Pedro Ramos - jun 27, 2019

Conheça quais carreiras são possíveis na área de saúde

Escolher uma graduação nem sempre é uma tarefa fácil. Entretanto, se você já escolheu em qual área gostaria de atuar, já percorreu metade do caminho. A área da saúde é uma das mais consolidadas e, também, uma das mais prósperas. Se você procura por estabilidade, ganhos fixos e benefícios, direitos trabalhistas exclusivos e um ambiente desafiador, então pode ter certeza que este é o seu mercado!

Os profissionais da saúde são agentes sociais que promovem mudanças positivas em uma comunidade, afinal, contribuem para o bem estar físico e mental das pessoas. Médicos, cirurgiões-dentistas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e demais profissionais da saúde seguem uma vocação, ou seja, um desejo genuíno de contribuir para um mundo melhor.

Se você pretende seguir carreira na área da saúde, mas ainda está na dúvida quanto à profissão, não se preocupe! Vamos contar um pouquinho sobre algumas das carreiras mais promissoras na saúde e, quem sabe, lhe ajudar a tirar a dúvida.

área da saúde afya

Curso de Medicina

Essa graduação é presencial e regulamentada pelo MEC. Com duração mínima de 6 anos, você irá adquirir, ao longo da formação, conhecimentos práticos e teóricos. Aliás, no curso de Medicina, as atividades práticas iniciam desde o primeiro ano. Para exercer a profissão você terá que se inscrever em um dos Conselhos Regionais de Medicina após a formação. Depois, se você quiser se especializar, terá de cursar uma residência médica ou curso de especialização e realizar a inscrição ou prova na sociedade da especialidade desejada.

Curso de Psicologia

Se você pensa que um psicólogo trabalha apenas numa clínica, está enganado! Este profissional pode trabalhar em diferentes setores, como escolas, centros de pesquisa, instituições públicas e privadas, na área esportiva etc. Nos Cursos de Psicologia do UNIPTAN (São João Del Rei), UNITPAC (Araguaína), FASA (Montes Claros) e FADEP (Pato Branco), por exemplo, você irá adquirir competências técnico-científicas e desenvolverá habilidades para atuação em diferentes contextos que demandam análise, avaliação, intervenção em processos psicológicos e psicossociais na promoção do bem estar em saúde mental por meio de uma visão ampla sobre práticas em Psicologia enquanto ciência e profissão na realidade contemporânea.

Curso de Odontologia

Assim como as demais faculdades aqui mencionadas, a ITPAC, UNINOVAFAPI, Fadep, UNIPTAN e o UNITPAC também oferecem cursos na área da saúde, entre eles o curso de Odontologia. Os Odontólogos ou cirurgiões-dentistas contribuem para a saúde das pessoas tratando e prevenindo males que podem acometer a boca. Lembrando que várias doenças como infecções no coração e Alzheimer (descoberta feita recentemente) podem ter origem pelas bactérias bucais! Além disso, também realizam procedimentos estéticos, como a harmonização orofacial e tratamentos com laser, que favorecem a autoestima dos pacientes. Esse curso é incrível, te oferece a possibilidade de ter seu próprio negócio e oferece uma série de especializações. Portanto, você poderá atuar em diversas frentes e terá desafios interessantes na sua rotina.

Curso de Farmácia

No UNITPAC e na FASA Montes Claros encontramos graduações em Farmácia, ramo da saúde que possui mais de 70 áreas de atuação e que trabalha, principalmente, com a produção e manipulação de medicamentos, bem como na dispensação desses produtos em farmácias, drogarias e hospitais, promovendo o uso adequado de medicamentos, tanto no setor público quanto no privado. O farmacêutico pode atuar também na área de  cosméticos, estética, alimentos industrializados, produtos químicos, saúde pública, vigilância sanitárias, dentre outras. e perícia criminal.

Além do mais, poderá realizar exames em laboratório de análises clínicas e pesquisas em laboratórios científicos.

Curso de Nutrição

Outra área muito interessante é a Nutrição, onde estudamos a relação das pessoas com os alimentos. O papel de um nutricionista é garantir que as pessoas conheçam quais os melhores alimentos para seu organismo, a melhor forma de prepará-los para que o organismo tenha o melhor aproveitamento, seja para pessoas saudáveis ou com doenças relacionadas à alimentação. Além disso, indica qual é a melhor forma de apresentar os alimentos para que além da saudabilidade se tenha muito prazer em comer.

