Redação Afya - jan 7, 2021

ENEM: saiba como aproveitar as férias para se preparar

Devido à pandemia do novo coronavírus, o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020 foi reajustado. Dessa maneira, as provas presenciais serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro (de 2021). Já a aplicação digital do exame ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro (também de 2021) .

Os tão esperados dias de prova já estão chegando, mas ainda é tempo de preparação para esse momento. As férias, por exemplo, podem ser usadas para conquistar novos referenciais teóricos, dominar conteúdos e adquirir argumentos diferenciados. Que tal descobrir mais sobre como tornar esse período produtivo sem deixar o descanso e o lazer de lado? Confira o texto!

O que posso fazer nas férias para me preparar para o ENEM?

A preparação para o ENEM envolve planejamento, disciplina e equilíbrio. Planejamento pois é preciso organizar os seus estudos e a sua rotina com calma, de forma a garantir que todas as atividades sejam cumpridas. A disciplina é necessária para que você tenha o hábito de estudar constantemente, absorvendo todos os conteúdos necessários. O equilíbrio, por sua vez, é fundamental para evitar que o estudo tome conta da sua vida e te impeça de viver momentos essenciais, como os de descanso e de diversão.

Talvez você esteja se perguntando ‘’Como posso colocar essas ideias em prática?’’. Então aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a fazer isso:

1- Estabeleça uma rotina

Durante o período das férias, o segredo da conciliação entre o lazer e o estudo é o equilíbrio. Você precisa se lembrar de duas coisas: a primeira delas é que o tempo livre que terá pode ser útil para colocar as matérias em dia, bem como adquirir novas referências. Essa aprendizagem é muito importante, principalmente às vésperas do ENEM. A segunda coisa que deve se lembrar é que o descanso e o lazer também devem estar entre as suas prioridades, afinal, esse é o objetivo das férias, não é mesmo?

Para garantir que esse equilíbrio seja alcançado, é fundamental estabelecer uma rotina organizada. Insira nela um período para ler, outro para colocar conteúdos em dia e também um tempo para fazer exercícios. Você pode incluir, ainda, outras práticas que, sob o seu ponto de vista, serão úteis para a aprendizagem. Introduza no seu cronograma as suas atividades essenciais (como tomar banho, se alimentar e dormir) e, claro, o lazer. Assim ficará muito mais fácil cumprir todos os seus afazeres, não deixando nada de lado.

Se algum dia não for possível cumprir a rotina, não se cobre tanto, afinal, é férias! Mas o ideal é que você busque sempre se guiar por ela, disciplinando o seu tempo e tornando-o cada vez mais produtivo. Dessa forma, até mesmo sem perceber, você estará se preparando para a tão esperada prova do ENEM.

2- Consuma conteúdos educativos em diferentes formatos

Uma forma interessante de aproveitar o seu tempo durante as férias é consumindo conteúdos que sejam educativos e, ao mesmo tempo, possuam diferentes formatos. Muitos deles trazem à tona questões importantes e atuais que podem ser tema de questões - e até mesmo da redação - do aguardado Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Por esses conteúdos serem, muitas vezes, mais divertidos, essa é uma forma interessante de relaxar o corpo e a mente e, ao mesmo tempo, absorver temas que serão úteis nos preparativos para o ENEM. Para não perder tempo, uma dica legal é separar algum dia antes das férias para criar uma lista de conteúdos que você deseja consumir durante o recesso. Nessa hora, vale tudo: podcasts, filmes, séries, documentários, músicas, revistas, livros e o que mais você considerar importante. Que tal montar a sua agora mesmo?

3- Simule as avaliações

Durante as férias, é importante usar parte do seu tempo disponível para simular a prova do ENEM. Reproduza o exame da forma mais real possível. Para isso, imprima cadernos de questões antigos e limite o seu tempo de resolução a um período semelhante ao do teste. Procure também usar somente os objetos permitidos pelo edital.

Após executar a simulação, preste atenção aos seus erros e acertos. Busque se certificar de que mesmo acertando as questões, você realizou-as da forma mais correta e prática possível. Além disso, quando errar alguma questão, refaça-a até conseguir executá-la sem precisar de qualquer tipo de consulta. Fazendo isso, você estará fixando conteúdos na sua mente e absorvendo novas formas de resolução dos exercícios. Essa é uma ótima estratégia, já que muitas atividades costumam usar as mesmas metodologias de solução.

4- Reveja disciplinas nas quais você possui dificuldade

Muitas vezes, durante a rotina agitada do colégio, é difícil encontrar tempo para retornar aos conteúdos que você teve dificuldade e conseguir sanar todas as suas dúvidas. Por isso, o tempo livre das férias pode ser o momento ideal para focar nesses assuntos e estudá-los com calma, até se certificar de que os entendeu por completo.

Fazendo isso, você terá maior facilidade para acompanhar as aulas quando retornarem as atividades escolares. Também estará mais preparado(a) para absorver os próximos assuntos que forem explicados, já que terá solucionado todas as questões que antes atrapalhavam o seu entendimento do conteúdo.

5- Organize debates com seus amigos

Usar o tempo livre para encontrar com os amigos durante o recesso pode ser ainda mais produtivo: uma boa ideia é organizar rodas de debates que falem sobre assuntos com potencial para serem tema da redação - e até mesmo das questões - do ENEM. Essas discussões, se realizadas de forma construtiva, podem te ajudar a não apenas reforçar e reafirmar seus argumentos, mas também a enxergar novos pontos de vistas e adquirir novos raciocínios.

Dessa forma, quando chegar a hora de escrever a sua redação, você terá muito mais fundamentos para sustentar a sua opinião, garantindo uma nota satisfatória no gênero da produção, que é justamente o dissertativo-argumentativo.

E aí: que tal começar a organizar esses grupos de debates?

6- Pratique a escrita

O tempo livre das férias também pode ser aproveitado para praticar a escrita por meio das redações. Depois de ter realizado debates construtivos e colhido referências, é hora de colocar esses conhecimentos em prática: chegou o momento de escrever.

Para que o treino seja focado no ENEM, é interessante pesquisar quais foram as propostas de redação dos anos anteriores e reproduzi-las, seguindo as regras do exame. Você pode guardar as suas produções e, quando as aulas retornarem, solicitar que um(a) professor(a) da área corrija-as. Outra opção é usar algum site de correção online de redações. O Descomplica, por exemplo, oferece planos de estudo que contemplam esse serviço. O importante é detectar os pontos a manter ou a melhorar na sua escrita.

Não se esqueça: se ainda estiver em dúvida sobre o ENEM, baixe agora o e-book Guia completo ENEM com todas as informações para você se sair bem e atingir a nota máxima. Boa sorte!

EBook-ENEM_banner_1

 

Escrito por Redação Afya

    Banner_InfoEnem