o nosso e-book.  Clique aqui e baixe agora.

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05