Redação Afya - jan 20, 2022

Descansar e estudar nas férias: é possível conciliar? Veja 8 dicas

Devo estudar nas férias ou dar uma pausa? A rotina do vestibulando pode ser pesada e difícil. Por isso, quando chegam as férias, vem a sensação de que finalmente poderá curtir e relaxar. Mas, ao mesmo tempo, fica aquela preocupação, sensação de culpa, de não estar se esforçando e estudando o suficiente. Por isso, muitos se perguntam: é possível aproveitar as férias e também estudar durante esse período? Sim, é possível!

Por isso, estamos aqui para ajudá-lo! A seguir, veja 10 dicas práticas para conseguir descansar e estudar nas férias!

1. Planeje os estudos

Planejamento é essencial para conseguir alcançar o equilíbrio durante suas férias. Portanto, crie uma rotina com horários para acordar, estudar, se alimentar, dormir etc. Cada pessoa pode ter seu método para se organizar melhor. Para você, pode funcionar melhor ter tudo em uma agenda ou um planner. Para outros, pode funcionar melhor um aplicativo com alertas no celular. Encontre o melhor método de organização para você e monte um planejamento das suas férias.

Não quer dizer que, se algo sair do planejado, deu tudo errado. Você pode fazer pequenas adaptações ao longo das férias. Mas o planejamento prévio é importante para conseguir manter o foco e equilíbrio.

Além disso, para conseguir fazer um planejamento de estudos e descanso eficiente, é importante se conhecer e entender em que momento do dia você é mais produtivo. Algumas pessoas são mais produtivas e conseguem estudar com mais concentração durante as manhãs. Outras conseguem focar mais à noite. Sabendo qual é o melhor horário para você, fica mais fácil.

Dessa forma, você também consegue incluir nas suas férias os passeios com a família, com amigos e períodos de descanso com mais tranquilidade.

2. Reserve um tempo para descansar

No planejamento das férias, é muito importante sempre reservar um tempo para descansar. Como falamos antes, as férias devem ser momentos divertidos e comemorativos com seus entes queridos também. É possível reservar alguns dias para viajar com a família, por exemplo, e outros dias de mais estudo. Outra opção é ficar em sua cidade mesmo. Mas, se for o caso, ainda é possível se organizar para sair com a família, relaxar assistindo um filme ou jogar vídeo game por exemplo.

As pausas são muito importantes até mesmo para conseguir estudar melhor. A instituição YoungMinds, que trabalha com saúde mental de crianças e jovens no Reino Unido, explica que dedicar um tempo para se concentrar em si mesmo pode ajudá-lo a sentir-se calmo e concentrado. Seja praticar um hobby que você goste, dar uma caminhada ou respirar fundo, fazer algo por si mesmo pode ajudá-lo a cuidar de sua saúde mental e se sentir menos sobrecarregado.

Estudar o tempo todo, sem reservar tempo de descanso, pode levar a muito estresse. E isso, de acordo com a Mental Health Foundation, pode levar sobrecarga do corpo causando problemas físicos e mentais, o que no final irá atrapalhar os estudos. Portanto, busque o equilíbrio sempre.

Leia também: Como aproveitar as férias para praticar o autocuidado

3. Mantenha um estilo de vida saudável

Ao manter uma rotina saudável, você conseguirá se sentir com bem-estar físico e mental, e renderá ainda mais ao estudar. Portanto, não deixe de incluir no seu dia a dia:

  • Alimentação saudável e equilibrada;
  • Atividade física;
  • Cerca de 8 horas de sono por noite;
  • Atividades relaxantes, como yoga e meditação.

A rotina de estudos exige bastante esforço físico e mental. Então, não deixe o cuidado com a saúde de lado.

4. Foque nas matérias mais difíceis

Uma opção indicada por muitos professores é nos principais horários de estudo focar nas matérias que você tem mais dificuldade. Nas férias, com a cabeça mais descansada, é possível encarar esse desafio de forma mais eficiente. Então, por exemplo, se vai prestar vestibular para engenharia, pode aproveitar para estudar mais as dúvidas que têm sobre português. Ou se vai prestar jornalismo, pode focar mais em matemática.

Leia também: Qual o perfil de cada uma das áreas: Humanas, Exatas ou Biológicas

5. Aproveite para revisar os conteúdos

Nos momentos das férias que estiver com menos disposição, aproveite para fazer revisões de matérias que já estudou. Faça resumos, mapas mentais e releia anotações para fixar melhor o conteúdo. Ao revisar o que já estudou com mais profundidade antes, você consegue perceber mais seus avanços e reforça seus conhecimentos caso seja preciso.

Leia também: 7 Lições de português para não errar na hora da redação

6. Escolha um lugar adequado para estudar e sem distrações

Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas já se acostumaram e encontraram um espaço em casa para estudar. Mas, caso nas suas férias, você viaje para a casa da avó, por exemplo, ou a rotina da sua casa mude e tenha mais pessoas, é importante rever o cômodo onde estuda. Portanto, procure um lugar tranquilo e sem a passagem frequente de pessoas.

E lembre-se de deixar os inimigos da concentração longe, como celular, videogame e televisão. Você pode ter que usar o computador para estudar, mas tente manter o foco e não abrir páginas ou programas que não sejam relacionados com o estudo. Uma dica: existem extensões, como o StayFocusd, que você pode adicionar ao seu navegador para bloquear temporariamente sites em que costuma perder muito tempo.

Leia também: Como se preparar para ser um profissional do futuro ainda na graduação

7. Teste diferentes métodos de estudo

Para cada pessoa, pode funcionar um método diferente de estudo. Qual funciona melhor para você ao estudar sozinho? Tente diferentes métodos, dessa forma, você também deixa o aprendizado mais dinâmico e produtivo. Algumas pessoas colam algumas frases importantes e complicadas em lugares pela casa, por exemplo, assim quando passa, vê e fixa melhor a informação. Outros criam frases e músicas para decorar a matérias. Também existe a possibilidade de desenhar mapas mentais sobre as matérias. Teste e veja qual funciona melhor para você.

Leia também: Dica Cultural AFYA: filmes e livros para aprender sobre autocuidado

8. Aposte na leitura e em filmes

Você pode aproveitar as férias também para ler livros de autores que caem nos vestibulares e assistir filmes que contam histórias que precisa aprender. Além de serem atividades relaxantes, são formas de você aprender. E você ainda pode chamar amigos ou familiares para assistirem aos filmes juntos. Veja algumas dicas de obras:

  • Lincoln” (2012): conta a história da Guerra Civil nos Estados Unidos;
  • Lista de Schindler” (1993): explora a Segunda Guerra Mundial e o holocausto;
  • Cruzada” (2005): aborda o movimento religioso que ocorreu na área conhecida atualmente como Oriente Médio, no período da Idade Média;
  • 1917” (2019): conta a história de dois soldados americanos durante a Primeira Guerra Mundial.

Agora, com estas dicas, você já pode se preparar e ficar mais tranquilo para estudar nas férias para o vestibular e ainda conseguir descansar!

Gostou deste artigo? Leia mais conteúdos relacionados com vestibular aqui!

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05