Redação Afya - abr 20, 2022

Quer ter foco nos estudos? 4 vilões da concentração e como driblá-los

Manter o foco nos estudos pode ser difícil já que conseguir ter atenção em uma tarefa só durante muito tempo tem sido cada vez mais desafiador. Todos nós temos aquele momento em que nossa mente começa a vagar e, de repente, estamos vendo o feed do Instagram.

Estamos cercados de objetos e situações que nos distraem e atrapalham a concentração. E, apesar de muitos acharem que ser multitarefa é bom, é um mito acreditar que é possível estudar e fazer outra tarefa ao mesmo tempo.

Segundo a Mayo Clinic, na melhor das hipóteses, você pode alternar rapidamente entre as tarefas. Mas em vez de tentar fazer duas coisas ao mesmo tempo, o melhor é procurar maneiras de manter o foco nos estudos.

Entenda quais são os principais da concentração e veja como driblá-los:

1. Celular

O smartphone com certeza é hoje a principal distração das pessoas. Segundo a American Psychological Association, um estudo com 260 estudantes solicitou que eles estudassem por 15 minutos em suas casas. A pesquisa mostrou que os participantes estudaram em média menos de 6 minutos antes de trocar de tarefa, que na maioria das vezes aconteceu devido a distrações tecnológicas.

Por isso, desligue as notificações de e-mail e aplicativos do celular até chegar ao seu momento de pausa que você programou. Uma opção também é não deixar o celular no espaço onde está estudando, deixe em outro cômodo da casa. Atualmente, também existem aplicativos anti-distração que bloqueiam o celular durante o tempo que você determinar.

Você pode achar que não funciona, mas teste fazer isso dois dias seguidos e veja como melhora. Dessa forma, você pode ir aumentando no dia a dia o tempo sem celular.

Leia também: Mitos e verdades sobre o vestibular

2. Dormir pouco

A falta de sono pode ser uma das principais formas de distração, pois dormir mal faz com que os processos de raciocínio diminuam e que a pessoa se torne menos alerta do que o normal. Com isso, a capacidade de concentração é prejudicada e a pessoa se distrai mais facilmente ainda.

Segundo a National Sleep Foundation, há evidências de que melhorar o sono pode aumentar o desempenho cognitivo de curto e longo prazo. A fundação afirma que tanto o sono interrompido como o sono insuficiente podem causar danos e reduzir a atenção e o aprendizado de uma pessoa.

Ainda de acordo com a National Sleep Foundation, a maioria dos adultos precisa de sete a nove horas de sono por noite. Portanto, o sono realmente precisa ser uma prioridade para quem precisa estudar.

Algumas dicas para dormir melhor são ter um horário fixo para dormir e acordar, manter o quarto sem luzes e sem barulho, e não fazer refeições pesadas, gordurosas e picantes muito tarde. Caso não consiga dormir bem mesmo mantendo uma higiene do sono saudável, é importante procurar um profissional da saúde.

Leia mais: Ansiedade: 10 dicas para impedir que atrapalhe nos estudos

3. Desorganização

Criar uma rotina organizada de estudos é muito importante para manter o foco nos estudos. Se estudar cada dia em um local, com materiais largados por todo lado ou com métodos diferentes o tempo todo, de forma desorganizada, é muito difícil se concentrar. Pode parecer bobagem, mas ser organizado e manter o local de estudos arrumado é essencial para ter bons resultados nos estudos.

Segundo a Australian Psychological Society, organizar o ambiente em que estuda, sentando longe da porta (onde as pessoas passam) e longe da janela (onde pode ter distrações externas) é importante para conseguir se concentrar. Além disso, criar antecipadamente um cronograma de estudos também ajuda a evitar distrações.

Leia também: Plano de estudos: descubra 9 passos para construir o seu

4. Distrações internas

Enquanto está estudando, você pode lembrar de algo do seu dia, como que precisa alimentar o cachorro mais tarde, ou que precisa mandar uma mensagem para uma amiga com alguma pergunta. E, geralmente, quando isso acontece, quer fazer e resolver na hora. Mas não faça isso. Toda vez que algo assim passar pela sua mente, anote em um caderno. Assim, depois que acabar de estudar, você lê e faz tudo que lembrou durante os estudos. Dessa forma, você não interrompe seus estudos e mantém o foco.

É uma maneira de criar uma rotina para cumprir todos os seus compromissos e que vai ajudá-lo a ter foco nos estudos.

Uma dica extra para conseguir prestar mais atenção e melhorar sua disciplina durante os estudos é praticar a meditação. Ao meditar, você conseguirá desenvolver maior capacidade de foco e relaxar o corpo e a mente.

Quer mais dicas para otimizar seu tempo de estudo? Baixe agora mesmo nosso e-book completo sobre roteiro de organização de estudos!

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05