Pedro Ramos - ago 30, 2019

Conheça truques de organização e memorização para o estudo

A organização é fundamental para que se possa estudar e ir bem nas provas da faculdade, mas nem todos sabem como usar  truques de estudos em seu dia a dia.

Além da organização, em muitas disciplinas, principalmente naquelas que são mais teóricas, é necessário ter uma boa memorização para estudos, e assim, não esquecer nada durante a prova. Conheça os principais truques de organização e memorização para o estudo!

Utilize uma agenda

Ter uma rotina ou  agenda facilitará sua vida, pois você poderá se organizar melhor e saber exatamente o que deverá estudar no dia a dia, evitando também esquecer a data de provas e de trabalhos. Você pode ser mais tradicional e comprar uma agenda numa livraria, a fim de nela escrever todas as suas atividades diárias. Mas uma opção mais econômica e até mais prática é utilizar a Agenda do Google, que é gratuita, bem como envia diretamente no seu celular alertas sobre a próxima atividade a ser realizada.

truques-organização-e-memorização-afya (2)

Anote tudo o que considerar importante

Uma ferramenta o boa para anotar tudo o que você precisa lembrar e fazer é o Evernote, que é um app gratuito para web e celular, e que  pode ser acessado a qualquer momento.

Por exemplo, você se lembra de que tem que comprar algum material quando está no ônibus, ou fazer alguma coisa importante assim que chegar em casa. Aí é só você anotar tudo no app antes - ou até em um caderno se for mais simples -, e poderá  revisar todas as pendências anotadas lá. 

Contextualizar todas as informações novas

Cada vez que você aprende algo novo, um truque para conseguir reter e memorizar é encontrar  um contexto para essa nova informação.

Se, por exemplo, você está estudando anatomia do corpo humano, pensar cada músculo e órgão olhando para seu próprio corpo, pode ficar mais simples.

Já se você precisa memorizar certa quantidade de matérias, pode utilizar a sua memória visual e vincular cada dedo da sua mão com a lista de objetos ou coisas a ser memorizadas. 

Isso se chama memória visual. Parece simples - e é -, mas é igualmente eficaz.

Repetição Constante 

Uma dica muito prática é que você comece a repetir em voz alta cada conteúdo a ser lembrado, por exemplo, nomes de pessoas, datas, ou listas de coisas.

Você estará treinando a sua mente para que siga um pensamento linear e possa recordar tudo que você está repetindo.

Aplique a técnica Pomodoro

Umas das técnicas mais populares é o Pomodoro, na qual você estuda de forma intensa durante 25 minutos, faz um descanso de 5 minutos e logo retorna por mais 25 minutos.

Essa técnica é bem prática para aquelas pessoas que costumam procrastinar muito no pouco tempo livre que possuem, aproveitando ao máximo o esforço, sem chegar a um cansaço extremo, graças às pausas.

Conclusão

Existem inúmeras técnicas que você pode aplicar para manter uma boa organização nos seus estudos e memorizar aquelas informações cruciais na disciplina.

É importante saber se organizar aos poucos, pois é comum ter problemas de organização, principalmente nos primeiros anos de faculdade.

Pensando nos estudantes que precisam de apoio, foi pensado o e-book Roteiro de organização de estudos: a chave para aprovação. Baixe agora!

Nova call to action

 

Escrito por Pedro Ramos