Redação Afya - jan 28, 2022

Perfil profissional: como escolher o curso certo em 5 passos

Qual é a sua vocação? Nem sempre é fácil responder a esta pergunta e saber como escolher o curso certo de graduação. Afinal, a escolha da profissão envolve muitos critérios, como seus gostos, objetivos, período do curso, valores, possíveis salários na carreira escolhida, etc. Logo, é importante tomar essa decisão com calma.

 Em média, 40% dos estudantes que entraram no nível superior concluíram a graduação no mesmo curso em que ingressaram, entre 2010 e 2019, de acordo com Censo da Educação Superior 2019. Por outro lado, a taxa de desistência acumulada é de 59% no mesmo período. As causas para a desistência podem ser várias, entre elas, não ter escolhido bem o curso.

 Isso não quer dizer que você não pode mudar o rumo no meio do caminho. Mas existem algumas dicas que podem ajudar a fazer uma primeira escolha de forma mais assertiva. Por isso, reunimos aqui os 5 passos de como escolher o curso certo para você.

Leia também: Desafios da escolha na vida profissional de grandes nomes da história

  1. Analise seus gostos e objetivos

Antes de qualquer coisa, você precisa entender o que você gosta e quais são suas habilidades. Portanto, olhe para dentro de si e responda às seguintes questões:

  • Quais são os seus objetivos? (Exemplo: trabalhar na empresa X ou continuar morando na minha cidade, etc.)
  • Quais são os seus pontos fortes e fracos?
  • Quais são as matérias da escola que você mais gosta e as que menos gosta?
  • Você gosta de ser o centro das atenções ou prefere observar?

Por exemplo, se você é uma pessoa muito extrovertida e comunicativa, será que vai se encaixar bem em uma profissão que exige que fique dentro de um laboratório sozinho?

O objetivo, nessa etapa, não é decidir por uma profissão, como médico ou arquiteto. A ideia é descobrir áreas e temas de interesse com os quais você gostaria de trabalhar a longo prazo.

Além disso, se você souber com mais clareza aonde quer chegar em sua carreira, saberá definir melhor os passos e ferramentas necessários para isso. Esse processo de autoconhecimento é essencial.

Uma dica para entender melhor o seu perfil é escrever em um diário ou caderno as respostas a estas questões. Não precisa responder tudo de uma só vez. Toda vez que se lembrar de algo que possa agregar a lista, acrescente. Outra opção é fazer um teste vocacional.

  1. Informe-se sobre as diferentes áreas de conhecimento

Antes de escolher o curso certo, é fundamental estudar e conhecer as diferentes áreas de conhecimento. No Brasil, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico estabelece que as áreas atuais são:

  • Ciências Exatas e da Terra;
  • Ciências Biológicas;
  • Engenharias;
  • Ciências da Saúde;
  • Ciências Agrárias;
  • Ciências Sociais Aplicadas;
  • Ciências Humanas;
  • Linguística, Letras e Artes.

Portanto, informe-se sobre cada uma delas e defina quais ou qual faz mais sentido para você.

afya-humanas-ou-exatas

  1. Pesquise, pesquise e pesquise

Depois que já houver descoberto quais são suas habilidades, gostos e objetivos, é hora de pesquisar o máximo possível sobre cursos e profissões. Isso entre as áreas de conhecimento que escolheu antes. Se você escolher um curso somente entre os que já conhece, não irá tomar a melhor decisão possível.

Portanto, é importante que assista a vídeos, leia, veja palestras e fale com profissionais da área para entender melhor as opções de cursos e as possibilidades no mercado de trabalho. Acompanhar a rotina de um profissional da carreira que tem interesse por um dia pode ajudar também.

É importante desmistificar mitos e entender a realidade de cada profissão na atualidade. Muitas pessoas acreditam, por exemplo, que quem faz letras será professor ou escritor. Mas existem outras opções de profissões para quem tem esta formação, como tradutor, editor, revisor, roteirista, etc. Já o nutricionista, por exemplo, pode atuar em hospitais, academias, indústria de alimentos, entre outros ambientes, e não apenas abrir um consultório.

Então, pesquise sobre:

  • Opções de cursos das áreas de conhecimento que tem interesse;
  • Áreas em que poderá atuar;
  • Dia a dia das carreiras de seu interesse;
  • Habilidades e competências necessárias ao profissional;
  • Como funciona o ambiente e possíveis locais de trabalho;
  • Média salarial.

É importante se atualizar também sobre o mercado de trabalho e as oportunidades disponíveis para cada profissão. Pois surgiram diversas profissões nos últimos anos e, com o avanço da tecnologia somado à pandemia da Covid-19, o mercado mudou bastante. Hoje, um engenheiro da computação, por exemplo, pode ter melhores perspectivas do que outros profissionais.

  1. Escute a opinião dos outros, mas “filtre”

Cuidado com a pressão e a opinião dos outros sobre a sua escolha do curso certo para você. É muito importante conversar com parentes, amigos e profissionais das áreas que tem interesse para, assim, entender melhor os cursos e profissões.

Mas, cuidado para não se sentir pressionado a escolher um curso por pressão de algum familiar ou por opiniões alheias. Lembre-se de rever o que é prioridade para você e o que lhe traz felicidade.

Leia também: Mitos e verdades da influência dos pais para a profissão dos filhos

  1. Conheça as modalidades de ensino e analise a grade curricular

Depois de ter escolhido o curso que pretende fazer, é hora de escolher a instituição e se estudará a distância ou presencialmente. Todas as opções têm seus prós e contras. Caso seja presencial, verifique onde está a instituição, pois nem sempre uma muita longe compensa. Assim, você descobrirá o que funciona melhor para você. 

Depois, verifique como é a grade curricular dos cursos. Mesmo que a base seja a mesma, cada instituição de ensino segue uma grade curricular diferente. Algumas são mais práticas, outras são mais teóricas. Por isso, consulte todas as informações e compare as disciplinas ofertadas pelas diferentes faculdades.

Veja também a distribuição dos conteúdos e a carga horária de cada semestre. Isto é importante principalmente para quem pretende estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Por fim, não pegue atalhos para tomar essa decisão. O processo de como escolher o curso certo para você pode ser lento, mas é importante que fazê-lo com calma e foco, pois é uma etapa muito importante da sua vida.

Tem mais alguma dúvida sobre como escolher o curso certo para você? Confira aqui no BlogVest outros textos sobre diferentes carreiras que podem te ajudar!

 

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05