Pedro Ramos - jun 12, 2019

O que faz um profissional de Estética e Cosmética?

Apesar da crise política e econômica, o mercado brasileiro da beleza não para de expandir. Dados da ABIHPEC mostram que esse setor cresceu 567% nos últimos 5 anos. Se antes o número de profissionais de Estética e Cosmética girava em torno de 72 mil, hoje mais de 480 mil pessoas atuam nessa área. Sem dúvida um cenário bastante próspero para aqueles que buscam por novas oportunidades de trabalho.

Mas, afinal, o que faz um profissional de estética e cosmética?

Quando você faz um curso de estética e cosmética, você não apenas se torna um especialista em beleza, como também em saúde e bem estar, podendo atuar em clínicas de cirurgia plástica e consultórios de dermatologia, por exemplo. Nesses contextos, seu papel será auxiliar os médicos em tratamentos preventivos e acompanhar o pós-operatório dos pacientes.

Além disso, você também poderá atuar em salões de beleza, spas e academias. No dia a dia, você irá aplicar produtos cosméticos e técnicas de manipulação com o auxílio de aparelhos em atividades como bronzeamento artificial, depilação, limpeza de pele, hidratação e massagens modeladoras.

Outra possibilidade é trabalhar como autônomo, oferecendo consultorias  de imagem pessoal ou para empresas do ramo.

o-que-faz-estetica-e-cosmetica-afya

Quais são as áreas de atuação?

Durante o curso de estética e cosmética da UNITPAC ou da FADEP você aprenderá todas as técnicas relacionadas à profissão. Após concluir sua formação, poderá trabalhar em áreas específicas como:

  • Estética corporal: emprega tratamentos que melhoram o contorno do corpo.
  • Estética facial: aplica tratamentos que previnem o envelhecimento, amenizam linhas de expressão e manchas no rosto.
  • Estética pré e pós-cirúrgica: aplica técnicas que diminuem o desconforto das intervenções cirúrgicas.
  • Massagem corporal: drenagem linfática, massagens modeladoras e relaxantes.
  • Massagem facial: técnicas para prevenir o envelhecimento, aliviar tensões e promover o bem estar.
  • Podologia: trata dos cuidados com os pés, inclusive doenças
  • Terapia capilar: com o intuito de tratar os fios e o couro cabeludo, prevenindo a calvície e outras condições clínicas.
  • Visagismo: analisa os componentes de cada rosto e cria uma imagem adequada à personalidade de cada pessoa.
  • Maquiagem profissional: cinema, TV, teatro, desfiles de moda, ensaios fotográficos. A indústria criativa e do entretenimento conta com profissionais da beleza para maquiar modelos e artistas. 

Sem dúvida uma carreira com muitas oportunidades!

Escolhendo o curso

Agora que você já sabe como trabalhar com estética, está na hora de escolher onde fazer a sua formação. Na UNITPAC ou FADEP , o curso de estética e cosmética ocorre no período noturno e possui 3 anos de duração. As aulas são presenciais em Araguaína, Tocantins, e ao se formar você obterá uma certificação de tecnólogo em estética e cosmética.

Esse curso superior foi criado para aqueles que buscam conhecimento científico na área, ou seja, para aqueles que querem se destacar no mercado da beleza, pois ele é um tanto quanto competitivo!

Durante as aulas, você irá desenvolver todas as habilidades técnicas necessárias para se tornar um profissional incrível, além de adquirir conhecimentos multidisciplinares como gestão, marketing, nutrição, fisiologia, anatomia e psicologia, por exemplo. Assim, você terá uma visão ampliada dessa carreira, uma vez que a percepção que as pessoas têm a respeito de si mesmas influenciam na sua qualidade de vida, na sua saúde e no seu bem estar.

Gostou? Inscreva-se para o nosso vestibular! A UNITPAC ou a FADEP possui um dos melhores cursos de estética e cosmética no Tocantins!

FAZER NOVA INSCRIÇÃO

Escrito por Pedro Ramos