Pedro Ramos - jul 15, 2019

Por que cursar Pedagogia?

A Pedagogia faz parte do que conhecemos como Ciências Humanas e o seu foco está na educação dos jovens, bem como o estudo dos problemas e vivências da criança e do adolescente.

Diante de uma realidade tão acelerada dos tempos de hoje, onde o universo digital vem dominando as relações, por vezes nos esquecemos da importância e da necessidade da educação a começar dos primeiros anos de vida, de forma detalhada, atenciosa e com seriedade. Tudo gira muito rápido e nos deparamos com a ausência da valorização de profissionais tais como os pedagogos e professores.

E para esclarecer todas as possibilidades da profissão de Pedagogo e sua imensa importância, te convidamos a nos acompanhar neste post onde falaremos sobre: a profissão do Pedagogo, o curso de Pedagogia e seu mercado, e ainda, mais de 5 possibilidades de atuação.

Vem com a gente!

Profissão diversificada e em constante transformação

Apesar de datar desde os tempos remotos e que sempre esteve presente, de variadas formas, na sociedade humana, a Pedagogia é uma ciência e profissão em constante mudança e inovação.

Sendo assim, o caminho do professor na construção da sociedade é carregado de significado e pode trabalhar com formatos diferentes de ensino, como por exemplo, a Metodologia de Montessori e o Método de Waldorf. E por que isso? Pois o pedagogo antes de repassar um conteúdo, irá auxiliar no desenvolvimento da criança e do adolescente através da educação.

pedagogia-afya

Vale a pena fazer Curso de Pedagogia?

A resposta é sim!

O curso de Pedagogia, uma graduação que dura em média 4 anos, lhe oferecerá capacitação para atuar em um mercado que vem crescendo junto à tecnologia, com amplitude de atuação em áreas diversas.

Durante o curso, você aprenderá sobre o desenvolvimento humano;  psicologia, sociologia e filosofia da educação; administração, inspeção e supervisão escolar, aulas voltadas para o ensino de conteúdos e matérias, etc. O foco é te preparar para ensinar e auxiliar crianças e adolescentes. E, como veremos logo a frente, a Pedagogia também poderá ser aplicada em ambientes corporativos, educacionais, acadêmicos e por aí vai!

É importante lembrar que, para uma capacitação e profissionalização de qualidade, é necessário uma faculdade que te ofereça todo suporte de infraestrutura, corpo docente de qualidade e laboratórios de estudo e prática. A Uniptan está apta para te acompanhar nesse trajeto dentro da Pedagogia!

VEJA TAMBÉM
Os desafios da Pedagogia frente às tecnologias educacionais
Por que cursar o Ensino Superior? 

Mercado e possibilidades de atuação

De mãos dada com a tecnologia que já adentra escolas e acompanha as novas gerações, o Pedagogo precisa se reinventar e oferecer, cada vez mais, metodologias e práticas de ensino renovadas e eficazes. E isso tem aquecido o mercado educacional!

Além do ensino nas escolas, você sabe onde mais o Pedagogo pode atuar? Dentro da Pedagogia você poderá:

1) Lecionar em cursos acadêmicos que tenham a disciplinas pedagógicas em sua grade curricular;

2) Auxiliar no desenvolvimento infanto-juvenil em ONGS através de ações educativas

3) Implementar a educação corporativa em empresas;

4) Realizar arte-educação através do uso da arte para a aprendizagem infantil;

5) Fornecer o acompanhamento pedagógico para crianças em hospitais e dentre outras possibilidades,

Se interessou pela Pedagogia? Conheça mais sobre o curso da Uniptan e dê um start em sua carreira!

Os desafios da Pedagogia frente às tecnologias educacionais

Escrito por Pedro Ramos