Redação Afya - jun 8, 2022

Hard skills: o que são e como desenvolvê-las

O mundo do trabalho está mudando e suas necessidades, também. No último Índice de Confiança Robert Half, 49% dos recrutadores afirmou que o principal desafio na hora de contratar novos talentos às empresas é a escassez de mão de obra qualificada. Isto é: a falta de hard skills. Sabe aquela lista de pré-requisitos técnicos que aparece nas descrições das vagas do LinkedIn? Pois é exatamente sobre isso que os profissionais de RH estavam falando quando foram entrevistados e, neste artigo, você descobrirá como adquirir as habilidades que eles estão querendo. Leia com atenção e até o final!

O que são hard skills?

São habilidades técnicas necessárias para um bom desempenho em uma ou mais áreas de trabalho e/ou em cargos específicos, cujo grau de aptidão pode ser facilmente mensurado. Ou seja, ao contrário das soft skills, tais capacidades não estão relacionadas ao comportamento humano ou a seu desenvolvimento emocional, mas ao uso de ferramentas e equipamentos, entre outras tecnologias, dentro de uma cadeia produtiva.

Isso significa que esse tipo de habilidade é mais generalista, pois um software não dispõe de regras diferentes para cada um que o utiliza no mercado. Por esta razão, hard skills podem ser aprendidas de modo massificado por meio de cursos, treinamento vocacional, workshop e exercícios práticos, por exemplo. No entanto, nenhum ensino garante que todos os alunos aprenderão da mesma forma ou saberão empregá-las com a mesma qualidade.

Além disso, em algumas carreiras, tais conhecimentos técnicos são inclusive pré-requisitos básicos para se conseguir uma oportunidade. Afinal, não é possível tornar-se um desenvolvedor web e exercer tal profissão sem saber pelo menos uma das linguagens de programação.

Alguns exemplos de hard skills são:

  • Informática: Word, Excel, PPT;
  • Marketing e pesquisa;
  • Programação: HTML, CSS, Javascript;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Design UX e Redação UX;
  • Mineração de dados;
  • Logística e contabilidade;
  • Idiomas estrangeiros.

Desenvolvendo hard skills

Uma vez que se trata de habilidades técnicas, você muito provavelmente precisará fazer certo investimento financeiro para conseguir desenvolvê-las. Mas isso não quer dizer que o custo será muito alto. É possível encontrar cursos on-line e ingressos para workshops a preços acessíveis e sobre diferentes tipos de hard skills atualmente. Nós só não indicamos limitar-se apenas a fontes gratuitas de conteúdo, como canais do YouTube e PDFs, pois o mercado de trabalho costuma cobrar certificados, como prova comprobatória de estudo.

Abaixo, nós sugerimos três caminhos que podem à sua maneira te auxiliar no desenvolvimento de determinadas hard skills. Veja só:

Tecnólogos

Tecnólogos são cursos de curta duração que abrem muitas portas ao mercado de trabalho, pois têm um alto nível de aceitação pelas empresas a depender da instituição de ensino em que você escolher estudar. Portanto, faça uma boa pesquisa antes de se matricular para que cada centavo valha a pena. Hoje, com a alta demanda em tecnologia, existem muitas opções de 12 meses para aprender HTML, CSS e Javascript.

Embora não seja igual a uma graduação, tecnólogos oferecem conhecimentos complementares. Por exemplo, em um curso de bacharel em Design, você aprenderá mais a parte teórica em sala de aula do que será assistido nos laboratórios da universidade. Nesse sentido, ingressar em um ensino superior da área depois de já ter concluído um tecnólogo fará de você um Designer UX e/ou Gráfico muito mais bem preparado. Além disso, seu diploma terá a mesma validade para prestação de concursos públicos.

Cursos on-line e workshops

Com um orçamento mais apertado, cursos livres e workshops on-line talvez sejam a sua melhor escolha. Muitos especialistas têm dedicado parte de sua rotina a montar aulas sobre os assuntos que dominam para vendê-las na internet, por meio de plataformas focadas em conteúdos educacionais, como a Hotmart e a Domestika.

Mas preste atenção na hora de se inscrever! Pois às vezes o certificado do curso não está incluso no valor do curso, sendo necessária uma assinatura para adquiri-lo. Sabe aquela vaga na qual você nunca se candidata por não saber falar inglês fluente? Ou aqueles requisitos de informática, como domínio de Word, Excel e PPT, e até de gerenciamento de projetos. Tudo isso pode ser aprendido em workshops rápidos.

Projetos pessoais e trabalhos voluntários

Por fim, se por agora você realmente só pode abrir mão do seu tempo para desenvolver alguma hard skill, preste bastante atenção neste tópico. Existem muitas instituições filantrópicas que dependem do trabalho de voluntários para funcionar e expandir suas atividades, ajudando cada vez mais pessoas.

Em um cargo voluntário, você poderá colocar em prática conhecimentos teóricos sobre logística, contabilidade e mineração de dados, que aprendeu a partir de vídeos disponíveis na internet ou em livros, por exemplo. Depois de certo tempo dedicando-se, os resultados começarão a aparecer e você poderá solicitar uma carta de recomendação, que servirá como prova do seu aprendizado para recrutadores.

Outra opção é desenvolver projetos pessoais, como gravar um curta-metragem autoral ou desenvolver um plano de marketing e pesquisa para uma empresa ou perfil próprio nas redes sociais. Em ambos os casos, a sua comprovação será a inserção do vídeo ou de um relatório com os resultados obtidos em um portfólio on-line.

Destaque-se na multidão

Como você pôde ver, todas as áreas de conhecimento dependem de hard skills específicas para existir e acompanhar a inovação, aprendendo a mexer em novas ferramentas e sistemas, é o melhor jeito de construir uma carreira sólida. Isso porque, hoje, devido ao aumento da concorrência no mercado de trabalho, manter-se atualizado é o mínimo.

Apesar de muito concorrido, existem demandas específicas por mão de obra qualificada e é por meio do desenvolvimento de habilidades técnicas que você estará entre os melhores. Mas não adianta saber tudo sobre colocação profissional enquanto não ainda descobriu sua verdadeira vocação.

Então, baixe agora o e-book Humanas, Exatas ou Biológicas e encontre o curso ideal para o seu futuro!

Quero descobrir o curso ideal para mim

Agora, se você já sabe qual carreira profissional deseja para o seu futuro, escolha a unidade AFYA mais próxima de você e inscreva-se:

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05