Redação Afya - mar 22, 2022

Como se preparar para entrevistas de estágio

Estágios são uma parte fundamental da graduação, pois conectam os estudantes ao mercado de trabalho ao mesmo tempo em que lhes oferecem oportunidades de crescimento pessoal. Devido à atual crise econômica, aproveitar estas vagas a fim de aprender sobre a área em que se quer atuar na prática e criar bons contatos, que continuarão abrindo portas lá na frente, torna-se ainda mais importante do que cumprir as horas obrigatórias para se conseguir o diploma.

Como estagiário, você poderá colocar as teorias aprendidas em sala de aula à prova e também terá a chance de experimentar várias funções antes de decidir com o que deseja trabalhar exatamente após o fim do curso. Então, continue lendo este artigo para você se sair bem na sua próxima entrevista!

Pesquise sobre a empresa e seja pontual

Esta primeira etapa é essencial para você estar preparado para responder à maioria das perguntas do recrutador, especialmente àquelas relacionadas às suas expectativas e objetivos com o estágio em questão. Todavia, preocupe-se em tecer comentários apenas quando for conveniente, pois caso você se exceda, regurgitando dados que não são relevantes, sua fala parecerá forçada.

Outra pesquisa importante a ser feita com antecedência concerne à localização da empresa e às melhores rotas da sua casa até lá. Assim, você poderá calcular adequadamente os esforços necessários para chegar com tempo de sobra para o horário da entrevista. Afinal, é sempre bom contar com imprevistos e, além disso, uns últimos minutinhos a mais na recepção para se concentrar nunca fizeram mal a ninguém.

Tenha cuidado com a sua postura

A primeira publicação do livro intitulado ‘O Corpo Fala’, escrito pelo psicólogo francês Pierre Weil, foi em 1986, mas seu conteúdo permanece atemporal até hoje. Se você reparar bem, mesmo em situações sociais cotidianas, nós analisamos a postura das outras pessoas de forma até involuntária e, a partir daí, fazemos deduções sobre suas personalidades. Nesse sentido, tal análise durante uma entrevista de estágio não é muito diferente.

Para garantir que o entrevistador sentirá a sua presença e total entrega à vaga, evite posições que demonstram cansaço, pois estas podem também ser interpretadas como falta de interesse. Por exemplo, colocar os cotovelos sobre a mesa e descansar o rosto sobre as mãos não é uma boa ideia.

Na prática, ler a obra completa pode ser muito útil para este momento e tantos outros em sua vida. Mas, devido à época em que foi escrito, não podemos deixar de mencionar algo mais atual e recorrente hoje: a distração pelas novas tecnologias.

Quando alguém olha para o smartphone toda vez que a tela pisca, é natural sentirmos que a atenção dele está mais direcionada às mensagens que está para receber do que à nossa conversa. E você definitivamente não quer que o recrutador pense isso enquanto o entrevista. Então, deixe o celular em modo avião e, de preferência, fora do seu campo de visão.

Pratique suas respostas

Escrever um pequeno roteiro sobre a sua trajetória de estudos e de trabalho, mesmo que estas tenham sido somente voluntárias ou sob a supervisão de parentes próximos, é uma das melhores formas de se preparar para uma entrevista. Isso porque escrever uma ou mais versões em casa faz com que você tenha mais tempo para se lembrar de algo que seja relevante para a vaga, não sendo pego de surpresa.

Já no caso de quem já passou por alguma experiência de estágio, o planejamento ajudará a destacar as atividades, as conquistas e/ou os desafios mais importantes. Apesar de parecer uma eternidade para mentes ansiosas, entrevistas de estágio costumam ser bem rápidas em hora-relógio. Portanto, quanto mais formas de ser sintético você encontrar quanto às informações que dará ao entrevistador, melhor.

Outra forma de se preparar é escrever respostas a possíveis perguntas. Abaixo nós listamos as nove mais frequentes:

  • O que você pode me contar sobre quem você é?
  • Quais são os seus objetivos?
  • Quais são os seus pontos fortes?
  • Quais são os seus pontos fracos?
  • Por que devemos contratá-lo?
  • Por que você quer trabalhar aqui?
  • Por que você deixou a empresa anterior?
  • Como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos?
  • O valor da bolsa que oferecemos serve para você?

Mantenha uma linguagem mais formal

Independentemente da área que você estuda, falar de acordo com o que prevê a gramática da língua portuguesa será sempre essencial para uma boa entrevista. Mas isso não significa abrir o dicionário um dia antes em busca de sinônimos eruditos para tudo quanto é palavra. Não, longe disso! O mais importante é que o básico, como manter a concordância e acertar nas conjugações verbais, seja feito de forma impecável.

Gírias e linguagens informais devem ser evitadas. Faça também máximo esforço para excluir qualquer palavrão da sua mente durante a entrevista para não causar uma má impressão. Muitas pessoas, principalmente mais velhas, sentem-se agredidas ao ouvi-los.

Por fim, evite expressões clichê, ou seja, aquelas frases prontas que todo funcionário de RH já está cansado de ouvir. E é sendo autêntico, respeitando a formalidade da ocasião, que você será lembrado.

Boa sorte!

Em suma, estes processos seletivos são bastante concorridos. Por esse motivo, não desanime se você não passar de primeira, pois isso não significa que há algo necessariamente faltando em seu currículo.

Com uma breve olhada no Linkedin, percebemos que muitas empresas exigem muito mais do que poderiam na hora de avaliar um candidato a estágio, em vez de contratá-los pela personalidade para formá-los internamente como profissionais. Então, faça a parte que lhe cabe, demonstre interesse e vontade de aprender, que na hora certa você será contratado!

E, quando isso acontecer, lembre-se de baixar o e-book Trabalhar & Estudar da Afya. Assim, você estará 100% preparado para esta nova etapa da sua vida. Se você já recebeu a boa notícia, clique aqui para garantir o seu!

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05