Redação Afya - nov 13, 2020

Exatas, Humanas ou Biológicas? Descubra qual é a sua área!

A reta final do ensino médio ou até mesmo o momento de prestar vestibular são as últimas chances para quem ainda precisa decidir qual carreira seguir. É comum que hajam dúvidas entre as três maiores áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas. Por esse motivo é tão importante se dedicar a conhecê-las e entender melhor qual o perfil de quem trabalha em cada uma delas.

Também precisa escolher o curso mas ainda está com dúvidas? Confira algumas características das áreas de conhecimento que podem te ajudar:

Ciências Humanas

As ciências humanas estudam o ser humano e a sua relação com a sociedade, buscando compreender o seu comportamento diante de diversas situações e atividades. História, Geografia, Sociologia e Filosofia são matérias que, na escola, se remetem à área.

O perfil de quem cursa essa área normalmente é o de pessoas com boa capacidade de comunicação e que possuem a leitura como um dos principais hobbys. Também é interessante ter afinidade com a interpretação de texto, bem como interesse por novas descobertas e conhecimentos.

Ter habilidade em análise crítica é outra característica fundamental entre os traços de quem quer seguir carreira no ramo. Isso acontece pois os seres humanos e suas relações sociais precisarão passar por análises.

Os cursos mais procurados da área no país são:

  • Administração;
  • Pedagogia;
  • Direito;
  • Ciências contábeis;
  • Psicologia;
  • Serviço Social;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Marketing;
  • Publicidade e Propaganda.
Ciências Exatas 

Essa área está fundamentada no uso do raciocínio lógico como forma de encontrar soluções para problemas e conflitos. As ciências exatas também utilizam os números para o entendimento de situações corriqueiras, bem como para o levantamento de hipóteses e realização de testes. No período escolar, Matemática, Física e Química são as matérias que se relacionam com essa ciência.

O perfil de quem normalmente se interessa pela área está centrado na habilidade de concentração, bem como na capacidade de análise e em um olhar detalhista. Criatividade e inovação são traços bem-vindos na personalidade de quem deseja seguir carreira em exatas. A vontade de resolver problemas também está entre as características fundamentais de quem aprecia essa ciência.

Ao contrário do que muitos pensam, a afinidade com os números não é um requisito para atuar na área, podendo ser desenvolvida ao longo do tempo. A capacidade analítica para interpretar dados compreende um dos maiores destaques entre as habilidades para cursar exatas.

Os cursos de exatas mais procurados do Brasil são:

  • Análise e desenvolvimento de sistemas;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Produção;
  • Engenharia Mecânica;
  • Ciência da Computação;
  • Sistema de informação;
  • Engenharia Elétrica;
  • Redes de Computadores;
  • Matemática. 
Ciências Biológicas

Essa área se ocupa do estudo dos seres vivos e do cuidado com eles - na esfera micro e macro. Também estuda a relação desses seres com o ambiente terrestre. Além disso, questões relativas à saúde podem ser englobadas nessa ciência. Durante a época de escola, as disciplinas Física, Química e Biologia se relacionam a essa área.

Uma das características principais de quem se interessa por Ciências Biológicas é o prazer e o manejo para cuidar de pessoas e animais. Concentração, dedicação e curiosidade também são traços importantes. Além disso, quem possui capacidade de pensar à frente, no futuro, também se sairá bem. Isso acontece pois, muitas vezes, é preciso ter esse tipo de visão para prever problemas e impactos ao meio ambiente.

A facilidade com trabalhos em equipe também é importante, já que alguns microrganismos possuem um alto nível de complexidade e precisam ser estudados por diversas especialidades.

Alguns cursos para quem se interessa pela área são:

  • Medicina;
  • Medicina Veterinária;
  • Nutrição;
  • Educação Física;
  • Farmácia;
  • Fonoaudiologia;
  • Ecologia;
  • Biotecnologia;
  • Ciências ambientais. 
Como como escolher a minha profissão? 

