Redação Afya - abr 20, 2022

Como adquirir confiança para o vestibular: confira 5 dicas

Você está estudando para prestar vestibular e tem se sentido muito nervoso e ansioso? Isso pode ser comum entre os estudantes. Mas é possível desenvolver maior confiança para o vestibular e, assim, fazer a prova de maneira mais tranquila e, provavelmente, com melhores resultados.

Ter confiança significa sentir-se seguro de si mesmo e de suas habilidades. De acordo com a organização Mind, confiança não significa ser “extrovertido”. Você pode ser tímido e ainda assim ser confiante. Portanto, confiança é sobre acreditar em si mesmo.

Quem tem um senso saudável de autoconfiança é capaz de se sentir melhor e mais tranquilo para realizar provas. Isso porque a ansiedade por confiar pouco em si mesmo faz com que a pessoa pense demais, fique nervosa e não consiga se concentrar muito bem na hora do vestibular.

Portanto, confira algumas dicas para desenvolver sua confiança para o vestibular:

1.  Não se compare com os outros

Essa é a primeira dica e talvez a mais difícil, mas não impossível. Pode parecer difícil de se controlar por que quem nunca se comparou com o outro? Seja em relação à forma de estudar, tempo para fazer a prova ou com os resultados em provas.

Mas é importante sempre relembrar que cada pessoa tem sua trajetória, seu ritmo de estudos e seus objetivos diferentes. Por isso, não se esqueça de se respeitar e não se comparar. Há sempre alguém que tem mais ou é melhor em algo do que você. Portanto, foque apenas nos seus resultados e não nos dos outros.

Leia também: Veja 5 dicas de como conciliar trabalho e estudo

2.  Valorize suas conquistas

Você é gentil consigo mesmo? Ou se cobra o tempo todo? É muito importante cuidar de si mesmo e focar nos pontos positivos, valorizando suas pequenas conquistas.

Uma dica para isso é todo dia escrever em um caderno alguma pequena conquista do dia, por exemplo, “consegui fazer exercício físico”, “acabei um capítulo do livro” ou “fiz 5 exercícios de matemática”. Dessa forma, você para diariamente para ver um avanço que teve e isso ajudará na sua confiança em si mesmo.

Leia também: Como sobreviver ao cursinho pré-vestibular

3.  Defina metas realistas

A melhor forma de alcançar seus objetivos é definir metas a curto e longo prazo. Dessa forma, você monitora seu progresso e entende como e onde você está para definir metas realistas. Comece definindo metas diárias, depois crie metas semanais e depois as de longo prazo.

Conforme você atingir seus objetivos pequenos, você se sentirá muito melhor consigo mesmo. E isso também irá te lembrar de que grandes mudanças não acontecem da noite para o dia. Portanto, desenvolver confiança para o vestibular é uma jornada com pequenos e grandes passos.

Leia também: Mitos e verdades sobre o vestibular

4.  Pratique exercício físico

Pode parecer que fazer exercício físico não tem relação com sua confiança, mas você está enganado. Além de beneficiar a saúde em geral, o exercício ajuda a controlar o estresse e a melhorar o foco, e faz com que você gaste energia e relaxe.

Segundo a Mayo Clinic, a atividade física estimula várias substâncias químicas cerebrais que podem deixá-lo mais feliz, mais relaxado e menos ansioso. Dessa forma, manter-se ativo ajuda a desenvolver maior confiança para o vestibular.

5.  Prepare-se para o dia da prova

Para aumentar sua confiança no dia da prova do vestibular, é importante se organizar previamente. No dia anterior à prova de vestibular, separe tudo que precisará levar. Verifique no edital quais documentos são aceitos e se há alguma outra exigência.

Além disso, organize-se para chegar cedo. O ideal é planejar chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência no local da prova. Com esse planejamento prévio e a chegada tranquila ao local do vestibular, você se sentirá mais tranquilo e confiante para fazer a prova.

Gostou deste artigo? Leia mais conteúdos sobre vestibular aqui!

Agora que você já tem as dicas para se tornar mais confiante, pode conhecer as Unidades Afya e escolher o melhor curso de graduação para você. O processo seletivo está em andamento em faculdades espalhadas por todas as regiões do país. Clique aqui. 

 

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05