Redação Afya - fev 7, 2022

Plano de carreira: veja 8 dicas para criar um ainda na graduação!

Ingressar na faculdade com dúvidas sobre ter feito ou não a escolha certa e ansiedade sobre o futuro é bastante comum. No entanto, uma das maneiras de minimizar esse desconforto com relação aos próximos passos é criando um plano de carreira para a profissão que escolheu seguir. E a boa notícia é que quando isso é feito desde o início da graduação, as chances de você acertar nas escolhas aumentam significativamente.

Neste texto, você verá alguns passos importantes a serem considerados na elaboração do seu planejamento profissional. Continue a leitura!
Por que ter um plano de carreira é importante?

Para quem ainda está na fase de aprendizado, um plano de carreira pode ter duas importantes funções:

1ª – Estimula você, aluno, a manter-se focado em seus objetivos, pois te ajuda a ter clareza sobre o que deseja alcançar;

2ª – Favorece um melhor desempenho nas áreas essenciais para que você alcance seus objetivos, fazendo com que você otimize seus resultados durante o processo e ganhe tempo e conhecimento assertivo com isso.

Leia também: Como se preparar para ser um profissional do futuro ainda na graduação

8 dicas para traçar um plano de carreira ainda na graduação

  1. Trace um objetivo para sua vida profissional. É importante que esse objetivo esteja alinhado com seu propósito de vida e que seja específico. Lembre-se que ao traçar esse objetivo você deverá imaginar como deseja estar daqui há alguns anos. Logo, pense grande e em detalhes. Por exemplo: “desejo ser juiz de Direito, ganhando cerca de R$ 30 mil por mês”.

  2. Defina o que precisa ser feito. É essencial ter em mente que não se chega a lugar nenhum sem metas e sem cumpri-las. Por isso, será necessário determinar o que precisa ser feito a fim de que você alcance seu objetivo.

  3. Conheça bem o mercado em que pretende atuar. Esse ponto além de te ajudar a ter real conhecimento sobre a área que deseja, pode te ajudar a compreender no que você se destaca e no que precisa melhorar para atingir seu objetivo. Além disso, conhecer bem o mercado também te dá chances de acompanhar eventuais evoluções e expansão da área.

  4. Invista naquilo que precisa melhorar. Essa é uma das grandes vantagens de ter um plano de carreira enquanto ainda está na graduação. Desse modo, suas chances de obter apoio dentro da universidade para fortalecer alguns desses pontos são reais e você pode, ainda, trocar experiências benéficas com professores e colegas.

  5. Desenvolva habilidades complementares. Esse é outro fator estratégico que poderá te colocar à frente da concorrência quando você estiver no mercado de trabalho que deseja atuar. Para saber quais habilidades poderão te favorecer é preciso estar atento ao mercado!

  6. Explore as possibilidades além da sala de aula. O ambiente universitário é um local rico para que você pratique também a autogestão do conhecimento. Portanto, participe de eventos, de palestras e outras atividades extracurriculares que possam enriquecer seu repertório.

  7. Tenha um bom networking. Saiba quem são as pessoas que se destacam na área em que você pretende atuar e, se possível, converse com elas. Atualmente, essas conexões podem ser estabelecidas por redes sociais. Portanto, vale exercitar a tranquilidade e desinibição e se apresentar para essas pessoas. Fale com elas sobre suas metas e pergunte se elas estariam dispostas a tirar algumas de suas eventuais dúvidas sobre o mercado.

  8. Exercite a flexibilidade. Lembre-se que ter um plano é essencial, mas ele não é garantia de controle de tudo. Portanto, exercitar a flexibilidade é um fator importante para evitar frustrações e te ajudar a se recolocar nos trilhos caso algo não saia conforme o planejado. Nesse sentido, vale também pensar sempre em estratégias que possam servir como um plano B.

Você pode gostar: Como ter uma formação empreendedora ainda na faculdade

Gostou deste artigo? Leia mais conteúdos relacionados com vestibular aqui!

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05