Redação Afya - dez 29, 2021

O que você precisa saber sobre o curso de Fonoaudiologia?

Desde a sua forma mais rudimentar, a começar pelas pinturas rupestres, a comunicação serviu à humanidade como uma ferramenta para criar conexões, transmitir aprendizados e expressar sentimentos. Após os desenhos, surgiu o primeiro alfabeto com os fenícios e, a partir desta inovação, outras formas de linguagem, verbal e escrita, mais complexas foram criadas, como as poesias e as canções.

Atualmente, nós parecemos misturar muito bem todos estes elementos, transmitindo ideias inteiras por meio de um simples meme ou de uma figurinha. Porém, para muitas pessoas o ato de conversar ou de expor ideias de forma ordenada e coesa não é algo tão fácil de ser manejado no dia a dia. Isso porque existem, por exemplo, doenças autoimunes que afetam comunicação a musculatura facial e condições ambientais que podem levar à perda da audição.

Nestes casos, como em vários outros que citaremos adiante, é o trabalho incansável dos fonoaudiólogos que auxiliam pacientes a se comunicarem com o potencial máximo de suas habilidades. Por meio da prescrição de exercícios e cuidados específicos, a reabilitação da fala e da escrita pode ser conquistada ou aperfeiçoada. E isso faz da fonoaudiologia uma das áreas mais importantes da Saúde.

Quer saber mais sobre esse curso? Então, continue lendo até o fim!

Disciplinas do curso de Fonoaudiologia

Na faculdade de Fonoaudiologia você vai aprender sobre as Ciências Biológicas e também sobre as Humanidades. Afinal, este curso é voltado à comunicação e à linguagem humana, estudando principalmente a fala, a voz e a audição.

Entre as principais matérias da grade curricular estão:

Anatomia geral: matéria que te capacitará com profundos conhecimentos a cerca da forma e da estrutura do organismo humano.

Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem: matéria por meio da qual você conhecerá detalhes sobre o desenvolvimento físico-motor da criança; as faculdades cognitivas; e o amadurecimento ao longo da idade adulta.

Políticas públicas de saúde e educação: matéria que abordará as estratégias governamentais que são ou poderiam ser empregadas para melhoria do bem-estar social no que tange à linguagem.

Audiologia: matéria com a qual você aprenderá tudo sobre os problemas que podem afetar a captação, a percepção e/ou a interpretação de sons pelo corpo humano.

Além disso, durante os últimos períodos da sua graduação, você passará por vários estágios supervisionados em clínicas audiológicas, em atenção neonatal e fononcologia, entre outras especialidades. Por fim, a entrega do trabalho de conclusão de curso em fonoaudiologia marcará sua formação completa, a partir da qual você estará apto a ingressar no mercado de trabalho.

Expectativas para um Fonoaudiólogo

É importante que este profissional seja uma pessoa capaz de compreender o ser humano, não apenas no que tange à parte física e orgânica, mas também no que se refere à psique, às relações sociais e às suas linguagens. Portanto, além de gostar bastante de Biologia, o estudante que deseja seguir carreira em fonoaudiologia precisa desenvolver boas habilidades interpessoais; ser observador; e pensar sua profissão articulada ao contexto social em que pretende viver.

Em capitais e regiões metropolitanas, o mercado de trabalho para os fonoaudiólogos é vasto, com especialidades e, consequentemente, locais muito diferentes de atuação. Por exemplo, há opção para se trabalhar em clínicas particulares (de saúde auditiva, odontológica e saúde do trabalhador) ou em hospitais e maternidades (UTI de adultos; UTI pediátrica; UTI neonatal e berçários).

Vale lembrar que, pessoas que utilizam a voz como um de seus instrumentos de trabalho, como professores, cantores e jornalistas também costumam procurar por fonoaudiólogos para que possam melhorar sua dicção e manterem uma boa qualidade vocal. Nesse sentido, as áreas de atuação para esses profissionais são muitas e continua em constante evolução, permitindo que seja possível trabalhar com aquilo que mais se identifica.

VEJA TAMBÉM 

Conheça quais carreiras são possíveis na área de saúde

Por que cursar o Ensino Superior

Seja um profissional de Fonoaudiologia reconhecido

Em quase todas as profissões que envolvem contato e trocas humanas, muito do reconhecimento profissional vem de coisas que não se aprende dentro da faculdade com o nariz enfiado em livros. Empatia, humanização do atendimento e paciência são qualidades que você aprenderá ao longo da vida, por meio das mais diversas experiências.

Todavia, contar com a expertise de grandes profissionais a seguir durante a sua formação também é algo que você precisa ter em mente, uma vez que a concorrência está cada vez maior no mercado de trabalho. Na prática, um centro universitário que ofereça uma matriz curricular completa, incentivo à pesquisa e projetos para um aprendizado integrado será sempre a melhor escolha.

Afinal, estar imerso em um ambiente que valoriza atividades participativas e dinâmicas, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) desde o primeiro semestre é o diferencial que te colocará a frente dos outros profissionais. Portanto, não perca mais tempo.

Faça a sua inscrição para o vestibular do UniREDENTOR e dê o primeiro passo ruma à uma carreira de sucesso já em 2022.

Escrito por Redação Afya

    Assine e mantenha-se informado!

    Receba mensalmente os assuntos mais acessados no nosso Blog.

    banners-05