Pedro Ramos - ago 19, 2019

Estética e Cosmética ou Farmácia? O que escolher

Você sabia que a área de Estética e Cosmética vem crescendo muito no Brasil? E mais, que esta área também pode receber a atuação de farmacêuticos? A gente quer te explicar um pouquinho mais sobre esse mercado e te ajudar a entender as diferenças entre o farmacêutico e o profissional de estética. Vamos lá?


Como funciona o mercado de Estética e Cosmética?

Mesmo com a economia em crise, o mercado de estética já cresceu mais de 500% nos últimos anos e segue como expoente. Diferente do que muito se pensa, esse mercado tem variadas áreas de atuação e inclui a presença de profissionais como os farmacêuticos, por exemplo.

A área de estética e cosmética alia saúde e bem estar através de técnicas e procedimentos diversificados, focados desde prevenção a tratamentos corretivos. No cenário brasileiro, a mulher gasta anualmente 11 vezes mais com beleza do que a inglesa, conforme matéria da Revista Exame. Além disso, os homens também têm buscado tais serviços com mais intensidade. Ou seja, um mercado extremamente promissor e aquecido!

estetica-e-cosmetica-afya

Estética e Cosmética ou Farmácia?

Dentro do curso de Estética e Cosmética da Unitpac, o estudante desenvolve e aprimora habilidades técnicas da área e também desenvolve conhecimentos multidisciplinares em gestão, marketing, nutrição, fisiologia, anatomia e psicologia, química e cosmetologia, entre outros.

Já no curso de Farmácia da Unitpac e da FASAMOC, o profissional formado estará apto a atuar com procedimentos estéticos, manipulação de dermocosméticos, gestão e claro, cosmetologia. Dessa forma, por se ter uma abrangência de conhecimento dentro da área da saúde e dos agentes medicamentosos e farmacológicos, o farmacêutico encontra facilidade e habilidade para atuar com o ramo cosmético e estético.

Farmacêuticos na Saúde Estética

O farmacêutico é um profissional que atua próximo ao cuidado em saúde e, dentro da área de saúde estética, ele tem estado ainda mais perto. Como prova disto, o Conselho Federal de Farmácia regulamentou diversas atividades e procedimentos relacionados à estética e a atuação clínica do profissional de farmácia.

Mas afinal, quais seriam tais atividades? Podemos citar a cosmetoterapia, peelings químicos e mecânicos, laserterapia, preenchimentos dérmicos, dentre outras tantas. É importante ressaltar que para se tornar um farmacêutico esteta é necessário fazer o curso de farmácia e se especializar em saúde estética.

VEJA TAMBÉM

O que faz um profissional de Estética e Cosmética?

O que faz um farmacêutico?

Conheça quais carreiras são possíveis na área da saúde

Como é trabalhar com Estética e Cosmética?

Como já vimos, o mercado segue em crescimento latente e isso proporciona muitas possibilidades de atuação. Seja como profissional autônomo ou mesmo atuando dentro de clínicas de cirurgia plástica ou dermatologia, você encontrará um dia a dia intenso e que sempre se atualiza com as constantes inovações tecnológicas da área.

Uma vantagem para o profissional de farmácia estética é o seu conhecimento amplo sobre o uso e atuação dos medicamentos no organismo humano, o que somado aos procedimentos e equipamentos de saúde estética, dimensionam ainda mais a possibilidade de resultados.

A boa notícia é que seja Farmacêutico ou profissional de estética e cosmética, você terá grandes possibilidades de crescimento profissional neste mercado em expansão. E para isso, vale se preparar com a Unitpac!

O que faz um profissional de Estética e Cosmética? 

Escrito por Pedro Ramos