Para escolher sua área ideal, é essencial pensar nos seus gostos, preferências e, claro, nos ambientes onde você se sente mais confortável. Tente se imaginar na rotina de alguns dos profissionais citados e mentalize em qual delas você se sentiria mais feliz e realizado. A junção de todos esses aspectos somada a uma graduação de qualidade irá garantir que você seja um profissional mais motivado.

Para solucionar a dúvida sobre qual carreira seguir, os Testes Vocacionais também são ótimas opções. Na maioria das vezes elaborados por psicólogos, eles irão sugerir, por meio de análises da sua personalidade, qual a área - e até mesmo a profissão - que mais se encaixa com seus traços. Que tal tentar? 

Decidi o que cursar! E agora?

Agora que você já cumpriu uma das missões mais difíceis, escolher a sua graduação, é preciso definir em qual instituição você irá cursá-la.  Avalie qual está mais perto de você ou então quais possuem o curso que deseja.

São várias as opções de Instituições de Ensino que podem garantir um ensino de qualidade. As faculdades da Afya são exemplos. Reconhecidas pelo MEC, oferecem um nível de educação elevado. Na tabela a seguir, seus nomes estão seguidos das suas respectivas localizações e dos cursos que oferecem:

FASA - Vitória da Conquista(BA): Direito, Medicina.

FASA - Sete Lagoas(MG): Direito.

FASA - Itabuna(BA): Medicina.

FASA - Montes Claros(MG): Administração, Psicologia, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia.

UNIDEP - Pato Branco(PR): Administração, Ciências Contábeis, Direito, Eng. Civil, Enfermagem, Engenharia de software, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Ed. Física Bacharel, Estética e cosmética, Publicidade e Propaganda, Medicina, Psicologia e Tecnologia. 

UNITPAC - Araguaína(TO): Agronomia, Ciências contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia civil, Estética e cosmética, Farmácia, Odontologia, Psicologia, Sistemas de informação, Medicina e Educação Física.

UNINOVAFAPI - Teresina(PI): Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Medicina, Fonoaudiologia e Radiologia.

ITPAC - Porto Nacional(TO): Agronomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Odontologia e Medicina.

ITPAC - Palmas(TO): Odontologia e Medicina.

ITPAC - Santa Inês(MA): Medicina.

ITPAC - Cruzeiro do Sul(AC): Medicina.

UNIPTAN - São João Del-Rei(MG): Administração, Contábeis, Psicologia, Direito, Enfermagem, Odontologia, Engenharia Civil, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Medicina.

IESVAP - Parnaíba(PI): Direito e Medicina.

UNIVAÇO - Ipatinga(MG): Medicina.

FMIT - Itajubá(MG): Medicina.

SÃO LUCAS - Porto Velho(RO): Medicina, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

SÃO LUCAS - JI-PARANÁ: Administração, Agronomia, Arquitetura e urbanismo, Biomedicina, Ciências biológicas, Ciências contábeis, Direito, Educação física, Enfermagem, Engenharia civil, Engenharia elétrica, Engenharia produção, Estética e cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina veterinária, Nutrição, Medicina e Sistemas de informação.

FACIMPA - Marabá(PA): Medicina.

UNIREDENTOR - Itaperuna(RJ): Arquitetura e Urbanismo, Administração, Contábeis, Psicologia, Direito, Enfermagem, Geografia, História, Letras, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação, Engenharia Civil, Pedagogia, Fisioterapia, Serviço Social, Medicina, Ciência Biológicas, Tecnólogo em Recursos Humanos, Teologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Marketing, Educação Física, Medicina.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as áreas de conhecimento, bem como as Instituições de ensino onde você pode cursá-las, que tal escolher a instituição mais próximo a você e se inscrever no vestibular?  

Escrito por Redação Afya

    Banner_InfoEnem

    Categorias

    Veja todos