Pedro Ramos - mai 17, 2019

Eu me formei em Direito, e agora?

Escolher qual curso fazer nunca é uma decisão fácil e as dúvidas aparecem até mesmo para quem já concluiu a formação. Diferentemente de diversos cursos, aqueles que finalizaram a graduação em Direito, possuem inúmeras possibilidades de carreira o que pode confundir bastante o recém-formado.

Se tornar um Juiz de Direito, Promotor Público ou seguir uma das diversas carreiras no setor público que envolvem diretamente ou indiretamente o Poder Judiciário passa ser uma excelente opção para o bacharel em Direito. De igual forma, o setor privado também se apresenta como uma promissora possibilidade profissional dentro da advocacia ou consultoria jurídica privada. As atuais necessidades de nossa sociedade continuam oferecendo um grande leque de opções para bacharel em Direito como a seguir demonstraremos de forma exemplificativa. Confira!

formado em direito

Advocacia empresarial

Trata-se de uma área focada nos aspectos jurídicos da empresa e suas respectivas atividades empresariais. O profissional de direito trabalha na defesa de empresários e sociedades empresariais de acordo com seus interesses, além de auxiliar em questões como a elaboração de contratos, estatutos sociais, patentes, processos de recuperação de empresa entre outros.

Advocacia do consumidor

Nesse setor, o advogado age em defesa do cidadão em seu relacionamento com fornecedores de bens de serviço, mas, também trabalha em prol dos próprios fornecedores. A legislação básica de quem atua no direito do consumidor é o Código de Defesa do Consumidor.

Advocacia tributária

Quem fez a graduação em direito tem a opção de trabalhar no setor tributário. Neste segmento, o advogado cuida das normas e princípios relacionados à arrecadação de impostos, obrigações tributárias e os deveres dos órgãos fiscalizadores. Outra atribuição dos profissionais dessa área é defender os contribuintes — pessoas físicas e jurídicas — de possíveis erros no recolhimento dos impostos.

Advocacia ambiental

Dentre suas inúmeras funções, a principal forma de atuação do advogado ambientalista é acompanhar os processos administrativos de infrações ambientais e licenciamentos. Além disso, esse profissional costuma participar de processos civis, judiciais, criminais e tantas outras que englobam a relação humana com o meio ambiente.

Advocacia pública

Uma carreira no setor público é geralmente a que mais oferece oportunidades. Isso porque as opções são muito mais abrangentes. Nos órgãos estaduais, municipais e federais, por exemplo, o advogado atua fazendo investigações e mediações. Ele também trabalha em defesa dos cidadãos que não possuem condições de arcar com os custos de um advogado particular.

São muitas as áreas que o profissional do Direito pode atuar como advogado como o direito civil, penal, constitucional, direito da tecnologia e informação, direito contratual, entre outros.

Existe também a possibilidade de embarcar no empreendedorismo jurídico e montar seu próprio escritório.

Essas são apenas algumas das opções de carreira para quem fez a graduação em Direito merecendo destaque as variadas opções de ingressar em uma carreira pública em todos os órgãos do Poder Legislativo Executivo e Poder Judiciário. (Magistratura, Ministério Público, Polícia Civil Estadual e Polícia Federal, Defensorias Públicas e outros.

Os ganhos de um advogado variam conforme sua especialização e área de atuação, podendo ultrapassar a faixa dos 19.000 reais.

Gostou deste artigo? Então, acesse agora os sites FasaVic, FasaMoc, FasaSete, FADEP, Uninovafapi, Uniptan, Unitpac e da Iesvap e conheça curso superior de Direito mais próximo de você!

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos