Redação Afya - jul 16, 2021

Desenvolvimento Pessoal: o que é, sua importância e como alcançá-lo

Provavelmente, em algum momento, você já sentiu que precisava corrigir alguma fraqueza/falha de comportamento, se desenvolver em algum aspecto da sua vida ou até mesmo adquirir novas habilidades, certo?

Ainda que se empenhar nessa missão possa parecer um tanto quanto trabalhoso, é uma iniciativa essencial para que você possa crescer e progredir. Esse processo de busca pela evolução é conhecido como desenvolvimento pessoal, sendo capaz de afetar positivamente não apenas a sua vida pessoal, mas também a instância profissional.

Entenda melhor em que ele consiste, descubra como é possível alcançá-lo e conheça por completo a sua importância: acompanhe a leitura!

Afinal, o que é ‘’desenvolvimento pessoal’’ ?

O processo de desenvolvimento pessoal corresponde a uma jornada na qual a pessoa se concentra em corrigir falhas pessoais identificadas como limitantes em sua vida, desenvolver novas habilidades e aprimorar aquelas que já possui.

O objetivo desta evolução pode estar relacionado aos mais diversos fins, como o progresso na vida profissional ou a pura vontade de superar limites e se desenvolver. Independentemente do objetivo, o indivíduo que passa por esse processo torna-se mais apto a vencer desafios.

Como funciona esse processo?

Se o seu desejo é percorrer a jornada de desenvolvimento pessoal, saiba que, para dar início a ela, é preciso, em um primeiro momento, se dedicar ao autoconhecimento. Esse esforço te ajudará a entender em quais aspectos precisa melhorar, quais qualidades deve manter e até mesmo quais habilidades ainda precisa desenvolver. Logo, esse é o estágio certo para uma autoavaliação, que te ajudará a definir focos de melhoria e progresso.

Depois de entender os pontos nos quais deseja se desenvolver, é hora de se planejar. Nessa etapa de planejamento, você precisa se concentrar em definir metas e objetivos - a curto ou longo prazo - concretos que te ajudem a alcançar a evolução nos aspectos que definiu como necessários. Se você entendeu que precisa ampliar o seu conhecimento em línguas estrangeiras, por exemplo, um bom objetivo pode ser se matricular em um curso de inglês ou francês.

Traçados os caminhos pelos quais você atingirá o seu desenvolvimento pessoal, é hora de estabelecer foco e se comprometer a segui-los. Esse é o momento de manter a determinação e a organização. Para isso, você pode recorrer a ferramentas de gestão de tarefas como Trello, Evernote e Google Agenda.

Vale lembrar que você precisará lidar com o sentimento de frustração, já que nem sempre conseguirá - rapidamente - alcançar seus objetivos. O importante, então, é transformar essa sensação em combustível e motivação.

Qual a sua importância para a vida pessoal e profissional?

O desenvolvimento pessoal é importante pois consiste em uma maneira por meio da qual um indivíduo é capaz de sair da sua zona de conforto, desafiando-se a crescer cada dia mais. Essa evolução implica no seu progresso como ser humano, tornando-se cada vez mais preparado para lidar com os desafios e adversidades impostos ao longo da vida.

Além de alcançar um maior nível de maturidade, a pessoa que se submete ao processo de desenvolvimento pessoal também será capaz de, como consequência, alavancar a sua vida profissional. Isso acontece pois, conhecendo melhor as suas limitações e potencialidades, torna-se mais fácil evoluir como profissional.

Colaboradores dispostos a progredirem pessoalmente são capazes de corrigir falhas que prejudicam o seu desempenho e até mesmo adquirir habilidades capazes de contribuir para a sua ocupação.

Vale lembrar, que quando o assunto é desenvolvimento pessoal, não só os colaboradores de uma empresa devem se engajar, mas também os seus líderes e fundadores. Isso acontece pois, para os empreendedores, a evolução no âmbito pessoal pode funcionar como uma forma de motivação para a busca de soluções de crescimento e evolução do seu negócio, incentivando-os a não se prenderem a um estágio de estagnação.

Como você pôde perceber, o desenvolvimento pessoal é fundamental para a evolução de um indivíduo não só como pessoa, mas também como profissional.

Gostou de entender melhor sobre esse processo? Então que tal dar um start na sua evolução? Conheça 9 dicas que te ajudarão a desenvolver competências e habilidades!

Escrito por Redação Afya

    Banner_InfoEnem

    Categorias

    Veja todos