Redação Afya - jan 28, 2021

Neuropsicopedagogia: conheça a área e entenda a sua importância

Você já conhece a Neuropsicopedagogia? Dedicada a estudar a relação entre o sistema nervoso e a aprendizagem, essa é uma área que tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente devido ao papel importante que desempenha na escolaridade. Os profissionais que se interessam por ela devem, de forma geral, possuir tranquilidade, paciência e didática, já que serão responsáveis por acompanhar pessoas que precisam de auxílio no processo cognitivo.

Acredita que essa pode ser a área ideal para você? Então continue a leitura e descubra mais sobre ela!

Neuropsicopedagogia: O que é?

A Neuropsicopedagogia é uma área multidisciplinar que se responsabiliza pelo estudo e cuidado com a aprendizagem. Ela se ocupa em tratar e solucionar dificuldades cognitivas, facilitando e melhorando o processo de aprendizagem e comunicação. É uma forma, ainda, de se dedicar a entender melhor as limitações e bloqueios de cada pessoa, buscando trabalhar neles e estimular o desenvolvimento do indivíduo.

Como atuar na área?

Para atuar na profissão é necessário, em primeiro lugar, se graduar em cursos como a Psicologia e a Pedagogia. O primeiro possui uma duração média de cinco anos, enquanto o segundo dura aproximadamente quatro anos.

Após se graduar em algum desses cursos, é necessário que você realize uma pós-graduação ou especialização em Neuropsicopedagogia, buscando aprofundar os conhecimentos no ramo. Esse período de estudo deve durar aproximadamente dois anos, tempo que pode variar de acordo com a instituição.

Se você se interessa por esse universo e pretende cursar as formações mencionadas, conheça algumas das faculdades associadas ao Grupo Afya Educacional que contam com os cursos:

  • UNITPAC- Araguaína (TO): Graduação em Psicologia e Pedagogia.

  • SÃO LUCAS - PORTO VELHO: Graduação em Psicologia.

Vale lembrar que todas as faculdades são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e, com ensino inovador e de qualidade, representam um ótimo caminho para uma carreira de sucesso.

Quais as possibilidades de atuação?

As formas de atuação da profissão se dividem em três ramos: Institucional, Clínica e Hospitalar. No caso da primeira opção, o profissional poderá atuar principalmente em ambientes escolares, ajudando no processo de aprendizagem das crianças e evitando a desistência dos jovens devido às dificuldades na jornada educativa. Isso pode ser feito detectando e tratando bloqueios no estudo. Também há a possibilidade de auxiliar na educação de estudantes com deficiência.

Vale lembrar, ainda, que um Neuropsicopedagogo pode ajudar na instrução de professores e responsáveis a respeito da forma correta de acompanhar os estudantes e lidar com o processo de aprendizagem pelo qual passam.

O profissional que escolher a Neuropsicopedagogia Clínica atuará em espaços como consultórios e postos de saúde. O seu objetivo principal será trabalhar com pacientes que possuem alterações em habilidades comunicativas, auditivas e cognitivas.

Por fim, no terceiro ramo, esse profissional irá atuar em espaços ligados à área hospitalar, lidando principalmente com o processo de reabilitação de pessoas que sofreram danos cognitivos, como pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Qual a importância da área?

A Neuropsicopedagogia é uma área de extrema importância para a sociedade, uma vez que facilita o processo de aprendizagem de jovens e crianças, favorecendo a formação de estudantes cada vez mais prontos para absorver os conteúdos expostos. Um maior nível de escolaridade é responsável, por sua vez, por maiores chances de colocação no mercado de trabalho.

Atuando também na recuperação e no tratamento de adultos, o profissional que escolhe essa área representa, de forma geral, um facilitador para a inclusão de todos, permitindo trocas sociais completas por meio do diálogo, do aprendizado e da comunicação.

E você: se identificou com essa área de atuação?  

Escrito por Redação Afya

    Banner_InfoEnem