Redação Afya - jan 18, 2022

Graduação em Estética e Cosmética: como é o curso?

A maioria das pessoas que chegam até nós com dúvidas sobre a graduação em Estética e Cosmética tem como principal argumento o fato de que não é necessário um diploma para atuar na área. Mas, embora isso seja verdade, há uma grande diferença entre ingressar em um curso técnico e um curso tecnólogo. Para que você visualize o que queremos dizer, faremos um exercício.

Pense em um iceberg. Aquele imenso bloco de gelo do qual vemos somente o cume sobre a superfície. Esta pequena parte visível é comparável ao conhecimento prático que se adquire em cursos técnicos, enquanto a graduação oferece tanto o que é visível aos olhos quanto toda a teoria por trás de cada terapia e cada cuidado a ser dedicado.

Agora, está na hora de passar a bola. Como cliente, o que você prefere? Ser atendido por uma pessoa que sabe o porquê do procedimento que lhe oferece ou por quem apenas sabe executá-lo? E como profissional? Preferiria ser um mecânico ou um engenheiro mecânico?

Depois de pensar sobre estas questões fica mais fácil decidir pela graduação em Estética e Cosmética. Porém, se você está curioso para saber mais sobre o curso dos seus sonhos, não se preocupe, pois nós deixamos a melhor parte para as próximas linhas. Boa leitura!

Estética e Cosmética: o que é?

Por definição, estética é o ramo da filosofia voltado à reflexão sobre a beleza sensível e os fenômenos artísticos. Já cosmética ou cosmetologia trata-se da ciência que estuda a higiene e/ ou embelezamento físico por meio do uso dos produtos mais apropriados. Ou seja, são áreas de conhecimento que se complementam e que engrandecem a função do profissional formado em Estética e Cosmética na sociedade.

Disciplinas da graduação em Estética e Cosmética

O objetivo deste curso é desenvolver competências técnicas e científicas, que façam de cada estudante um profissional apto para trabalhar na área, oferecendo mais beleza e bem-estar aos seus clientes. A fim de desenvolver as melhores habilidades à aplicação de cosméticos e à manipulação de aparelhos, muitas matérias da grade curricular são compartilhadas com outras formações em Saúde, como Biomedicina e Farmácia. Dentre estas, as principais encontram-se listadas abaixo.

Anatomia Sistêmica

Matéria cujo objetivo é apresentar os sistemas respiratório, cardiovascular, linfático, digestório, urinário e genital em detalhes, oferecendo uma visão mais ampla do corpo humano.

Bioquímica Básica

Centenas de reações químicas acontecem dentro dos nossos organismos o tempo inteiro. Um exemplo é a digestão dos alimentos que ingerimos. A fim de compreendê-las a fundo, os estudantes têm esta matéria durante a graduação.

Fisiologia Humana

Vistas as estruturas nas matérias anteriores, agora, os alunos precisam aprender sobre os seus respectivos funcionamentos. Tanto das interações de cada um dos sistemas que compõem o corpo humano entre si quanto das reações desses com o meio externo.

Patologia

Esta matéria é considerada a base científica da Medicina. Isso porque ela compreende as diferentes explicações para os sintomas que sinalizam a existência ativa de uma doença no organismo de uma pessoa.

Mecanismo de Agressão e Defesa

A partir da integração entre bacteriologia, parasitologia, micologia, virologia e imunologia, o estudante é capaz de compreender como funcionam os mecanismos de defesa do corpo humano.

Perfil de um bom esteticista e cosmetologista

Para ser um bom profissional nesta área é preciso bastante jogo de cintura e habilidades interpessoais. Isso porque o estabelecimento de relações de confiança e afeto é o alicerce de qualquer negócio bem-sucedido em Estética e Cosmética. Afinal, muitos de seus clientes verão o seu trabalho e o ambiente que você oferecerá como um refúgio, um verdadeiro porto seguro, onde eles poderão ser eles mesmos.

Portanto, aperfeiçoar a sua comunicação para torná-la mais acolhedora possível será muito importante. Assim, você saberá conduzir a conversa de forma eficaz e descobrirá o que a pessoa deseja enxergar ao buscar a melhor versão de si. Comunicar-se, porém, não é uma via de mão única. Portanto, desenvolver uma escuta atenta também é essencial para este trabalho.

Disciplinas como Ciências Sociais, Saúde Pública e Psicologia Aplicada À Estética pavimentarão o seu caminho já desde os primeiros anos de curso nesse sentido. Mas paciência e empatia são virtudes que devem ser exercitadas no cotidiano até que se tornem parte de quem somos, como profissionais e como seres humanos.

Em suma, a delicadeza do toque deve seguir o padrão da fala, pois o objetivo de tratamentos estéticos é gerar bem-estar e não, hematomas. Além disso, manter o autocuidado em dia também é fundamental para transmitir credibilidade aos clientes.

Como é a rotina e o mercado de trabalho nesta área

Segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos cresceu 5,8% em 2020. Isto é, mesmo enfrentando a maior crise sanitária do século XXI e uma forte contração econômica, o mercado da estética teve fôlego para nadar em um mar de adversidades.

Atualmente, o autocuidado está perdendo o estigma de ‘egoísmo’ cunhado pelas gerações passadas. E isso é uma excelente notícia para quem quer investir no mercado de estética e cosmetologia, oferecendo bem-estar às pessoas por meio de terapias alternativas, massagens, hidratação capilar, entre outras técnicas.

Algumas das áreas que estão em alta são: o visagismo, que define o melhor corte de cabelo de acordo com a personalidade e características físicas do cliente; a consultoria de imagem, provendo dicas de beleza e de moda; e a docência, ministrando cursos de maquiagem.   

Na prática, todos os cargos que mencionamos acima podem ser exercidos tanto como esteticista empregado, em hotéis, clínicas e salões de beleza, academias, SPAs quanto como profissional autônomo. Além disso, caso você ainda não tenha condição de investir na abertura de um negócio físico, há a possibilidade de oferecer atendimento a domicílio.

Assim, sua carteira de clientes será robusta quando decidir mudar sua estrutura de trabalho. Talvez, depois seja até possível aumentar os valores cobrados pelos seus serviços uma vez que estes estiverem fidelizados.

Por fim, como cosmetologista você também poderá atuar em farmácias e laboratórios. Entre as atividades que poderão fazer parte do seu escopo de trabalho nestes e em outros lugares estão: estudar, criar e aperfeiçoar fórmulas de cosméticos; analisar resultados e efeitos colaterais de produtos; identificar composições mais indicadas para cada pessoa; e realizar consultoria e pesquisa de mercado.

De pessoas para pessoas

Em resumo, a graduação em Estética e Cosmética é mesmo incrível. Técnica e teórica na medida certa para que você saia da faculdade pronto para transformar a vida das pessoas, por meio da promoção do bem-estar físico, que também está diretamente atrelado à manutenção da saúde mental.

Portanto, não pense duas vezes. Aprenda com os melhores do ramo em uma instituição AFYA.

Quero fazer UNIDEP em Pato Branco – PR.

Quero estudar no UNITPAC em Araguaína – TO.

Quero entrar no São Lucas em Porto Velho – RO.

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05