Redação Afya - mai 6, 2022

Teste vocacional: entenda vantagens e desvantagens

O que você vai ser quando crescer? Provavelmente esta pergunta fez parte da sua infância e você respondeu com frequência. No momento de escolher a graduação, você foi daqueles que manteve o sonho de criança ou mudou de ideia depois de crescido? Vários fatores podem interferir neste momento. 

Afinal, escolher a profissão é uma decisão muito importante e, neste processo de decisão, muitas dúvidas podem aparecer. Diante disso, o teste vocacional tem surgido como uma opção de ferramenta de apoio muito importante. Mas, será que vale a pena partir para esta alternativa? Acompanhe este artigo e descubra os prós e contras desta ferramenta que pode te ajudar a tomar a decisão correta. Confira!

O que é um teste vocacional?

O teste vocacional é destinado a avaliar as habilidades, interesses, traços de personalidade e outros fatores importantes para escolher uma determinada profissão. Dessa forma, ele pode ser realizado por meio de questionários, entrevistas individuais ou dinâmicas em grupo. É importante que você saiba que são os psicólogos ou profissionais de orientação vocacional os responsáveis por desenvolver os melhores testes vocacionais.

De forma geral, ele inclui perguntas sobre:

  •         Interesses relacionados com trabalho;
  •         Aptidões;
  •         Personalidade.

Leia também: Perfil profissional: como escolher o curso certo em 5 passos

De acordo com a American Psychological Association, tais testes são frequentemente usados para avaliar até que ponto o perfil do participante nessas dimensões corresponde ao perfil da pessoa típica ou ideal na ocupação. Há diversos sites que oferecem testes vocacionais gratuitos na internet. Porém, segundo a Associação Brasileira de Orientação Profissional, eles não são ferramentas confiáveis, porque passam a “ideia errada de que a utilização de um único teste pode indicar uma profissão ou área de estudo”. Por isso, a associação afirma que o teste vocacional é uma parte do processo de orientação profissional.

Leia também: Por que cursar o Ensino Superior

Vantagens do teste vocacional

O teste vocacional pode ajudar a ampliar as opções de possibilidades de profissões e aumentar seu autoconhecimento. As principais vantagens de fazer teste vocacional são:

  •         Desenvolver o autoconhecimento;
  •         Reconhecer pontos fracos;
  •         Estimular capacidade de reflexão;
  •         Ter expectativas mais realistas sobre o mercado de trabalho.

Qual a importância do autoconhecimento na hora de escolher a profissão?

Identificar seus pontos fortes, fraquezas e gostos é essencial na hora de escolher sua carreira, pois outros fatores externos podem influenciar sua decisão, mas de nada adianta se você não se conhecer. Do que adianta seu pai insistir que você deve estudar engenharia, por exemplo, se você não gosta de matemática?

Ao escolher sua profissão, você precisa pensar no futuro, pensar em um cenário que você deseja e tem interesse. Portanto, o autoconhecimento é necessário.

Portanto, fazer teste vocacional vale a pena?

Sim, pode valer a pena, pois ele ajuda no direcionamento e a ter mais clareza na hora de escolher o curso que quer fazer. Porém, ele isoladamente não é tão esclarecedor. É importante que avalie outros fatores para um autoconhecimento maior e escolha do curso de graduação. Para isso, uma orientação profissional pode ajudar de maneira mais completa. Nela, o teste vocacional é uma parte do processo.

Quer ajuda para escolher sua profissão? Leia também nosso conteúdo: Orientação profissional: o que é e quando vale a pena?

Clique aqui e saiba mais sobre o Vestibular Afya

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05