Redação Afya - mar 22, 2022

Veja 5 dicas de como conciliar trabalho e estudo

Quer estudar para o vestibular e trabalhar ao mesmo tempo, mas não sabe como equilibrar as duas coisas na sua rotina? Saiba que é possível realizar este desafio. Nem todos têm a oportunidade de se dedicar apenas aos estudos. Pesquisa do Ministério da Educação (MEC) aponta que quase 60% dos alunos entre 15 e 29 anos, em algum momento de suas vidas, conciliam trabalho com estudo. Por isso, separamos aqui algumas dicas práticas para te ajudar nesta jornada de como conciliar trabalho e estudo. Confira!

1.      Determine objetivos

Ao se organizar para dividir seu tempo entre trabalho e estudos, é importante definir objetivos a curto prazo e longo prazo. Por exemplo, se você decidiu passar no vestibular para engenharia, até dezembro deste ano deverá estudar pelo menos 4 horas por dia. Ao visualizar seus objetivos, vai ser mais fácil planejar sua rotina.

Leia também: Perfil profissional: como escolher o curso certo em 5 passos

2.      Estabeleça prioridades

Nesta fase de descobrir como conciliar trabalho e estudo, pode ser necessário abrir mão de algumas coisas e priorizar outras. Por isso, é essencial definir prioridades. Às vezes, pode ser necessário dizer “não” no trabalho e recusar demandas extras para conseguir priorizar o estudo.

Quantas horas você trabalha por dia? Quanto tempo tem para os estudos? Quanto tempo gasta no trânsito? São questões importantes para listar e, assim, definir prioridades para sua rotina. Com isso, você também consegue visualizar seus dias e criar um planejamento e adaptações da sua rotina. Por exemplo, quem sabe dê para ouvir um podcast sobre atualidades durante seu trajeto para o trabalho?  

3.      Crie uma rotina planejada

Agora que já tem claro seus objetivos, seus horários e prioridades, é importante criar um quadro de horários e um plano de estudo. A ideia não é se sobrecarregar. Pelo contrário, o plano é organizar um roteiro de estudos que caiba na sua rotina sem gerar tanto estresse. Por exemplo, poderia se organizar pensando em algo estilo o que listamos abaixo:

  •         Acordar: 6h;
  •         Meditar/fazer algum exercício: das 6h às 7h
  •         Tomar banho e café da manhã: das 7h às 8h
  •         Trajeto casa ao trabalho: das 8h às 9h;
  •         Trabalho: das 9 às 17h;
  •         Trajeto trabalho/curso/casa: das 17 às 17h30;
  •         Descansar: das 17h30 às 18h15;
  •         Estudar redação: das 18h15 às 19h30
  •         Estudar física: das 19h30 às 20h30
  •         Jantar: das 20h30 às 21h
  •         Fazer testes/questões antigas: das 21h às 22h

É essencial lembrar que os estudos são prioridades, então precisa firmar esse compromisso consigo mesmo.

Leia também: Plano de estudos: descubra 9 passos para construir o seu

4.      Organize suas finanças

Para colocar o plano de estudos e uma rotina equilibrada em prática, é essencial se organizar financeiramente também. Pois, você terá gastos com livros, cursos e materiais enquanto estuda, e depois que passar no vestibular, pode ter que pagar o curso de graduação. Portanto, quanto precisa ganhar para isso? Será que consegue trabalhar menos horas, estudar mais e pagar tudo que precisa?

Para se organizar financeiramente, você pode usar uma planilha pessoal feita no Excel ou utilizar aplicativos como o Guia Bolso. Dessa forma, você anota seus gastos e ganhos, e consegue ter uma visão melhor das suas finanças, além de fazer escolhas que envolvam dinheiro de forma planejada.

Leia também: Para acabar com as dúvidas: mitos e verdades sobre o vestibular!

5.      Cuide da saúde física e mental

Suas necessidades básicas, como dormir bem, manter uma alimentação saudável e se exercitar regularmente, muitas vezes são deixadas de lado. Ou seja, perdem a prioridade enquanto você equilibra trabalho e estudos. Mas, segundo a Mental Health America, ignorar cuidados com sua saúde física e mental pode ter sérias consequências. Por isso, busque estratégias para usar seu tempo de maneira mais eficaz. Isso pode incluir aprender a dizer não a novos compromissos e bloquear alguns períodos do dia especificamente para cuidar de si mesmo.

Leia mais: Ansiedade: 10 dicas para impedir que atrapalhe nos estudos

Além disso, é importante separar horas para jantar em família, conversar com seus amigos por telefone e passar tempo de qualidade com seu parceiro(a). Dessa forma, você consegue reforçar as energias.

Quer mais conselhos sobre como conciliar trabalho e estudo? Confira nosso e-book “Trabalhar e estudar: saiba como enfrentar esse desafio” Nele, falamos também sobre as vantagens de trabalhar e estudar e a respeito de como superar as adversidades dessa etapa da sua vida.

 

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05