Pedro Ramos - jul 29, 2019

Nutrição Hospitalar: um cuidado especial com a alimentação

A nutrição hospitalar vem ganhando cada vez mais destaque dentro da saúde e, por isso, os cursos de nutrição são um dos mais procurados no mercado atualmente.

O Nutricionista no ambiente hospitalar tem o papel de fornecer uma alimentação completa, independente de qualquer patologia/doença, a fim de restaurar e recuperar a saúde do paciente por meio da alimentação.

Para tanto, o Nutricionista atua tanto no atendimentos aos pacientes nos leitos, quanto no Serviço de Nutrição e Dietética (SND, Cozinha do Hospital), cuidando da qualidade dos alimentos a serem produzidos.

No texto a seguir mostramos os cuidados especiais que um profissional da nutrição precisa seguir com os alimentos dentro de um hospital. Conheça!

nutrição hospitalar-afya

Entenda o que é Nutrição Hospitalar

No ambiente Hospitalar o Nutricionista trabalha com uma equipe multiprofissional, médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, todos com mesmo foco, a recuperação dos pacientes.

A Nutrição Hospitalar se baseia no acompanhamento completo do paciente,conhecendo  inicialmente sua patologia/doença e realizando uma avaliação nutricional é possível determinar qual a melhor dieta e orientações nutricionais a serem seguidas. 

VEJA TAMBÉM

Como a Nutrição e a Agronomia podem andar juntas

Conheça quais carreiras são possíveis na área da saúde

A Nutrição Hospitalar vai muito além de uma "sopa", pois cada dieta deve ser preparada com muito cuidado, atendendo às restrições de cada doença, mas com muito aroma, sabor e boa apresentação.

Um dos desafios com os quais se encontra o profissional é que os pacientes nem sempre se encontram muito dispostos a consumir comidas de hospitais, já que procuram por mais sabor, com diferentes temperos ou misturas, sempre dentro das restrições impostas pelo médico, o que é uma das situações mais comuns.

Qual o trabalho dentro do hospital de um nutricionista?

O trabalho do Nutricionista vai muito além do preparo de dietas e cardápios, ele é responsável por todo controle de qualidade de alimentos, da cozinha, do lactário e da sua equipe, para que tudo que é produzido chegue com qualidade e segurança ao paciente.

Agora que você já conhece mais sobre a área de atuação dentro da nutrição hospitalar, acesse o site e conheça o Curso de Nutrição da Uninovafapi ou da Uniptan e trilhe seu caminho profissional!

Conheça a AFYA

 

Escrito por Pedro Ramos