Redação Afya - fev 14, 2022

Orientação profissional: o que é e quando vale a pena?

 Ao escolher uma profissão, não basta apenas pensar nas matérias preferidas da escola e se basear nisso para a escolha. Muitos fatores devem ser analisados. Por isso, existe a orientação profissional. Mas, o que é isso? O que se pode esperar deste processo? Quando vale a pena fazer? A seguir, respondemos todas estas perguntas. 

O que é orientação profissional?

A orientação profissional é a prática voltada para ajudar na escolha, preparação ou exercício de uma profissão que requer formação. Segundo pesquisa publicada na Revista Brasileira de Orientação Profissional, a orientação profissional surgiu com o objetivo de selecionar e orientar jovens para cursos profissionalizantes.

Portanto, a proposta desta orientação é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para ajudar os alunos a construírem projetos de vida e de carreira, como a escolha da do curso de graduação.

Já foi chamado de orientação vocacional e de orientação para a carreira. Mas, no Brasil, hoje, o termo mais utilizado é orientação profissional.

Leia também: Mitos e verdades da influência dos pais para a profissão dos filhos

Como funciona a orientação profissional

De acordo com especialistas, a orientação profissional se baseia principalmente em três passos:

  •         Autoconhecimento: conhecer habilidades, interesses, ambições, limitações e características pessoais;
  •         Possibilidades e características das profissões: estudar e aprender informações sobre as profissões, salários e mercado de trabalho;
  •         Integração de todas estas informações para um plano de ação.

Isso tudo sempre com a ajuda de um orientador, que geralmente é um psicólogo ou também por meio do método de coaching.

Existem hoje diferentes métodos de orientação profissional. Mas, em geral, incluem um processo com vários encontros, dinâmicas e testes vocacionais com perguntas objetivas. Além disso, pode ser realizada em grupo ou de forma individual. O mais importante é que a orientação profissional ajuda a desenvolver o autoconhecimento, que é essencial para o planejamento da carreira.

Leia também: Desafios na escolha da profissão, como podemos ajudar?

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa pode passar pelo processo de orientação profissional. A questão principal é: vale a pena para todo mundo? Os principais motivos que levam uma pessoa a buscar orientação profissional e se beneficiar dela são:

  •         Insegurança diante da escolha da graduação;
  •         Insatisfação com a profissão que já exerce.

Ela é muito indicada para quem está no último ano de escola e vai prestar vestibular. Vale lembrar que é comum que muitas pessoas abandonem o curso que escolheram logo no primeiro ano de faculdade. Por isso, passar pela orientação profissional antes, aumenta a chance de não ter esse tipo de dúvida depois.

Leia também: Desafios da escolha na vida profissional de grandes nomes da história

O que é possível esperar de um processo de orientação profissional

O resultado depende do comprometimento e do envolvimento de quem participa. Mas, em geral, espera-se ter um maior autoconhecimento e sugestões de novos caminhos profissionais, como a escolha de um curso de graduação. É importante entender que ela não serve para uma resposta definitiva. Mas sim para ajudá-lo a ter opções mais assertivas.

Leia também: Perfil profissional: como escolher o curso certo em 5 passos

Como fazer

Em algumas escolas e instituições de ensino, são oferecidos serviços de orientação profissional. Mas no site da Associação Brasileira de Orientação Profissional é possível encontrar também lista de profissionais que oferecem orientação em vários estados do Brasil.

Para te ajudar nessa etapa tão importante da sua vida, criamos um guia que ensina como escolher uma profissão. Baixe e veja algumas dicas para o seu futuro profissional!

 

 

 

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05