Redação Afya - fev 5, 2021

Cursos de Engenharia: 12 tipos com os quais você pode se identificar

Se você é estudante e está na reta final do ensino médio, provavelmente já se pegou pensando em qual é o curso ideal para você, não é mesmo? Se é um grande fã de ciências exatas, naturalmente a engenharia talvez tenha surgido em seus pensamentos, certo? Então aproveite esse momento de curiosidades e descobertas para aprender mais sobre essa área: acompanhe a leitura e saiba mais sobre ela!

O curso de Engenharia

O curso possui duração média de cinco anos, sendo os dois primeiros compostos por matérias do ciclo básico, comuns a todos os tipos de Engenharia. Para se formar na área, é necessário cursar o ensino superior em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), bem como um estágio supervisionado. Por fim, se você deseja atuar no mercado, é preciso se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do seu estado.

Os tipos de Engenharia

Entre os vários tipos de engenharia existentes, aqui vão informações sobre alguns deles para que você conheça-os melhor. Fique atento(a): um entre eles pode ser o curso perfeito para você!

1- Engenharia Mecânica

Essa área da Engenharia é focada na produção e manutenção de maquinários e peças. Podem ser componentes de indústrias, veículos, sistemas de aquecimento/refrigeração etc. Para atuar na área, é interessante gostar de ciências exatas e ter um raciocínio perspicaz.

2- Engenharia de Produção

Fundamental para o desenvolvimento de uma empresa, o profissional que escolhe essa área opta por estudar e gerir os recursos humanos, financeiros e materiais de uma corporação, visando alcançar o máximo de lucro e produtividade possível.

3- Engenharia Química

Esse tipo de Engenharia tem o objetivo de acompanhar e controlar as transformações físico-químicas dos processos de uma empresa. O profissional da área mantém o foco na extração e na transformação de matérias-primas, como o petróleo. Há sempre uma preocupação em não causar danos ao meio ambiente.

4- Engenharia Metalúrgica

Esse ramo da engenharia é responsável pela transformação do minério em metal e ligas metálicas. Além disso, esse profissional também pode fazer a combinação de metais com outros tipos de materiais (como o plástico) para formar novos compostos. Para atuar no ramo, esse trabalhador precisa ter amplo conhecimento sobre os elementos mencionados.

5- Engenharia Civil

O profissional que escolhe essa área opta por focar na construção de casas, prédios residenciais e industriais, pontes, estradas e outras obras. Para além dessa função, esse trabalhador também é responsável por atribuições como a análise do solo, dos ventos, dos materiais de construção, dos tipos de fundação etc.

6- Engenharia de Alimentos

Essa área é responsável pelas diversas etapas relativas ao cuidado com os alimentos em uma indústria: desde a produção até o armazenamento, distribuição e transporte deles. O profissional do ramo também atua no estudo e aplicação de técnicas e processos para otimizar a produção alimentícia.

7- Engenharia Ambiental

O profissional que trabalha com essa área da engenharia é responsável por encontrar soluções que minimizem os impactos ambientais provocados pelas indústrias e intervenções dos seres humanos. Desse modo, seu maior foco é preservar os recursos naturais. Esse trabalhador também auxilia no solucionamento de problemas urbanos e rurais que envolvam o meio ambiente.

8- Engenharia Florestal

Também focada na preservação ambiental, essa engenharia tem como função avaliar e promover o uso de florestas e ambientes naturais sem o comprometimento dos seus patrimônios. O profissional do ramo pode também ser responsável por analisar a exploração de recursos da natureza, garantindo que os danos a ela sejam mínimos.

9- Engenharia Elétrica

O foco dessa engenharia é a energia: sua produção, distribuição e utilização. Um profissional formado na área possui várias possibilidades de atuação. Exemplos são a execução de projetos relacionados à potência energética e a realização de manutenções em aparelhos elétricos.

10- Engenharia de Minas

Um profissional formado em Engenharia de Minas estuda a extração e utilização de minerais. Uma curiosidade interessante é que no campo de prospecção de jazidas, normalmente é realizado um trabalho em conjunto com geólogos a fim de fazer pesquisas para localizar depósitos minerais.

11- Engenharia de Controle e Automação

Hoje em dia, grande parte das indústrias são quase que inteiramente automatizadas, operando com o auxílio de máquinas. O profissional formado em Engenharia de Controle e Automação é incumbido de projetar esses equipamentos e realizar a manutenção deles, assegurando um funcionamento perfeito. Dessa forma, esse trabalhador é um dos grandes responsáveis por transformar atividades manuais em automáticas.

12- Engenharia Naval

Um engenheiro naval é responsável por estudar, projetar e administrar sistemas de transportes aquáticos, como navios. Esse profissional também pode chefiar equipes que cuidam da manutenção de determinadas peças e equipamentos dos meios de transporte.

Agora que você já sabe mais sobre a Engenharia e conhece 12 cursos pertencentes a essa profissão, que tal conferir os locais onde você pode cursá-los? Conheça as faculdade do grupo Afya que possuem alguns cursos das listas que listamos acima. 

UNIDEP
UNITPAC
UNINOVAFAPI
ITPAC PORTO NACIONAL
UNIPTAN
UNIREDENTOR
SÃO LUCAS - Porto Velho
FESAR

Escrito por Redação Afya

    Banner_InfoEnem