Pedro Ramos - ago 26, 2019

O que estudamos na faculdade de Psicologia

A Psicologia se estruturou inicialmente como uma ramificação da área da saúde e vem ocupando cada vez mais espaços, como na área das Humanas e Sociais, onde se observam demandas dentro de seu escopo de habilidades e competências para um impacto positivo na vida das pessoas e grupos. Assim, ela vem se apresentando enquanto ciência e profissão cada vez mais importantes e necessárias na sociedade.

Resumido em poucas palavras, a psicologia trabalha estudando o comportamento, buscando compreender as relações humanas em suas pluralidades, mas é importante destacar: é uma ciência em contínuo desenvolvimento, e como tal,  além de atendimentos, promoção e prevenção em saúde mental ela busca analisar os fenômenos que a cercam por meio de pesquisas científicas.

Dessa maneira, poder se aprimorar cada vez mais para contribuição no bem-estar social, sobretudo diante de novos desafios, paradigmas e tecnologias que ocasionam frequentes mudanças nas formas de se relacionar e viver é extremamente necessário para exercer a profissão com maestria.

O curso de Psicologia tem uma extensão de 4 a 5 anos, possuindo muitas matérias teóricas e práticas em sua grade curricular, pelo que os alunos têm contato direto com as mais variadas atividades de atuação e campos, vivenciando os casos e demandas de atendimentos reais, que vão servir de base para sua formação.

Você quer conhecer mais sobre o que se estuda na faculdade de Psicologia? Acompanhe a leitura e saiba mais!

faculdade-de-psicologia-afya

Disciplinas do curso de Psicologia

A maioria das matérias são divididas em dois grandes grupos, por um lado as que são parte das Ciências Humanas, que focam no entendimento do ser, da psique, e os diferentes comportamentos sociais das pessoas. Por outro lado é necessário incluir na currículo disciplinas biológicas, para entender o funcionamento do corpo e a mente.

Conheça algumas das disciplinas humanísticas:

  • Sociologia e antropologia;
  • Filosofia;
  • Psicologia social;
  • Psicanálise;
  • Fenomenologia e existencialismo;
  • Psicologia do desenvolvimento;
  • Psicologia e políticas públicas, e
  • Ética profissional.

Essas são algumas das principais disciplinas da grade curricular, mas é importante saber que o entendimento do humano também deve envolver questões biológicas, por isso é comum estudar algumas matérias como por exemplo:

  • Neuroanatomia;
  • Neurofisiologia;
  • Bioestatística;
  • Psicologia genética;
  • Psicofarmacologia.

O que se espera de um profissional formado em Bacharelado em Psicologia?

O profissional deverá estar capacitado para entender, diagnosticar e analisar os diferentes fatores internos e externos que motivam, desanimam ou até impedem a pessoa de desenvolver suas atividades cotidianas.

Entender a mente de cada indivíduo, desde suas diferentes fases da vida é essencial, pois a psique funciona de diferentes formas na infância, na idade adulta e na velhice, mas o profissional poderá trabalhar focado em algum tipo específico de demanda, como referentes às questões de vulnerabilidades sociais, ou de aprendizagem, dentre muitas outras.

Por isso, com as diferentes correntes psicológicas, o jeito de pensar do profissional e até a necessidade do paciente, o psicólogo poderá trabalhar em distintas organizações com fins específicos no campo público e privado.

VEJA TAMBÉM

Conheça quais carreiras são possíveis na área de saúde

Por que cursar o Ensino Superior

Como ser um profissional de Psicologia reconhecido?

O curso de Psicologia precisa que o profissional saiba compreender os processos de desenvolvimento humano e suas diversas aplicações metodológicas desde o início da graduação. Por isso já nos primeiros semestres, você terá alguns estágios supervisionados, de carácter teórico-prático para capacitar para o mercado de trabalho.

Ficou curioso pelo curso e quer conhecer mais sobre alguma faculdade reconhecida pelo MEC com o curso de Psicologia? Saiba  mais!

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos