Redação Afya - dez 16, 2021

Dica Cultural AFYA: filmes e livros para aprender sobre autocuidado

Em dezembro, escrevemos um artigo sobre o que é autocuidado, seus diferentes tipos e como praticá-lo. Mas, já faz algum tempo que nós percebemos a importância de falar sobre este assunto. Foi assim que surgiu o projeto Dica Cultural AFYA, pois a arte sempre funcionou como catalisador de reflexões e mudanças íntimas e sociais no mundo inteiro. Então, confira as dicas que nós recebemos de cinco unidades para você aproveitar melhor as suas férias.

Para descobrir qual das obras indicadas faz mais o seu estilo, assista aos vídeos listados abaixo. Ou, se preferir, leia os resumos que nós escrevemos em cada tópico.

A Coragem de Ser Imperfeito & Livre

Logo de cara, recebemos a dica de uma obra baseada em 12 anos de pesquisa no campo socioemocional. Escrito pela PhD em Assistência Social Brené Brown, o livro A Coragem de Ser Imperfeito trata sobre dois temas conflitantes: a vulnerabilidade e a vergonha.

De acordo com os dados coletados pela pesquisadora da Universidade de Houston, o ser humano é corajoso na medida em que deixa de lado a vontade de ser perfeito para que a sociedade o aceite. Isso porque somente por meio da honestidade é possível criar vínculos e, em suma, este é o propósito de nossas vidas.

Além disso, embora o senso comum perpetue a ideia de que estar vulnerável é uma fraqueza, a pesquisa de Brown provou o contrário. Quando os entrevistados foram questionados sobre o que era coragem para eles, todos exemplificaram com situações em que a “pessoa corajosa” estava se expondo e demonstrando vulnerabilidade.

A outra dica da Heleniza Santana, bibliotecária do ITPAC Santa Inês foi o filme Livre (2014). Protagonizado pela atriz Reese Winterspoon, o longa-metragem mostra a jornada de uma mulher que busca superar o vício, o divórcio e a morte da mãe, começando uma vida na natureza.

O Corpo Fala & Voltando a Viver

Atemporal, O Corpo Fala é um excelente livro para quem deseja conhecer melhor a si mesmo e aprender a interpretar o que o outro comunica além das palavras. Por exemplo, por mais que seu amigo diga que não está preocupado com o final do semestre, se ele estiver roendo as unhas, das duas uma: seu amigo está mentindo ou há outro problema acontecendo na vida dele.

Nesse sentido, a leitura vale tanto para que você possa analisá-lo quanto para te ensinar a melhor forma de abordar o assunto por meio de gestos e posicionamentos. Mais empatia, menos julgamento. Existem linguagens corporais para demonstrar cada um destes sentimentos.

Já para quem é fã de cinema, a Fernanda Mori, professora e coordenadora do curso de Psicologia da FASA Moc, também selecionou um filme sobre autocuidado e autoconhecimento. Voltando a Viver (2002) é uma obra baseada em fatos reais, dirigida por Denzel Washington, que também interpreta um psiquiatra da Marinha norte-americana. Seu papel na trama vem para ajudar o protagonista a se libertar de seus traumas e, assim, construir uma vida plena.

Walt Antes de Mickey

Sonhos são feitos de erros e muita persistência. Mas, uma vez realizados, parecem simples pela leveza e pela felicidade que traz àquele que ousou sonhar. Foi por acreditar nisso que a Jandra Leite, coordenadora do curso de Enfermagem do São Lucas PVH, indicou o filme Walt Antes de Mickey (2018).

Esta obra tornou-se fonte de inspiração para muitas pessoas. Isso porque seu enredo expõe em detalhes os desafios que o criador do ratinho mais famoso do mundo precisou enfrentar até que seus desenhos enfim saíssem do papel às grandes telas de cinema. E se o próprio Walt Disney, considerado hoje um gênio, foi menosprezado antes da fama, talvez a gente devesse ter o autocuidado de não dar tanta atenção ao que as outras pessoas dizem sobre nós.

O Milagre da Manhã & Doze Homens e Uma Sentença

O Milagre da Manhã foi a indicação do Silvio de Sá, professor e coordenador do curso de Direito da FASA SETE. Este livro fala sobre desenvolvimento pessoal e contém várias ferramentas para que o leitor possa conquistá-lo por meio do abandono de hábitos ruins, por exemplo. A sinopse da segunda sugestão do professor Silvio você confere adiante.

Reflexão, empatia e a percepção de que a vida não deve ser encarada de forma rígida ou, como muitos dizem: “preto no branco”. Doze Homens e Uma Sentença (1957) é um filme que traz estas lições à luz por meio da história de um adolescente acusado de matar o próprio pai após uma discussão em casa.

Durante cerca de uma hora e meia, assistimos à argumentação de um dos jurados que busca convencer os demais de que o jovem deve ser absolvido pelo crime. Por fim, outro importante ensinamento que pode ser aprendido com o filme refere-se ao questionamento como chave à justa compreensão de qualquer acontecimento.

O Monge e o Executivo

Para finalizar, recebemos a sugestão da Dra. Mércia Margotto, coordenadora do curso de Medicina da FASA Itabuna. Ela indicou o livro O Monge e o Executivo, que explica as diferenças entre os tipos de liderança existentes; como funciona o automelhoramento por meio da criatividade e do entusiasmo; e a importância do autoconhecimento. Afinal, segundo o autor James C. Hunter: gerenciar é o que nós fazemos e liderar é o que nós somos.

Autocuidado não é um caminho solitário

Às vezes, nós somos enganados pelos radicais das palavras e pela compreensão rasa de seus significados. Sim, autocuidado é cuidar de si próprio e saber estabelecer limites, mas isso não significa que você deva fazer isso sozinho. O acompanhamento de um profissional da saúde, psiquiatra ou psicólogo, o afeto dos seus amigos e a companhia de bons colegas de trabalho também são parte essencial deste processo.

Então, mais importante do que reservar um tempo para consumir as obras culturais indicadas neste artigo é ler o artigo que nós escrevemos sobre autocuidado. Com esta leitura em dia, você vai saber melhor quais aspectos da sua vida estão te causando mal estar e como você pode buscar melhorá-los.

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05