Segundo o Conselho Federal de Nutrição, os nutricionistas podem atuar nas seguintes áreas: Nutrição em Alimentação Coletiva (todos os tipos de restaurantes e similares), Nutrição Clínica (hospitais, clínicas, consultórios, personal diet), Nutrição em Esportes (academias, clínicas, equipes esportivas, atletas de rendimento), Nutrição em Saúde Coletiva (alimentação nas escolas e creches, programas de saúde à comunidade), Indústria e no Comércio de Alimentos (empresas e indústrias que trabalham com alimentos), além da Nutrição no Ensino (graduação, docência, pesquisa).

A graduação dura 4 anos e alia conhecimentos teóricos e práticos, e ainda conta com estágios nas áreas de atuação para que se formem profissionais críticos e preparados para todos os desafios no mercado de trabalho! Conheça o curso de Nutrição do UNINOVAFAPI ou do UNIPTAN e descubra todas as possibilidades dessa carreira em saúde!

Curso de Biomedicina

Outra área muito interessante e desafiadora é a Biomedicina, que combina os saberes da Biologia Humana com a Medicina. Os biomédicos atuam, principalmente, em laboratórios, coletando amostras e realizando exames para, com isso, auxiliar no diagnóstico e prevenção de doenças.

O Biomédico é um profissional versátil, podendo atuar em diferentes áreas tais como: Reprodução Humana Assistida, Circulação Extracorpórea, Estética, Citopatologia, Imagenologia, Saúde Pública e Análises Ambientais. 

No UNINOVAFAPI você desenvolverá competências práticas e teóricas e, no último período do curso, realizará estágios no Centro Integrado de Saúde, um espaço de atendimento médico localizado dentro da própria instituição que conta com a Clínica Biomédica, um laboratório escola de atendimento à comunidade, que proporciona vivências práticas aproximando assim o aluno ao mercado de trabalho. Todas as atividades são orientadas por professores, mestres e doutores na área da saúde. O aluno após formado estará apto a atuar nas Análises Clínicas.  

Curso de Fisioterapia

A Fisioterapia é outra carreira na área da saúde bastante promissora. No mercado de trabalho, os fisioterapeutas são responsáveis por estudar, diagnosticar, prevenir e recuperar pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.

Entre as principais frentes de atuação de um fisioterapeuta temos: saúde preventiva, saúde laboral, fisioterapia desportiva, fisioterapia neurológica, fisioterapia cardiorrespiratória, ortopedia, traumatologia e indústria de equipamentos.

Para atuar como fisioterapeuta você precisa cursar uma graduação reconhecida pelo MEC e se registrar no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito). Os cursos de fisioterapia do UNIPTAN, da FASA Montes Claros, do UNINOVAFAPI e da FADEP são reconhecidos pelo MEC. Neles você será preparado para ter  uma visão global e ética das funções de um fisioterapeuta a partir de aulas práticas e teóricas. Faça sua inscrição!

Curso de Enfermagem

Construir uma carreira como enfermeiro pode ser extremamente gratificante. Seu papel é gerenciar a equipe de enfermagem, assim como acompanhar todo o processo de cuidar dos indivíduos e/ou comunidades. Enfermeiros são gestores e hoje os maiores responsáveis pela coordenação de programas de saúde do governo, unidades de cuidado e muitas áreas novas com empreendedorismo em consultórios particulares de atendimento à população no tratamento, prevenção de doenças e promoção de saúde.

Os enfermeiros atuam em hospitais, clínicas, casas de repouso, residências, empresas, escolas, auditorias, entre outros. Suas principais funções são recuperar a saúde de pacientes, e proteger e promover a saúde na comunidade a partir de ações sociais e/ou educativas.

O curso de enfermagem dura 5 anos e oferece todas as habilidades necessárias para que o trabalho seja executado de maneira técnica e, ao mesmo tempo, humana. Nas disciplinas você desenvolverá competências técnico-científicas, políticas, sociais, educativas, administrativas, investigativas e éticas. O UNITPAC, a FADEP, o ITPAC Porto, o UNINOVAFAPI e a FASA Montes Claros oferecem excelentes cursos de enfermagem. Entre em contato e peça mais informações.

O que achou dessas opções de curso? Visite os sites das instituições mencionadas para conhecê-las mais a fundo.  Se você quer contribuir para a qualidade de vida das pessoas, seguir uma carreira na área da saúde é o caminho certo!

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos