Redação Afya - jul 24, 2020

Guia de profissão: o que faz um profissional de Sistemas de Informação?

É comum surgir a dúvida quando o tema é curso na área de Tecnologia da Informação, a mais conhecida área TI. Isso ocorre porque há diversas possibilidades como: Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, entre outros.

Com o universo de opções de cursos, surge também as inúmeras possibilidades de profissões como: Analista de Negócios, Engenheiro de Computação, TI, etc.

Agora, que você já conhece um pouco o que abrange a área de tecnologia, queremos compartilhar como é a graduação em Sistemas de Informação e o que faz esse profissional. Continue a leitura!

Conheça como é o curso de Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação trabalha com a informação e habilita profissionais para o trabalho com Tecnologia da Informação (TI) em todos os segmentos. Com isso, alia um conjunto de elementos, podendo ser da computação com os de gestão, proporcionando ao estudante um aprendizado importante sobre os componentes dos sistemas de informação - hardware, software, dados, pessoas e processos.

Ao longo do curso, o aluno estudará algoritmos, programação para computadores e dispositivos móveis, engenharia de software, inteligência artificial, banco de dados, entre outros.

Como profissional terá base em conceitos e teorias da computação, contribuindo para o conhecimento em automação, desempenho, eficiência e racionalização dos serviços administrativos das organizações, tornando a área de atuação um elemento estratégico da empresa.

Tem duração de 4 anos, é um curso Bacharelado e presencial. 

O que faz um profissional de Sistemas de Informação?

A principal missão do profissional de Sistemas de Informação é gerenciar dados que são gerados em ambientes tecnológicos internos e externos, organizando-os em softwares, sites ou bancos de dados, com objetivo de  garantir acesso à informação para todos os departamentos de uma empresa. 

Carreira

A faculdade de Sistemas de Informação permite que o aluno tenha diversos caminhos profissionais a trilhar, como:

  • Prestação de serviços;
  • Ensino/pesquisa;
  • Infraestrutura de TI;
  • Auditoria de sistemas;
  • Análise de sistemas.

Se identificou com o curso e quer saber mais sobre essa formação? Conheça as faculdades da Afya Educacional: FASA Monte Claros e UNIREDENTOR!

 

Escrito por Redação Afya