Pedro Ramos - set 18, 2019

Educação Física: Bacharelado ou Licenciatura?

Em um determinado momento do  curso de Educação Física, você se encontrará com a incógnita: continuar na Licenciatura ou no Bacharelado?

As duas orientações se diferenciam no fato que têm disciplinas específicas e o mercado  de trabalho posterior é, de igual modo, distinto também.

É importante conhecer o que vai ser estudado e, principalmente, como será a formação do seu futuro profissional, se você se sente mais à vontade lecionando em uma sala de aula, ou se será gestor do próprio negócio. 

Primeiro, você estudará as disciplinas básicas do curso de Educação Física e, sem seguida, dependendo do seu perfil e escolha, as disciplinas específicas de cada um dos segmentos, ou seja, Licenciatura ou Bacharelado.

Conheça algumas das disciplinas comuns do curso:

licenciatura ou bacharelado em educação física

 

Curso de Educação Física

  • Anatomia humana;
  • Recreação e lazer;
  • Fisiologia do exercício;
  • Primeiros socorros;
  • Fisiologia Humana.

Essas são algumas das disciplinas que você encontrará em qualquer curso de Ed. Física, as quais são focadas, principalmente, em entender a fisionomia do corpo humano e as atividades físicas, e também alguns esportes como futebol, vôlei, handebol ou basquete.

O estudante também deverá estudar algumas matérias optativas. Atualmente há cada vez mais espaço para  as matérias relacionadas com o esporte e a acessibilidade. Mas também pode realizar aulas sobre esportes específicos, como tênis rugby, escalada, etc.

Bacharelado em Educação Física

O Bacharelado em Educação Física, além do que mencionamos, caracteriza-se pela  orientação focada no estudo da relação entre cliente/aluno. 

Algumas das disciplinas que abordam o tema são: Metodologia do Treinamento Esportivo, Marketing esportivo, Musculação. Há outras relacionadas com Administração, pois muitos profissionais acabam optando por abrir seu próprio negócio, como uma academia.

Já as opções de atuação são bastantes amplas, pois o profissional pode trabalhar nas já mencionadas academias, estúdios, preparação física, clubes, como personal trainer de algum profissional ou de um esporte individual, como tênis ou box.

O tratamento e a prevenção de lesões é cada vez mais importante para esportistas de alto rendimento e, por isso, os profissionais da Ed. Física são muito procurados. Outro campo de atuação em crescimento é o da ginástica laboral em empresas.

Licenciatura em Educação Física

Na Licenciatura em Educação Física, o campo de atuação é mais reduzido, mas não por isso limitado.

O profissional terá disciplinas pedagógicas no seu currículo, pois será professor de estudantes do ensino básico e ensino médio, seja em escolas públicas ou particulares.

A compreensão de como seus futuros alunos pensam, o conhecimento sobre as melhores metodologias pedagógicas e a legislação educativa, são algumas pautas que o profissional deverá aprender para o exercício da função.

As opções do profissional de Educação Física são muitas, desde trabalhar em empresas, escolas, hospitais, com treinamento físico, dar aulas, etc. Como pode ver, a gama de segmentos em que o profissional dessa área poderá se inserir no mercado é imensa. 

Se interessou por alguma das modalidades? Faça sua inscrição hoje na UNIDEP (PR),  UNIPTAN (MG), UNITPAC (TO), ou Uninovafapi (PI)!

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos

    Banner_InfoEnem