Pedro Ramos - jun 18, 2019

Conheça as principais carreiras na área de Engenharia Civil

Costumamos pensar que os profissionais graduados no curso de Engenharia Civil, nesse caso, os engenheiros civis, trabalham exclusivamente com o acompanhamento de obras. Contudo, o mercado de trabalho para esse setor é, na verdade, bastante amplo e permite que o engenheiro civil atue em diferentes setores industriais e comerciais.

Quem decide se profissionalizar nesse ramo precisa ter facilidade em lidar com números, ser organizado, meticuloso, seguir as tendências do setor e ficar atento às novas tecnologias criadas. Além disso, a faculdade escolhida deve ser bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação), como a FASAMOC de Monte Claros, em Minas Gerais.

Quer conhecer quais são as opções de carreira disponíveis para quando você se formar em Engenharia Civil? Então, continue lendo este post e veja as sugestões que preparamos!

O engenheiro pode encontrar oportunidades em instituições públicas e privadas, seguir uma carreira acadêmica em uma universidade como o UNINOVAFAPI de Teresina, no Piauí, ou mesmo montar seu próprio negócio e atuar como autônomo. Sua média salarial varia de acordo com o tempo de experiência, sendo que um recém graduado, contratado por uma empresa de pequeno porte, chega a receber mais de  6 mil reais mensais.

engenharia civil afya 2

Edificações

Área clássica da Engenharia Civil que inclui todo o processo de construções unifamiliares, plurifamiliares ou industriais, desde a concepção do projeto, viabilidade econômica, escolha dos materiais até o acabamento da obra.

Estradas e transportes

O engenheiro civil pode ter habilitação para o planejamento e sistema de transportes, construção, manutenção, pavimentação, gestão rodoferroviária, portos, aeroportos e logística para otimização e melhoria do tráfego.

Cálculo estrutural

Ao escolher essa área, o egresso do curso de engenharia civil em uma faculdade conceituada — a exemplo do UNIPTAN, em São João Del-Rei, em Minas Gerais — atuará em escritório com uma equipe, além de intervenções no campo. Sua função consiste em fazer cálculos para verificar a resistência de materiais, como utilizá-los da melhor maneira e descobrir formas alternativas de construção. O foco é buscar sempre a segurança, harmonia e eficiência.

Abastecimento de água e saneamento

Sistemas de abastecimento de água e de esgotos sanitários são mais uma área de responsabilidade do profissional da Engenharia Civil. Além do gerenciamento do lixo urbano e seus sistemas de tratamento, uso de água para saúde pública, controle e gestão e licenciamento ambiental.

Pontes e grandes estruturas

O engenheiro civil com sua capacidade de estudar materiais inovadores e tecnológicos está projetando e construindo estruturas cada vez mais leves e capazes de vencer maiores vãos.

Rios, canais e drenagem

O engenheiro civil tem a capacidade de aplicação de métodos e conhecimentos sobre os processos hidrológicos e hidráulicos usados como base para o planejamento de estruturas para o fornecimento de água, prevenção de enchentes, criação de redes de irrigação e geração de energia. Ele tem habilitação para executar, gerenciar e desenvolver obras de canais, reservatórios, barragens, drenagens, obras costeiras ou sistemas de irrigação.

Geotecnia (especialização)

Trata-se de uma área da Engenharia Civil que abrange os estudos de como o solo suporta as obras, escavações e outras intervenções. A função do engenheiro aqui é garantir a segurança da construção, sobretudo em projetos de médio e grande porte, ao analisar as condições do terreno para suportar as cargas de uma obra.

Segurança do trabalho (especialização)

O profissional responsável pela segurança do trabalho deve garantir a integridade de todos envolvidos no projeto, conforme preconiza a legislação.

Agora que você já sabe quais são as possibilidades de carreira para um engenheiro civil, acesse o nosso site e confira o que podemos fazer pela sua formação!

Conheça a AFYA

Escrito por Pedro Ramos