Redação Afya - jul 16, 2021

Dicas para aproveitar o período de férias para o aprendizado

Almejadas pela grande maioria dos estudantes, as férias correspondem ao período previsto pelo calendário letivo no qual há um recesso das atividades acadêmicas. Dessa forma, esse é o momento ideal para que os alunos dediquem o seu tempo ao descanso e ao lazer, buscando recuperar as energias perdidas durante todo o período de dedicação às aulas e atividades correlatas.

Mas, afinal, será que as férias precisam representar um afastamento total dos estudos? Ou devem ser usadas integralmente para colocá-los em dia? Acompanhe a leitura e saiba quais as melhores maneiras de aproveitar esse período sem prejudicar a aprendizagem!

Aproveitar as férias sem prejudicar os estudos: como fazer isso?

Aproveitar o período de férias não significa, necessariamente, se abster por completo do processo de aprendizagem. É possível sim encontrar maneiras de conciliar o tão esperado descanso à aquisição de novos conhecimentos.

As palavras-chave para vencer esse desafio são: equilíbrio e planejamento. É fundamental que os alunos entendam que o aprendizado durante o período de recesso não precisa representar exaustão ou estresse. Quando bem planejado e administrado, o estudo em época de férias é sim bem-vindo.

Se você é estudante e quer ter uma experiência positiva a respeito do estudo nas férias, conheça algumas dicas que podem te ajudar a conduzir esse processo:

1- Planeje-se

Para conciliar o estudo aos seus momentos de descanso e lazer, planejar-se é essencial. Nesse sentido, os cronogramas de organização podem funcionar como grandes aliados.

Construindo um deles, você pode adaptar à sua rotina as atividades que deseja desempenhar ao longo do dia, garantindo que haja tempo para cada uma delas. Essa é uma forma eficaz de organizar o seu dia e, dessa forma, evitar problemas como a sobrecarga ou até mesmo a falta de tempo para o repouso e outras atividades essenciais.

Em períodos de recesso, você pode, por exemplo, destinar a maior parte do seu dia às atividades de recreação e descanso, sem deixar de reservar uma parcela do seu tempo - ainda que pequena - a um momento de aprendizagem, que pode acontecer em qualquer formato.

2- Revise conteúdos antigos

Aprender um conteúdo novo totalmente do zero pode ser uma missão um tanto quanto desafiadora para as férias. Porém, já pensou em revisar matérias antigas que acabaram caindo no esquecimento? Essa pode ser uma ótima alternativa para dedicar parte do tempo do seu planejamento de recesso. Como você provavelmente já possuirá materiais sobre esses temas, ficará mais fácil ter acesso a eles e reabsorvê-los por meio da leitura e da execução de exercícios. Que tal tentar?

3- Consuma materiais leves

Consumir conteúdos como documentários, séries, filmes e músicas educativas pode ser uma boa estratégia para as férias. Esses formatos tornam a aprendizagem mais natural e divertida, além de serem carregados de ensinamentos e conhecimentos.

Para escolhê-los com sabedoria, uma boa dica é - antes do recesso - pedir uma lista de indicações aos seus professores. Eles poderão fornecer recomendações de qualidade que estejam até mesmo alinhadas com o planejamento de disciplinas ofertadas na sua instituição.

4- Invista no hábito de leitura

Devido à maior disponibilidade de tempo, o período de recesso pode ser o momento ideal para que você desenvolva o hábito de leitura ou, se já o possui, aprimore-o.

Use o momento das férias para ler obras pelas quais sempre se interessou ou até mesmo aquelas pertencentes às listas de criações marcantes da literatura. Aprofundar-se na cultura do seu país por meio desse suporte textual também pode ser amplamente vantajoso para a sua aprendizagem.

Para tornar a experiência da leitura ainda mais divertida, vale também criar grupos de discussão (os famosos ‘’clubes do livro’’) - presenciais ou até mesmo de forma online - para compartilhar saberes adquiridos e indicações de obras com os amigos.

5- Faça programações culturais

Ao planejar os seus momentos de lazer, busque incluir programações culturais, como ir ou assistir online peça de teatro ou visita a museus. Esses ambientes são ricos em aprendizagem e cultura, contribuindo para a sua aquisição de novos conhecimentos e experiências.

Vale lembrar que, se o seu desejo é sair ainda mais da rotina, você pode planejar viagens com destinos inusitados, como as cidades históricas, locais que carregam consigo anos de história. Atente-se, porém, às medidas restritivas relacionadas à pandemia.

6- Descanse!

Usar o tempo do recesso para o repouso é fundamental. Adotar essa postura garante que você consiga renovar aos poucos as suas energias e, dessa forma, preparar-se para retornar ao período de aulas com total disposição e motivação.

Como você pôde perceber, é possível sim transformar o estudo durante as férias em uma experiência produtiva e, acima de tudo, positiva. Para alcançar esse objetivo, porém, é importante manter o equilíbrio e, claro, planejar-se.

Vai aproveitar as férias para focar no ENEM? Então continue aprendendo sobre o tema! Clique aqui e conheça agora algumas dicas sobre como aproveitar o recesso para se preparar para esse exame tão importante!

Escrito por Redação Afya

    Banner_InfoEnem

    Categorias

    Veja todos