Redação Afya - fev 26, 2021

Ortodontista e dentista: conheça a diferença

Provavelmente você já foi ao dentista muitas vezes e talvez ainda frequente esse profissional regularmente. Mas e o ortodontista? Será que você já se consultou com um ou ao menos sabe a sua função?

Ainda que objetivo desse especialista também esteja relacionada à manutenção da saúde bucal, é importante lembrar que ele desempenha funções diferentes de um cirurgião-dentista, mantendo o foco em outras preocupações. Além disso, o seu nível de especialização também é diferente.

Ficou curioso e quer se aprofundar nessas diferenças? Leia o texto e entenda-as melhor!

Qual a função de um dentista?

Um cirurgião-dentista, popularmente conhecido como dentista, é uma profissional generalista responsável por prevenir, diagnosticar e tratar enfermidades relacionadas à região da boca. Sua atuação é importante à medida que previne o surgimento de complicações que podem prejudicar a estrutura dos dentes e da área bucal, como as cáries. Esse profissional pode escolher atuar de forma autônoma, em clínicas particulares, por exemplo, ou em ambientes coletivos, como os hospitais.

Vale lembrar que tem, ainda, a opção de se especializar em uma das áreas reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Algumas das suas opções são: Dentística Restauradora, Endodontia, Estomatologia, Implantodontia, Odontologia Legal e Ortodontia.

Qual a função de um ortodontista?

Um ortodontista é um profissional formado em Odontologia e especializado em Ortodontia. Sua função está centrada basicamente no cuidado com a posição da estrutura dentária e dos ossos que compõem o maxilar. Normalmente, problemas envolvendo essas partes da boca são corrigidos com o uso de aparelhos dentários.

Sua atuação e intervenção são de fundamental importância, uma vez que a posição inapropriada de dentes e ossos pode prejudicar a limpeza adequada da região, ocasionando problemas graves, como a periodontite. A mastigação também pode ser afetada negativamente, causando dores e incômodos ao paciente.

Qual é a diferença entre dentistas e ortodontistas?

As principais diferenças entre esses profissionais concentram-se na especialização, que pode ou não ser cursada, e nas funções desempenhadas por eles. Observe:

Um cirurgião-dentista é o profissional formado em Odontologia. Esse trabalhador ainda não cursou (e talvez esse não seja seu objetivo) especialização em uma das várias áreas reconhecidas pelo CFO. Sua função é, basicamente, cuidar da saúde bucal dos pacientes, se atentando a problemas na gengiva, mordida e dentes.

A profissão também realiza tratamentos estéticos e é capaz de diagnosticar e tratar doenças na boca. Enquanto isso, um Ortodontista é aquele cirurgião-dentista que, além de se formar em Odontologia, é especializado em uma de suas áreas, a Ortodontia.

Como mencionado, a função desse profissional é promover a correção da posição dos dentes e dos ossos do maxilar humano, garantindo uma mordida correta e adequada para atividades diárias como a limpeza e a mastigação.

Como funciona o curso de Odontologia?

Ofertado na modalidade de bacharelado, o curso de Odontologia dura cerca de cinco anos. Para se graduar na área, o estudante precisa, além de apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), frequentar uma carga horária de estágio supervisionado que seja equivalente a pelo menos 20% das horas totais de graduação na área.

Além disso, se o seu sonho é cursar odontologia, é fundamental que você escolha bem a instituição de ensino onde irá se graduar: ela precisa estar vinculada com o Ministério da Educação (MEC) e ser reconhecida por ele. Se certificar disso ajudará a evitar que você tenha problemas futuros com a validação do seu diploma.

Sobre a formação na área, vale mencionar ainda que, após conquistar o diploma, você tem a oportunidade de seguir dois caminhos: a pós-graduação lato sensu e a pós-graduação stricto sensu. Se a sua vontade é atuar no mercado de trabalho e se especializar em alguma área da Odontologia (como a Ortodontia), opte pela primeira alternativa. Por sua vez, se o seu objetivo é atuar no meio acadêmico, dando aulas, a segunda opção é a mais indicada para você.

Se você sente que tem vocação para cursar essa graduação, não perca tempo. Confira agora mesmo uma lista com faculdades pertencentes ao Grupo Afya que contam com o curso de Odontologia: 

Depois de entender melhor a diferença entre um Dentista e um Ortodontista, que tal ficar por dentro dos principais campos de atuação da Odontologia? Amplie seu conhecimento: conheça mais sobre a Clínica Geral, Implantodontia, Odontologia Legal (forense) e outros ramos da área!

Escrito por Redação Afya

    Banner_InfoEnem