Pedro Ramos - ago 12, 2019

Conheça os melhores profissionais arquitetos

A história da humanidade tornou alguns profissionais, que eram referência em arquitetura, como grandes artistas pelo impacto das obras que construíram, que serviram como fonte de inspiração para a sociedade e influenciaram grandes movimentos.Sem dúvidas que o Brasil tem um dos grandes referenciais  a nível mundial nessa arte, que é o Oscar Niemeyer, ganhador do Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da Arquitetura. Ele é responsável por muitos dos mais importantes edifícios no Brasil e a maioria dos que foram construídos em Brasília quando da fundação da nova capital.

O trabalho dos arquitetos de hoje é inovar, mesmo havendo boas referências nacionais  e internacionais que atuam para se destacar no mercado, construir edifícios mais altos, belos ou diferentes, ou que transmitam o que os povos sentem e desejam.

Conheça alguns dos profissionais da arquitetura mais destacados!

Cesar Pelli

O arquiteto argentino é um dos mais famosos no mundo e, em 1991, o Instituto Americano de Arquitetos (AIA) listou-o como um dos dez mais influentes arquitetos americanos vivos.

Ele foi responsável pela construção das Torres Petronas, um dos maiores arranha-céus do mundo, que se encontra na Malásia.torres-melhores-arquitetos-afya

Lúcio Costa

Além da arquitetura, Lúcio Costa também atuava como urbanista e, por isso, este profissional, nascido na França, mas brasileiro por “adoção”, foi responsável pelo projeto do Plano Piloto de Brasília, tombado pela UNESCO, em  meados do século passado.

Ele é considerado um dos pioneiros da arquitetura modernista no Brasil.

Lina Bo Bardi

Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, é um arquiteta ítalo-brasileira, que nasceu em Roma, mas também adotou o Brasil como pátria.

É reconhecida por ter projetado o Museu de Arte de São Paulo. Ela morou no Rio de Janeiro após fugir da Europa em virtude da  Segunda Guerra Mundial, falecendo em 1992.

Andrade Morettin Arquitetos

Este não é um arquiteto só, mas sim um escritório, comandado por Vinícius Andrade e Marcelo Morettin, que foi reconhecido em novembro de 2018 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil com o Prêmio Roberto Aflalo, pela construção da sede do Instituto Moreira Salles (IMS) em São Paulo.

Foram reconhecidos pela forma que inovaram, bem como pela bela vista que o edifício tem da charmosa Avenida Paulista.

Georgia Louse Harris

Se é para se inspirar, essa arquiteta nascida nos Estados Unidos e radicada no Brasil, com certeza ocupa um lugar de destaque. Ela foi a segunda mulher afro americana a obter um título em arquitetura da Universidade do Kansas, sendo uma das responsáveis pelo projeto do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. 

Depois de sofrer vários casos de racismos e preconceito por ser mulher, fundou seu próprio escritório no Brasil em 1954. Faleceu em 1999 ao retornar aos EUA.

Paulo Mendes da Rocha

Para encerrar a lista temos Paulo Mendes da Rocha, o último brasileiro a  ganhar o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial.

Ele é bastante polêmico com suas obras, mas foi reconhecido por algumas como o Museu Brasileiro de Escultura ou a Praça do Patriarca, ambos localizadas em São Paulo.

Agora que você já conhece alguns dos mais destacados profissionais da arquitetura brasileira e mundial, que tal saber  como é o Curso de Arquitetura e Urbanismo?

Pensando na graduação em Arquitetura e Urbanismo? Conheça o curso das Faculdades FASAVIC (BA), FASAMOC (MG) e UNINOVAFAPI (PI)

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos