Redação Afya - jun 30, 2022

5 tipos e gêneros textuais mais requisitados nas redações

Entre tantos estudos de matérias complexas e diferentes, a redação é uma das partes do vestibular que mais preocupa a maioria dos vestibulandos e não à toa: a nota dela influencia consideravelmente no resultado final, já que avalia muitos quesitos importantes ao mesmo tempo - domínio da língua, bagagem cultural e capacidade de argumentação. 

Ler bastante, aumentar seu repertório sociocultural e conhecer os editais de cada vestibular que será feito ajuda a ter um norte sobre os temas que podem ser abordados e também dos modelos de redações habitualmente propostos por cada instituição. 

Mas, antes disso, é preciso conhecer as diferenças básicas entre os tipos de texto e gêneros textuais que podem ser pedidos na hora da prova. Por isso, separamos a seguir algumas dicas que podem ajudar você nessa missão. Confira!

O que são gêneros textuais?

Muitas vezes, no nosso cotidiano, podemos escrever ou falar sobre um mesmo tema de diversas formas, certo? Nos adaptamos a quem precisa receber a mensagem e também escolhemos a melhor maneira para transmiti-la. 

A mesma mensagem, então, pode ser passada de forma diferente quando feita pessoalmente em relação a um envio por WhatsApp, por exemplo. Será ainda mais diferente se ela for passada em uma carta, e-mail corporativo ou num conto enviado a um amigo. 

Gêneros textuais são a reunião de textos com o mesmo objetivo, de acordo com suas características estruturais. Os textos do mesmo gênero têm a mesma intenção comunicativa, ou seja, promovem o mesmo tipo de interação entre o emissor e o  receptor (interlocutores) da mensagem por meio da mesma ferramenta de linguagem. 

Cada gênero conta com diferentes tipologias textuais. Uma narração pode ser materializada na forma de um conto, de um romance ou de uma crônica, por exemplo. Todos esses gêneros, embora tenham estruturas diferentes, trazem recursos linguísticos próprios do tipo narrativo, como a presença de um narrador, de personagens reais ou fictícios e de um enredo.

Conhecer as principais estruturas e funções de cada produção textual é importante para manter uma boa comunicação oral e escrita, tópicos que também englobam, claro, respostas às questões de português e a redação no vestibular. 

Leia também: Redação para o vestibular de medicina: veja 10 dicas!

Em resumo: cada gênero textual tem características específicas e apresenta uma função comunicativa. Basicamente eles se dividem em cinco tipos de tipologias de texto:

Narrativo

Se refere ao relato de fatos com personagens, tempo e espaço. Sua principal marca é a existência de acontecimentos reais ou fictícios, vividos por personagens, também reais ou fictícios, em um determinado tempo e espaço. A trama que envolve os personagens é chamada de enredo, que se divide em exposição, complicação, clímax e desfecho. 

Alguns gêneros desse tipo são o romance, conto, fábula, crônica, história em quadrinhos e novelas. 

Dissertativo-argumentativo

O tipo mais cobrado na redação do Enem está relacionado à defesa de ideias. Sua principal característica é a apresentação de um tema (chamado de tese), sobre o qual o emissor tem um ponto de vista e precisa defendê-lo. 

A clareza da construção desse tipo de gênero costuma ser dividido em introdução, argumentação, antítese e conclusão. Alguns gêneros textuais desse tipo são o sermão, artigo de opinião, monografia, editorial jornalístico e resenha crítica. 

Descritivo 

Os textos descritivos têm o objetivo de estimular os sentidos do receptor para que ele se imagine na cena e tenha a mesma sensação do emissor sobre o que está sendo relatado. Assim, esse tipo apresenta como algo é ou funciona, seja uma pessoa, um animal, um objeto, um sentimento ou um acontecimento. 

Alguns exemplos desse tipo são os textos de diários, relatos de viagens, biografias, autobiografias e anúncios em  classificados. 

Injuntivo

O texto injuntivo, também conhecido como instrucional, serve para orientar o locutor sobre como determinada ação deve ser feita. Sua característica principal é a presença de verbos no imperativo e de figuras de linguagem. 

Alguns gêneros textuais desse tipo são manual de instrução, receita culinária, regulamento, propaganda e bula de remédio.

Expositivo

Já os textos expositivos têm a função de definir ou conceituar algo no mundo, por meio de informações imparciais e mais literais, que costumam vir com uma enumeração de características, comparações e contrastes. 

Alguns gêneros textuais desse tipo são: verbete de dicionário, resumo, entrevista, enciclopédia e seminário. 

Pode interessar você: Resenha e resumo: conheça a diferença entre esses gêneros textuais

Agora que você já sabe o que são gêneros textuais e quais são os tipos de texto de cada um deles, veja 5 dicas para estudar esse tema de forma organizada:

  1. Entenda qual é o tipo - Quando você compreender as características do tipo de texto, você será capaz de identificar a função dos principais gêneros. Foque no uso de recursos linguísticos, como figuras de linguagem, estilo e linguagem literal usada. 

  2. Estude as estruturas - Existem vários gêneros textuais, mas estudar os usados com mais recorrência, suas estruturas e diferenças em relação aos outros tipos vai ajudar a identificar melhor os principais. Fazer pelo menos uma produção de texto para cada um lhe dará, na prática, uma noção das diferenças entre eles.

  3. Leia bastante - Além de ser um ótimo jeito de aumentar seu repertório sociocultural e aumentar sua concentração, a leitura vai lhe deixar mais familiarizado com os gêneros textuais - e, nesse sentido, quanto mais diferentes as obras lidas, melhor.  
  4. Preste atenção - Adicione matérias de jornais, posts em redes sociais, classificados e poesias à sua rotina. Comece a reparar em todos os tipos de textos que estiverem à sua volta para entender as diferenças entre eles. Você verá que os gêneros nada mais são que as ferramentas usadas para a transmissão de uma mesma mensagem de formas diferentes.
  5. Treine textos argumentativos - Como dissemos acima, o tipo dissertativo-argumentativo é o mais cobrado em vestibulares, e produzir vários deles é a melhor forma de você treinar a escrita, argumentação e o embasamento de textos coerentes. 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus colegas. E se você tem interesse em temas sobre estudos, aproveite para ler outros conteúdos do nosso blog

As inscrições para o Vestibular Afya estão abertas. Conheça nossas unidades e escolha seu curso!

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05