Redação Afya - mar 18, 2022

Interpretação de texto: 9 dicas para melhorar a sua

Embora seja amplamente valorizada, a redação não é o único tributo esperado daquele que concorre a uma vaga no vestibular. A interpretação de texto é, na verdade, ponto de partida para construção de qualquer posicionamento crítico – como o que se espera de uma redação.

Sendo assim, saber interpretar um texto requer compreender a estrutura, a linguagem, o vocabulário, eventuais referências citadas pelo autor e, a partir delas, criar intertextualidade para outros conteúdos relacionados àquele mesmo tema.

Isso indica que a interpretação de texto não é importante apenas para a ocasião do vestibular. Ou seja, ter a habilidade oferece a vantagem de destacar-se também em outras ocasiões como na demonstração de compreensão do que foi exposto e capacidade de apresentar ideias correlatas e soluções, como em um teste de emprego, por exemplo.

Leia também: 7 lições de português para não errar na hora da redação

Saiba mais sobre o princípio da interpretação

Segundo a Hermenêutica, área da filosofia que estuda a interpretação, existem algumas etapas que podem favorecer uma boa interpretação de texto. São elas: a pré-compreensão (parte da premissa que o leitor tenha conhecimento prévio sobre o assunto lido); a compreensão (a partir da segurança da pré-compreensão, o leitor se aprofunda na leitura para se deparar com novas informações); interpretação (requer que, a partir do que foi visto, o leitor possa criar uma “interlocução” com o texto, enriquecendo aquele contexto a partir de outros materiais já visto por ele).

9 dicas práticas para melhorar a interpretação de texto

  1. Torne a leitura um hábito diário – quanto mais amplo for seu repertório, maior será a facilidade para criar conexões sobre variados assuntos. Além disso, ao aumentar o volume de leitura, a capacidade de compreensão também é favorecida.

  2. Não faça de palavras desconhecidas um obstáculo – no dia a dia, enquanto você se prepara, o ideal é buscar as palavras desconhecidas em um dicionário e ampliar seu vocabulário. No entanto, é válido ter em mente que ao não ter condição de consultar uma palavra, você ainda terá o contexto geral do que está escrito.

  3. Estude gramática para melhorar sua capacidade de interpretação de texto – esse é um ponto bastante relevante, pois uma simples mudança de posição de vírgula pode mudar completamente o sentido de uma frase.

  4. Saiba identificar o interlocutor do texto – saber com quem o autor está falando é um dos pontos que facilita a compreensão e interpretação.

  5. Identifique as ideias centrais do texto – para isso, você pode usar o recurso de sublinhar palavras. Essa prática poderá ser útil para o próximo passo.

  6. Explique a si mesmo o que acabou de ler – quanto mais detalhada for a explicação, melhor será o exercício.

  7. Aprenda a criar sínteses do que foi lido – a recomendação é de que elas sejam sobre cada parágrafo lido, assim será possível verificar se todos os tópicos essenciais foram realmente compreendidos e podem ser interpretados.

  8. Sempre tenha em mente o contexto da produção – tente observar, no texto, indícios que revelem em que situação aquele material foi produzido. Ano, período, país, comunidade são alguns desses indícios que podem ajudar a compreender melhor a visão do autor ao produzir o texto.

  9. Atente-se para que suas opiniões não afetem a interpretação – principalmente em casos em que dados são apresentados, eles sempre deverão prevalecer. É possível corroborar com eles ou contrapor com outros dados, mas jamais tente criar intertextualidade a partir de opiniões.

Leia também: Mandou mal no Sisu? Saiba quais são suas opções

Como aplicar a interpretação de texto na prova do vestibular?

  • Leia calmamente o texto e faça isso mais de uma vez;
  • Identifique o interlocutor do texto;
  • Identifique as ideias centrais do autor;
  • Leia as perguntas quantas vezes forem necessárias e busque as respostas no texto.

Gostou desse conteúdo? Continue a navegação para ler outros similares no nosso blog.

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05