Pedro Ramos - jun 21, 2019

O que faz um farmacêutico?

O farmacêutico é um profissional de atuação diversificada que pode atuar em mais de 70 áreas, sempre com o objetivo de zelar pela saúde da população. Ele realiza processos que vão desde a pesquisa, a produção, controle de qualidade e distribuição de medicamentos, cosméticos e alimentos, além de realizar exames em laboratórios de análises clínicas.

O mercado de trabalho farmacêutico

A indústria farmacêutica teve um crescimento bastante expressivo nos últimos anos. Dados da IQVIA mostram que, em 2017, o setor cresceu aproximadamente 13%, mesmo com os desafios da crise político-econômica.

Se o mercado cresce, a demanda por profissionais qualificados aumenta também. Mas, onde atuam os farmacêuticos? O que eles fazem no dia a dia de trabalho? Se você ainda não sabe, não se preocupe. Estamos aqui para explicar, tintim por tintim, o que faz um farmacêutico, como atuar na área e quais são os melhores cursos de Farmácia. Partiu?

Atualmente, o Brasil possui o 8º maior mercado farmacêutico do mundo. Estudos da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) estimam que o setor poderá chegar ao 5º lugar no ranking até 2021.

O sucesso desse mercado é influenciado pelo tamanho da população e pelo aumento de sua renda, assim como pelos programas de assistência farmacêutica do Governo.

Nas regiões Sul e Sudeste, encontramos os maiores mercados brasileiros, que juntos empregam cerca de 66% dos profissionais farmacêuticos, segundo informações divulgadas pelo Conselho Federal de Farmácia. No norte e no Nordeste, as perspectivas também são boas, pois esses profissionais estão sendo cada vez mais valorizados e requisitados.

farmacia afya

Áreas de atuação

Seu campo principal é as farmácias, drogarias, indústrias de alimentos, medicamentos e cosméticos, hospitais, laboratório de análises clínicas, saúde pública, estética, dentre outras áreas.

Os maiores empregadores do mercado farmacêutico sãs as indústrias de medicamentos e cosméticos, como também os laboratórios de análises clínicas, e as drogarias e farmácias de manipulação. As farmácias populares, Unidades Básicas de Saúde e os serviços de Vigilância Sanitária, no setor público, são postos de trabalho que crescem ano após ano.

Se você gosta de pesquisar, a área científica é bastante promissora. Nela, você poderá atuar com biologia molecular, descoberta de novos medicamentos, plantas medicinais e toxicologia forense, por exemplo.

Funções e responsabilidades

O papel principal de um farmacêutico é estudar a composição não apenas de medicamentos, como também de cosméticos e alimentos industrializados, orientando a fabricação e o uso desses itens. O farmacêutico também é responsável por registrar medicações, distribuí-las, comercializá-las e verificar se estão de acordo com as normas sanitárias.

Nas farmácias, esses profissionais podem manipular medicamentos, preparando fórmulas tradicionais ou personalizadas. E nos laboratórios, por sua vez, os farmacêuticos realizam exames para diagnosticar e acompanhar doenças.

A principal responsabilidade do farmacêutico é cuidar das pessoas, garantindo a melhoria da qualidade de vida e saúde.

Como ser farmacêutico

Para atuar como farmacêutico, você precisa de uma graduação em um curso de Farmácia. Durante a formação, você irá aprender conceitos gerais de química, biologia e ciência da saúde; irá compreender a importância do controle de qualidade de medicamentos, como funciona a tecnologia de alimentos, como prestar assistência farmacêutica, realizar exames para diagnóstico de doenças, entre outras competências que fazem parte do dia a dia de trabalho.

Além das aulas teóricas, o curso possui muitas aulas práticas, onde você também aprenderá como produzir medicamentos e cosméticos,  realizar análises químicas e exames. Matérias como anatomia, biologia e química farão parte dos seus estudos. Mas você também entenderá as questões éticas e morais que fazem parte da profissão, como os direitos humanos e a responsabilidade social, por exemplo.

Onde estudar Farmácia

A UNITPAC, em Tocantins, e a FASA Montes Claros, em Minas Gerais, são duas das melhores faculdades particulares do Brasil que oferecem o curso de Farmácia.

As duas graduações são bacharelado e buscam desenvolver todas as habilidades clínicas necessárias para que os alunos formados promovam a saúde individual e coletiva. Ambas são muito bem equipadas com laboratórios modernos e máquinas que simulam as práticas da indústria farmacêutica. Assim, quando você se formar, saberá exatamente como realizar suas atividades, tornando-se um profissional altamente capacitado.

Se esse era o empurrãozinho que faltava para você escolher a sua área de estudos, entre em contato agora mesmo com a UNITPAC e com a FASA Montes Claros para receber mais informações sobre os cursos. Seja qual for a sua escolha, as instituições de ensino do Grupo Afya são as mais renomadas do país.   

Junte-se a UNITPAC ou faça parte da FASA Montes Claros.

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos