Redação Afya - abr 22, 2021

11 dicas para desenvolver um TCC  nota máxima

Temida por muitos, a fase de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) simboliza um grande desafio na trajetória dos acadêmicos. Indispensável para a formação dos estudantes, essa etapa pode ocupar vários meses da graduação.

Ainda que o TCC seja bastante conhecido entre os universitários, nem todos sabem o que fazer para elaborar um bom projeto. Além de muita dedicação e esforço, é preciso foco, planejamento, determinação, organização e, claro, atenção às regras.

Quer aprender detalhadamente como alcançar a nota máxima nesse trabalho tão importante? Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é o TCC?

O Trabalho de Conclusão de Curso é um projeto desenvolvido pelos alunos na etapa final da graduação com o objetivo de conquistar o tão sonhado diploma do ensino superior. Normalmente apresentado para uma banca, esse trabalho pode ser desenvolvido em vários formatos, como a monografia e o projeto experimental. Essa possibilidade dependerá das regras estabelecidas por cada instituição de ensino.

Como desenvolver um bom TCC?

Ainda que a jornada de desenvolvimento de um bom trabalho final possa ser desafiadora, é possível alcançar o sucesso nessa etapa acadêmica. Confira algumas dicas que podem te ajudar nessa missão:

1- Escolha um tema com o qual você tenha afinidade

A sua jornada de estudos e pesquisas para o TCC será longa e intensa. Você terá que dedicar horas do seu dia a esse trabalho. Para tornar essa trajetória mais fácil e menos cansativa, é fundamental escolher um tema com o qual você se identifique e tenha afinidade. Dessa forma, você terá mais motivação para empenhar-se e, consequentemente, obterá um resultado melhor.

2- Leia trabalhos que se aproximem dos seus objetivos

Ler trabalhos já realizados que se aproximam do que você objetiva produzir, seja no tema ou na estrutura, pode te ajudar a entender melhor como deve ser desenvolvido um trabalho de conclusão de curso. Além disso, essa pode ser uma boa forma de buscar referências e se inspirar (sem copiar informações, claro).

3- Escolha estrategicamente o seu professor orientador

A escolha do seu professor orientador deve ser feita com sabedoria, afinal, é ele quem te fornecerá, ao longo de vários meses, os direcionamentos que você precisa para produzir um bom trabalho. Por esse motivo, é essencial que esse profissional seja escolhido criteriosamente: o ideal é que ele seja mentor de uma disciplina que, de alguma forma, se conecta com o objetivo do seu trabalho. Dessa forma, as instruções passadas serão muito mais assertivas, além de serem transmitidas com propriedade.

4- Mantenha a regularidade nos acompanhamentos

Marcar reuniões em intervalos de tempo regulares é essencial para o andamento do seu trabalho. Comprometer-se a frequentar todas elas é tão importante quanto. Além de ser um espaço para orientações, esses encontros podem te ajudar a não perder o ritmo, mantendo a constância na produção do conteúdo.

5- Informe-se sobre a ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas propõe um conjunto de regras que padroniza os trabalhos acadêmicos. Entendê-lo é uma forma de ficar por dentro das diretrizes que devem ser aplicadas no seu documento para que ele esteja dentro do padrão exigido. Certificar-se de que essa normatização ocorra é fundamental, uma vez que ela será rigorosamente avaliada pelos professores.

6- Avalie com cuidado a possibilidade de trabalhar em conjunto

É comum que as faculdades ofereçam aos alunos a opção de realizar o TCC em equipe (em dupla ou grupo). Mas, antes de escolher essa opção, é importante avaliar a viabilidade dela. Se faça perguntas como ‘’Essa forma de trabalhar afetará a minha produtividade?’’, ‘’As pessoas com as quais trabalharei podem agregar algo ao trabalho?’’ ou até mesmo ‘’Trabalhar com essa pessoa pode gerar desgaste?’’.

Fazer esses questionamentos te ajudará a entender se trabalhar em conjunto será uma boa ideia.

7- Crie um cronograma de organização

Criar um cronograma de organização pode ser uma forma eficaz de garantir que você terá tempo suficiente para se empenhar - de forma constante e regular - à produção do trabalho. Estabelecer um planejamento favorece a dedicação habitual ao seu projeto. Ao mesmo tempo, essa forma de organização permite que você faça uma conciliação entre vida acadêmica e pessoal, não deixando nenhuma delas de lado.

8- Cuide da sua saúde mental

Em meio a tanta preocupação com o desenvolvimento do TCC, é comum que muitos alunos se esqueçam de praticar o autocuidado, deixando para trás compromissos e necessidades pessoais.

Não cometa esse erro! Sua saúde mental sempre deve ser levada em conta. Descanse quando sentir necessidade e se organize para que não haja uma sobrecarga. Quanto melhor você administrar seu tempo, mais fácil será alcançar a produtividade.

9- Busque referências

Referências são sempre bem-vindas para a elaboração de um bom trabalho, principalmente na construção do referencial teórico. Por esse motivo, para desenvolver um TCC de nota máxima, é essencial sempre buscar fontes de aprendizado que se relacionem com o tema abordado por você. Lembre-se: é válido variar os formatos de consumo dessas informações! Livros, filmes, documentários, séries, matérias em revistas e jornais: toda fonte de conhecimento pode ser proveitosa!

10- Fuja do plágio

Nada de copiar trechos de outras obras ou trabalhos! Essa atitude pode configurar-se como ‘’plágio’’ e, consequentemente, prejudicar a sua nota final. Opte por se inspirar nas ideias que julgar interessantes ou até mesmo fazer citações sobre elas, mas nunca copiá-las. Fique atento(a) a esse ponto!

11- Entenda as regras

Por último, mas não menos importante, é fundamental se atentar às regras da sua instituição de ensino em relação ao Trabalho de Conclusão de Curso.

Cada faculdade conta com normas distintas, por isso é importante manter-se atento(a). Esse cuidado evitará que você tenha o seu desempenho prejudicado por falta de conhecimento sobre as diretrizes predeterminadas.

A produção de um TCC depende diretamente da dedicação e do comprometimento do(s) aluno(s) envolvido(s) no projeto. O produto final será resultado de uma combinação de vários fatores, como planejamento, atenção e constância.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre uma etapa importante pela qual os estudantes do ensino superior passam, que tal entender mais sobre a fase da graduação em geral? Saiba agora mesmo como se destacar no primeiro ano de faculdade!

Escrito por Redação Afya

    Banner_InfoEnem

    Categorias

    Veja todos